Considerada a principal modalidade do automobilismo mundial, a Fórmula 1 se consolidou como o objetivo máximo dos grandes pilotos, resultando em disputas emocionantes, rivalidades intensas e momentos inesquecíveis.
Nessa linha, as grandes vitórias impactam as análises de plataformas como a Superbet, que realizam a cobertura de cada etapa do Campeonato Mundial. Pratique o jogo seguro.
Com tanta competitividade, muitos pilotos marcaram seus nomes na história por meio das vitórias, tornando-se verdadeiras lendas da modalidade e influenciando gerações.
Os maiores vencedores de corridas na Fórmula 1
Competindo na Fórmula 1 desde 2007, Lewis Hamilton é o maior vencedor de Grandes Prêmios da história, com 103 triunfos — 21 pela McLaren e 82 pela Mercedes.
Em segundo lugar está a lenda Michael Schumacher, com 91 vitórias. Max Verstappen fecha o Top 3 com 64 triunfos e, em plena ascensão, promete disputar as primeiras posições, inclusive o topo.
Confira o Top 10 dos pilotos mais vitoriosos da história:
Lewis Hamilton – 103 vitórias;
Michael Schumacher – 91 vitórias;
Max Verstappen – 64 vitórias;
Sebastian Vettel – 53 vitórias;
Alain Prost – 51 vitórias;
Ayrton Senna – 41 vitórias;
Fernando Alonso – 32 vitórias;
Nigel Mansell – 31 vitórias;
Jackie Stewart – 27 vitórias;
Jim Clark – 25 vitórias
Lista de campeões da Fórmula 1
A liderança entre os maiores campeões da história é dividida entre Michael Schumacher e Lewis Hamilton, ambos com sete títulos mundiais. Já Max Verstappen, mesmo com três títulos a menos, desponta como forte candidato a alcançar essa marca. Com apenas 27 anos e sendo o atual tetracampeão, ele ainda tem uma longa carreira pela frente.
Confira os maiores campeões da Fórmula 1:
Michael Schumacher e Lewis Hamilton: 7 títulos
Juan Manuel Fangio: 5 títulos
Alain Prost, Max Verstappen e Sebastian Vettel: 4 títulos
Jack Brabham, Jackie Stewart, Niki Lauda, Ayrton Senna, Nelson Piquet: 3 títulos
Ayrton Senna x Alain Prost: uma das maiores rivalidades da história
A trajetória da Fórmula 1 é marcada por confrontos intensos e inesquecíveis, e nenhum deles foi tão emblemático quanto a rivalidade entre o brasileiro Ayrton Senna e o francês Alain Prost, considerada por muitos como a maior da categoria.
Ambos tinham estilos distintos e personalidades marcantes. Senna era agressivo, talentoso e emocional. Prost se destacava pela frieza, consistência e estratégia.
Em 1989 e 1990, a rivalidade atingiu seu ápice com dois lances históricos. No GP de Suzuka, em 1989, Senna colidiu com Prost na primeira curva e foi desclassificado, o que garantiu o título ao francês.
No ano seguinte, novamente no Japão, Senna liderava o campeonato. Ele forçou a disputa na primeira curva e, após um novo acidente entre os dois, ambos abandonaram a prova — desta vez, o título ficou com o brasileiro.
Essa rivalidade moldou uma era da Fórmula 1 e permanece como uma das mais marcantes da história do esporte.
Saiba Mais
- Gabriel Bortoleto pontua no GP da Áustria e quebra longo jejum do Brasil na Fórmula 1
- Gabriel Bortoleto larga em 8º no GP da Áustria, melhor grid da carreira
- Piastri vence GP da Arábia Saudita e assume ponta da tabela na F1
- Verstappen crava pole na Arábia Saudita e bate recorde da pista
- Oscar Piastri assume vice-liderança no Mundial de Fórmula 1 com vitória no Bahrein
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.