Fórmula 1

Vettel larga em último, fica em 3º e segue na liderança

Alemão é 3º em uma das provas mais emocionantes do ano, Alonso chega em 2º.

Globoesporte.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h15

A promessa era de muita emoção para o GP de Abu Dhabi, mesmo em um circuito estreito e difícil de ultrapassar como Yas Marina. Desclassificado do treino de sábado, o líder do campeonato Sebastian Vettel (RBR) largava dos boxes, no fim do pelotão, enquanto seu rival na briga pelo título, Fernando Alonso (Ferrari), partia em sexto. E a corrida fez jus à grande expectativa criada. Aconteceu de tudo neste domingo. Acidentes na largada, decolagem espetacular, duas entradas de safety car, abandono de Lewis Hamilton quando liderava e triunfo inédito de Kimi Raikkonen e Lotus desde os retornos de piloto e escuderia à Fórmula 1. Mas na única etapa do ano que começa com luz natural e termina com artificial, os holofotes estavam voltados mesmo para o disputa do campeonato. Inspirado, Vettel fez uma linda corrida de recuperação e saiu de último para conseguir um improvável lugar no pódio, em terceiro, após ultrapassar Jenson Button no apagar das luzes. Uma atuação para espantar de vez as insinuações de que seria apenas um “carrinho” veloz na Fórmula 1. O vice-líder Alonso mostrou a raça costumeira. Com uma Ferrari limitada, batalhou durante toda a corrida e chegou em segundo, diminuindo a diferença para o alemão da RBR na classificação de 13 para dez pontos. Um pódio com três campeões mundiais, digno de uma prova que entra para a história da categoria máxima do automobilismo mundial.

Dia movimentado também para os brasileiros, que terminaram na zona de pontuação. Felipe Massa chegou em sexto com sua Ferrari, mas teve a corrida prejudicada ao rodar pouco depois de levar um toque de Mark Webber, da RBR. Já para Bruno Senna, a prova foi ainda mais agitada. Foi acertado por Nico Hulkenberg na largada e caiu para último. Assim como Vettel, precisou escalar o pelotão e conseguiu um belo oitavo lugar.

A vez do 'Homem de Gelo'

A primeira vitória de Raikkonen desde seu retorno à F-1 após dois anos no mundial de rali fez o “Homem de Gelo” quebrar o frigidez. O finlandês celebrou no pódio com muito champanhe, mas manteve um sorriso discreto para não perder o costume nem a fama de "tô nem aí". O resultado vem na mesma semana de sua renovação com a Lotus para 2013 e consagra a regularidade de um piloto que pontuou em 17 dos 18 GPs. Ele havia batido na trave diversas vezes durante a temporada e dizia que não se sentiria 100% feliz enquanto não subisse no topo do pódio. Foi seu 19º triunfo na carreira. O último havia sido no GP da Bélgica de 2009. A prova marcou também a 80ª vitória da marca Lotus na categoria, encerrando um jejum de 25 anos desde o feito de Ayrton Senna no GP dos EUA de 1987.

Kimi herdou a primeira posição de Hamilton. O britânico, que seguirá para a Mercedes no ano que vem, largou na pole e rumava para uma sólida e tranquila vitória. Mas viu o sonho de triunfar em sua antepenúltima prova na McLaren ir embora ao abandonar a prova na 21ª volta, com problemas de pressão de combustível.

Com a terceira colocação, Vettel alcança os 255 pontos, enquanto Alonso chega aos 245. Restam dois rounds na luta para ver quem será consagrado tricampeão mundial: o GP dos Estados Unidos, no dia 18 de novembro, e o GP do Brasil, que fecha a temporada uma semana depois.

Nada decidido também no Mundial de Construtores. A perspectiva era que a RBR encerrasse a disputa entre as equipes neste domingo. Mas a 14 voltas do fim, Mark Webber abandonou a prova após se envolver um acidente com Sergio Pérez (Sauber), Romain Grosjean (Lotus) e Paul di Resta (Force India), adiando a decisão. O time austríaco tem 422 pontos, 82 a mais que a Ferrari e a tendência é que assegure o título na próxima etapa.

Confira o resultado final do GP de Abu Dhabi:

1 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - 1h45m58s667

2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 0s852

3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 4s163

4 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 7s787

5 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - a 13s007

6 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 20s076

7 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 22s896

8 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - a 23s542

9 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 24s160

10 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 27s400

11 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 28s000

12 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - a 34s900

13 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 47s700

14 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 56s400

15 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 56s700

16 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a 1m04s500

17 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - a 1m11s500

Não completaram:

Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - na volta 42

Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - na volta 38

Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - na volta 38

Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - na volta 20

Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - na volta 8

Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - na volta 8

Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - na volta 1

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.