Fórmula 1

Button, em volta espetacular no fim, crava quarta pole do ano em Mônaco

Atualizada em 27/03/2022 às 13h17

SÃO PAULO - Mais uma vez, Jenson Button tirou o coelho da cartola no último instante possível. E, mais uma vez, o inglês conseguiu a pole-position. O líder do campeonato superou Kimi Raikkonen no treino classificatório para o GP de Mônaco nos segundos finais da sessão deste sábado (22) e larga na posição de honra pela quarta vez na temporada. O aniversariante Rubens Barrichello começa em terceiro, ao lado de Sebastian Vettel, e Felipe Massa ficou com o quinto posto. Nelsinho Piquet inicia a prova em Monte Carlo em 12º.

O treino oficial foi recheado de surpresas. Logo no Q1, cinco pilotos acostumados à parte de cima do grid foram eliminados e terão de largar na rabeira. E grande parte da culpa é de Lewis Hamilton: com 12 minutos de treino, enquanto tinha o sétimo tempo, o atual campeão perdeu o controle da sua McLaren na curva Mirabeau e acertou em cheio o guard-rail com a roda traseira esquerda. O resultado foi uma suspensão quebrada, bandeira vermelha e a paralisação da sessão por cerca de cinco minutos.

Quando a pista foi liberada, os pilotos seguiram na busca de um lugar ao Q2. E alguns não fizeram bem o seu trabalho: Timo Glock rodou na segunda perna da chicane da Piscina — mesmo lugar em que Massa tocara com o bico logo no começo do treino — e não conseguiu marcar uma volta competitiva. O alemão, por isso, ficou na lanterna da classificação e fecha o grid em último.

Mas a Toyota ainda teria mais a lamentar: Jarno Trulli também teve um péssimo desempenho e ficou apenas em 19º, com os dois carros nipônicos dividindo a última fila. Um alento para a BMW Sauber, que também fez uma apresentação lamentável. Nick Heidfeld marcou apenas o 17º tempo, enquanto Robert Kubica não passou do 18º. Os bávaros, assim, dividem a penúltima linha. O outro eliminado no Q1 foi justamente Hamilton que, mesmo fora do treino na parte final, ainda ficou com o 16º posto.

Isso significava que, pela primeira vez, as duas Force India passaram à segunda parte da sessão. Festa de Vijay Mallya, e justificada. As duas Toro Rosso também seguiram adiante, na festa dos times pequenos.

Depois, entretanto, não houve encanto. O Q2 não teve surpresas entre os eliminados — Sébastien Buemi, Piquet, Giancarlo Fisichella, Sébastien Bourdais e Adrian Sutil —, mas viu um velho nome com o melhor tempo do final de semana: Kimi Raikkonen. O finlandês mostrou que era um dos candidatos à pole e conseguiu sua melhor volta em 1min14s514, liderando com folga a tabela da segunda parte.

Porém, não teve jeito na superpole: Raikkonen voltou a ser rápido, andando novamente abaixo de 1min15s, mas Button foi mais. O inglês superou o nórdico da Ferrari por 0s025 — 1min14s902 contra 1min14s927 — já após o fim do treino classificatório e garantiu sua quarta pole. A Kimi, restou se contentar com o lugar na primeira fila, à frente de Rubens Barrichello, que comemora hoje 37 anos, e Sebastian Vettel. Felipe Massa buscou o quinto tempo e divide a terceira fila com Nico Rosberg, enquanto Heikki Kovalainen, Mark Webber, Fernando Alonso e Kazuki Nakajima completaram o top-10.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.