Copa 2014

Campeões mundiais, jogadores alemães ironizam argentinos

Jogadores entoaram cântico considerado uma manifestação ofensiva e racista.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52
 Alemães
Alemães "imitam" argentinos em comemoração. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS – A Alemanha foi, sem dúvida, a seleção mais simpática durante a Copa do Mundo no Brasil. Cantaram com torcedores brasileiros, dançaram com índios e declararam amor ao país. Mas bastou conquistar o tetracampeonato mundial para que os atletas alemães se envolvessem em uma polêmica. Em Berlim, quando eram recepcionados pelos torcedores do país, alguns campeões mundiais fizeram uma brincadeira, no mínimo de mau gosto, ironizando os argentinos, vice-campeões da Copa do Mundo.

Mario Gotze, Miroslav Klose, Toni Kroos, André Schurrle, Shkodran Mustafi e Roman Weidenfeller entoaram um cântico da torcida em que cita o adversário dos germânicos. Chamados de “gaúchos” lá na Alemanha, a forma de andar dos argentinos foi encenada pelos jogadores alemães. Na coreografia, os “gaúchos” andavam encurvados e de cabeça baixa.

“Assim caminham os gaúchos (referência a argentinos), os gaúchos caminham assim", diziam enquanto caminhavam de cabeça baixa. Na sequência, de forma ereta, gritavam “assim caminham os alemães, os alemães caminham assim”. A brincadeira não foi bem aceita, pois muitos argentinos classificaram a coreografia como uma manifestação ofensiva e racista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.