Troféu Mirante 2021

Troféu Mirante 2022 é marcado por emoção e tarde de homenagens

Maior premiação do esporte maranhense foi realizada na tarde deste sábado (12).

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 28/12/2022 às 17h52
Premiação foi comandada pelos apresentadores Matheus Sampaio e Heloisa Batalha. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)
Premiação foi comandada pelos apresentadores Matheus Sampaio e Heloisa Batalha. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS – Foi realizada, na tarde deste sábado (12), a 17ª edição do Troféu Mirante, e atletas de 27 modalidades foram premiados no “Oscar do esporte maranhense”. A cerimônia foi realizada em um estúdio da TV Mirante e transmitida ao vivo, com todos os concorrentes e pessoas envolvidas no evento testados para a Covid-19.

LEIA MAIS

Edição é marcada por mulheres premiadas e discurso emocionante

Troféu "incentivo ao esporte" reconhece parceiros dos atletas

Atleta paralímpico é destaque com dois troféus desta edição

Essa edição de 2022 da premiação foi comandada pelos apresentadores Matheus Sampaio e Heloisa Batalha, e teve como um dos destaques do dia as premiações das categorias “Atleta do Ano Júri Técnico”, vencida por Jardiel Viera (Futebol de 5), “Atleta do ano Júri popular”, que teve Fernanda Guerreiro (automobilismo) como a vencedora, e “Federação do Ano”, que ficou com a Federação Maranhense de Desportos Aquáticos. Não faltaram emoções e palavras de agradecimento.

A abertura da edição de 2021 do Troféu Mirante começou com a participação de um dos idealizadores do prêmio, Fernando Sarney, presidente do Grupo Mirante, que, de Abu Dhabi, onde acompanhava o Mundial de Clubes, como dirigente da CBF e da FIFA, falou sobre mais um ano do evento. "Não poderia deixar de enviar essa mensagem e o meu abraço àqueles que fazem o esporte maranhense. Os desportistas que foram indicados já são vencedores, dignos do nosso respeito e nossa consideração", falou Fernando.

Eurico Pacífico, organização do evento, que participa da premiação desde a primeira edição, também deu seu depoimento sobre a história do maior evento esportivo do Maranhão. "É um prazer enorme, uma emoção, poder ter participado desde a primeira edição. A TV Mirante sempre apoiou a cultura, o esporte, e o doutor Fernando teve a ideia de criar o troféu, ideia que eu achei muito boa. Isso é fomentar o esporte", disse.

Como uma decoração no estúdio em alusão aos Jogos Olímpicos, os apresentadores homenagearam os atletas maranhenses que participaram dos jogos de Tóquio 2020: João Falcão (atletismo), Raíssa Leal (skate), Ana Paula (handebol), Marlon Zanotelli (Hipismo) e Thalia e Thalita (Rugby). Os maranhenses que participaram dos jogos paralímpicos - Jardiel Viera (Futebol de 5), Pâmela Pereira (vôlei sentado) e Rayne Soares (atletismo) -, também foram lembrados na ocasião.

Uma sessão com o público de casa, chamada de “Meu troféu do dia a dia”, trouxe vídeos de atletas amadores do maranhão falando sobre os benefícios do esporte em suas vidas.

Ex-atletas conhecidos mundialmente, os ex-jogadores Bebeto e Caio Ribeiro, falaram sobre suas experiências com o Troféu Mirante e mandaram mensagens de incentivo aos concorrentes.

Atletas foram premiados com troféus personalizados. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)
Atletas foram premiados com troféus personalizados. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

Incentivo ao esporte

A cerimônia também foi marcada pela entrega de troféus especiais, na categoria de incentivo ao esporte. Foram premiados o Governo do Maranhão, na pessoa do governador Flávio Dino, que falou sobre o incentivo do poder executivo no esporte estadual; o Instituto Antônio Dino, que foi representado pelo vice-presidente Antônio Dino, também recebeu a honraria.

O “Troféu Incentivo ao Esporte” também foi concedido à Equatorial Maranhão.

Homenagens póstumas

Um dos momentos marcantes do evento foi quando foram lembradas pessoas que fazem parte da história do esporte maranhense que já faleceram. Os homenageados foram: o radialista Roberto Fernandes, o jornalista Alfredo Menezes, os ex-dirigentes Nicolau Dualibe Neto, José Alberto Moraes Rego e Alberto Ferreira e o ex-atacante, e ídolo do Sampaio Corrêa, Bimbinha.

O músico João Gerude animou os fins dos blocos com muita música maranhense.

Músico João Gerude animou a cerimônia. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)
Músico João Gerude animou a cerimônia. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

Premiados em cada modalidade

1. Atletismo - João Henrique
2. Automobilismo - João Afro
3. Badminton - Alan Vinicius
4. Basquete - Rayana Souza
5. Beach Soccer - Adrielle Rocha
6. Ciclismo - Rodrigo Paiva
7. Fisiculturismo - Dryca Bodyfitness
8. Futebol - Márcio Diogo
9. Futsal - Denis
10. Ginástica - Dayane Santos
11. Handebol - Juliana Camelo
12. Jiu Jitsu - Erinaldo Ranick
13. Jogo de damas - Fernando França
14. Judô - kailane
15. Karatê - Vitor Gabriel
16. Kitesurf - Bruno Lobo
17. Motociclismo - Alex Formiga
18. Natação - Carol Hertel
19. Paralimpico - Jardiel Vieira
20. Sinuca - Davi Duailibe
21. Surf - Kadu Pakinha
22. Tênis de mesa - Alice Jacinto
23. Tênis de quadra - Victor Gustavo
24. Tiro Esportivo - Juliane Ferreira
25. Triathlon - Rosana Mota
26. Voleibol - Rayllan Souza
27. Xadrez - Henrique Haiashi
28. Federação Destaque - Desportos Aquáticos
29. Atleta voto popular - Fernanda Guerreiro
30 - Atleta voto júri técnico - Jardiel Vieira

Veja fotos dos vencedores do Troféu Mirante 2021 que estavam na cerimônia

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.