Série C

Sampaio Corrêa volta a vencer o Confiança e garante vaga na final da Série C

A Bolívia Querida luta pelo quarto título nacional de sua história.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
Vitor Salvador comemora: o Sampaio Corrêa venceu o Confiança e está na final da Série C.
Vitor Salvador comemora: o Sampaio Corrêa venceu o Confiança e está na final da Série C. (De Jesus / O ESTADO)

SÃO LUÍS – Sem sustos, o Sampaio Corrêa garantiu, na tarde deste sábado (21), a classificação para a final do Campeonato Brasileiro Série C. Contando com o apoio da torcida, que compareceu em bom número ao Estádio Castelão, a Bolívia Querida voltou a dominar o Confiança na segunda partida das semifinais da Terceirona, venceu por 1 a 0 e manteve o sonho do tetracampeonato nacional mais vivo do que nunca. Na primeira partida da série, disputada em Aracaju, o Sampaio venceu o Dragão do Bairro Industrial por 2 a 0.

Leia também:

João Brigatti exalta campanha do Sampaio Corrêa na Série C: "Merece ser campeão"

Andrey comemora classificação do Sampaio Corrêa e mira quarta estrela

Eloir destaca força do elenco do Sampaio Corrêa e parabeniza torcida

Como foi prometido por jogadores e comissão técnica durante toda a semana, o Sampaio Corrêa não quis saber de administrar a vantagem e partiu para cima do Confiança, empurrado pelo apoio da torcida tricolor. Depois de um primeiro tempo dominante, mas sem bola na rede, o Tubarão confirmou a vitória aos 23 minutos da etapa final: após cruzamento de Esquerdinha, o zagueiro Vitor Salvador cabeceou firme, sem chances para Jean, e abriu o placar no Castelão. Depois disso, o Sampaio apenas esperou o tempo passar, para confirmar a presença em mais uma final da Série C.

Com a vitória sobre o Confiança, o Sampaio Corrêa volta a disputar uma final de Série C após seis anos: em 2013, a Bolívia Querida foi derrotada pelo Santa Cruz na decisão. Vale lembrar que o Sampaio já conquistou a Terceirona de maneira invicta em 1997. Fora da briga pelo inédito título nacional, o Confiança encerra a temporada, mas com sensação de dever cumprido, já que o acesso à Série B em 2020 está garantido.

Agora, o time do Sampaio Corrêa aguarda o encerramento da outra semifinal para saber contra quem decidirá o título da Série C. Náutico e Juventude se enfrentam na noite deste domingo (22), no Estádio dos Aflitos, no Recife, sendo que o Alviverde tem vantagem na série por ter vencido a primeira partida por 2 a 1, em Caxias do Sul.

O jogo

Mesmo em vantagem na semifinal, o Sampaio Corrêa não quis saber de esperar o Confiança e foi ao campo de ataque no início de partida no Castelão. Aos nove minutos, João Victor foi lançado por Odair e fez o cruzamento para a grande área, que foi afastado por Jean. Na sobra, Esquerdinha tentou a finalização e também parou em Jean. Já aos 18, Esquerdinha passou por dois defensores do Dragão e arriscou o chute, obrigando Jean a fazer grande defesa.

Como o Confiança não conseguia incomodar o setor defensivo, o Sampaio Corrêa manteve a pressão no campo de ataque. Aos 21 minutos, Roney puxou o contra-ataque e serviu Eloir, que chutou em cima da zaga do Dragão do Bairro Industrial. Sem muita inspiração, o Confiança chegou com perigo aos 28 minutos, com Ítalo aparecendo livre na grande área e marcando o gol, que foi anulado por impedimento.

O lance animou o Confiança, que avançou as suas linhas e teve uma grande chance de abrir o placar aos 31 minutos, com Tito, que arriscou de longe e viu a bola passar perto do gol de Andrey. A resposta do Sampaio Corrêa veio aos 37: após receber passe na grande área, Esquerdinha tinha a opção de finalizar ou passar a bola para Salatiel Junior, mas Vinícius Simon, atento, fez o corte e salvou o Dragão.

Sampaio confirma vitória e classificação no segundo tempo

Precisando marcar três gols em 45 minutos para avançar à final da Série C, o Confiança voltou agressivo no segundo tempo e esboçou uma pressão sobre o Sampaio Corrêa, que estava longe de demonstrar desespero e esperava os espaços para o contra-golpe. Ítalo, aos três minutos, arriscou o chute, que foi para fora. Pouco depois, aos nove, Ítalo serviu Tito, que escorregou na hora da finalização e desperdiçou uma grande oportunidade.

Esbanjando tranquilidade e paciência, o Sampaio Corrêa reassumiu o domínio da partida depois da blitz do Confiança. Aos 19 minutos, Esquerdinha fez grande jogada individual, arriscou o chute e quase marcou um belo gol no Castelão. Pouco depois, aos 23, a insistência do Tubarão foi premiada: após cruzamento de Esquerdinha, o zagueiro Vitor Salvador concluiu para o gol e fez a festa da torcida tricolor.

Na reta final de partida, um abatido Confiança tentava o empate, mas a defesa do Sampaio Corrêa, em noite inspirada, afastou todos os avanços dos visitantes. Diante desse cenário, o ataque tricolor manteve o ritmo e chegou perto do gol aos 35 minutos, em finalização de Esquerdinha, que assustou Jean. O lance, entretanto, foi apenas um detalhe na grande festa do Sampaio, que está de volta à final da Série C.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Andrey; Everton, Odair, Paulo Sérgio (Vitor Salvador) e João Victor; Ferreira, Eloir e Rodrigo Andrade (Ricardo Capanema); Esquerdinha, Roney e Salatiel Junior (Ulisses). Treinador: João Brigatti

CONFIANÇA: Jean; Thiago Ennes, Vinicius Simon, Anderson e Radar (Bruninho); Flávio, Thallyson, Everton e Felipe Lima (Léo Tilica); Ítalo e Tito (Renan Gorne). Treinador: Daniel Paulista

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.