Copa do Brasil

Sampaio Corrêa é derrotado novamente pelo Palmeiras e está fora da Copa do Brasil

Tricolor lutou, mas não conseguiu derrotar o atual campeão brasileiro em São Paulo.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
Jogando diante de sua torcida no Allianz Parque, o Palmeiras venceu o Sampaio Corrêa.
Jogando diante de sua torcida no Allianz Parque, o Palmeiras venceu o Sampaio Corrêa. (Cesar Greco / Agência Palmeiras / Divulgação)

SÃO PAULO – Sonhando com uma inédita classificação para as quartas de final da Copa do Brasil, o Sampaio Corrêa tinha uma missão e tanto na noite desta quinta-feira (30): bater o atual campeão brasileiro Palmeiras por dois gols de diferença, em pleno Allianz Parque, depois de ser derrotado por 1 a 0 no primeiro duelo das oitavas de final, disputado em São Luís. Mais uma vez, o Tricolor mostrou empenho dentro de campo e se destacou pela obediência tática, mas teve dificuldades para ser efetivo no campo de ataque e confirmou sua eliminação na competição nacional com uma nova derrota para o Alviverde, desta vez por 2 a 0.

Leia também:

Salatiel Junior elogia atuações do Sampaio Corrêa contra o Palmeiras

Felipão comenta classificação do Palmeiras sobre o Sampaio Corrêa

Mesmo precisando da vitória para se classificar, o Sampaio Corrêa não mudou sua postura de jogo diante do Palmeiras. Apostando todas as suas fichas em uma forte marcação no meio-campo e nos contra-ataques, o Tricolor até conseguiu neutralizar boa parte das jogadas dos donos da casa, mas passou longe de incomodar no campo de ataque. Tranquilo em campo, o Palmeiras só precisou ter paciência para confirmar a vitória: Mayke, aos 38 minutos, fez o primeiro gol palmeirense após bela assistência de Dudu, e Zé Rafael, aos três minutos da etapa final, fechou o placar para o Alviverde.

Com 3 a 0 no placar agregado das duas partidas, o Palmeiras garantiu classificação para as quartas de final da Copa do Brasil. O próximo adversário do Alviverde na competição nacional será definido em sorteio na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Sampaio Corrêa, por sua vez, encerra sua 24ª participação na Copa do Brasil com uma campanha histórica: por ter sido campeão da Copa do Nordeste em 2018, o Tricolor pulou quatro fases e se tornou o primeiro time maranhense a disputar as oitavas de final.

Depois de se enfrentarem pela Copa do Brasil, Palmeiras e Sampaio Corrêa voltam a campo neste domingo (2), em partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro. Líder da Série A, o Alviverde encara a Chapecoense às 19h, na Arena Condá, enquanto o Tubarão, primeiro colocado do Grupo 1 da Série C, visita o Treze às 16h, no Estádio Amigão, em Campina Grande, com transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte.

O jogo

Em vantagem por causa da vitória em São Luís, o Palmeiras valorizou a posse de bola no início de partida no Allianz Parque, enquanto o Sampaio Corrêa fechou bem os espaços no meio-campo, esperando um erro dos donos da casa para arriscar um contragolpe. Aos 11 minutos, o Alviverde teve a primeira oportunidade de gol com Borja, que recebeu passe de Mayke na grande área e tentou a finalização, mas foi travado por Everton. Após recuperar a bola, o Sampaio teve a resposta imediata com Esquerdinha, que arriscou da entrada da área, por cima do gol de Weverton.

Insistindo nos avanços pelo meio-campo, o Palmeiras encontrou dificuldades para passar pela marcação do Sampaio Corrêa, que não tinha velocidade e criatividade para puxar o contra-ataque quando estava com a bola. Com as duas equipes sofrendo para criar chances no campo de ataque, o ritmo do jogo teve uma queda, e o Palmeiras só voltou a finalizar aos 22 minutos: Zé Rafael cobrou falta com categoria, e obrigou Andrey a se esticar todo para fazer a defesa.

Longe de ser brilhante em campo, o time do Palmeiras contou com a genialidade de seu melhor jogador para furar a marcação do Sampaio Corrêa e fazer a festa da torcida no Allianz Parque. Aos 38 minutos, Dudu foi lançado por Lucas Lima na grande área e deu um belo passe de calcanhar para Mayke, que ficou cara a cara com Andrey e chutou colocado, abrindo o placar para o Alviverde. Mesmo com o gol sofrido, o Sampaio não mudou sua estratégia e ainda teve a chance do empate com Eloir, aos 46, em finalização que foi pela linha de fundo.

Palmeiras marca no início do segundo tempo e encaminha classificação

Antes mesmo de apresentar sua estratégia para o segundo tempo, o Sampaio Corrêa sofreu um duro golpe logo aos três minutos: após ser lançado na ponta direita, Mayke fez um cruzamento na medida para Zé Rafael, que nem precisou pular para cabecear firme, sem chances para Andrey, e ampliar a vantagem do Palmeiras. O Sampaio ainda tentou uma resposta rápida aos oito minutos, com Everton, mas a finalização de fora da área foi defendida por Weverton sem sustos.

Satisfeito com os dois gols de vantagem, o Palmeiras diminuiu o ritmo e trocou passes no meio-campo, enquanto o Sampaio Corrêa, com as entradas de Gustavinho e Cleitinho, arriscou uma pressão sobre os donos da casa. Aos 16 minutos, Salatiel Junior aproveitou cobrança de escanteio de Everton e cabeceou em cima de Mayke. No lance seguinte, Everton tentou o gol olímpico, e Weverton fez grande defesa pelo Alviverde. Dedé, aos 19, também arriscou de muito longe, sem sucesso.

Na reta final de jogo, o cenário continuou o mesmo: enquanto o Palmeiras esperava o tempo passar, o Sampaio Corrêa se lançava ao ataque, em busca de um gol para aumentar a emoção da partida. O Tricolor ainda teve mais uma oportunidade aos 40 minutos: Diogo Rangel cobrou falta com força no canto direito, e Weverton espalmou pela lateral. Depois dessa tentativa, o Sampaio não conseguiu mais pressionar, e o Palmeiras confirmou a classificação sem maiores dificuldades.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Antônio Carlos, Edu Dracena e Victor Luís; Felipe Melo (Thiago Santos), Moisés (Matheus Fernandes), Lucas Lima (Gustavo Scarpa) e Zé Rafael; Dudu e Borja. Treinador: Luiz Felipe Scolari

SAMPAIO CORRÊA: Andrey; Everton (Diogo Rangel), Moisés, Douglas Assis e Felipe Dias; Dedé, Diones, Eloir, Esquerdinha (Cleitinho) e João Paulo (Gustavinho); Salatiel Junior. Treinador: Julinho Camargo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.