Copa do Nordeste

Sampaio Corrêa é derrotado pelo ABC e cai para a lanterna da Copa do Nordeste

Sem vencer após seis rodadas, Tricolor está em situação delicada na competição regional.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
O ABC derrotou o Sampaio Corrêa no Castelão.
O ABC derrotou o Sampaio Corrêa no Castelão. (Andrei Torres / ABC)

SÃO LUÍS – Atual campeão da Copa do Nordeste, o Sampaio Corrêa completou seis jogos sem vitórias nesta edição da competição regional e se complicou de vez na briga por uma vaga nas quartas de final. Em partida válida pela sexta rodada da fase de grupos do Nordestão e disputada na noite desta quinta-feira (14), no Estádio Castelão, a Bolívia Querida não aproveitou as chances de gol diante do ABC e amargou a derrota por 1 a 0 para o Alvinegro Potiguar.

Leia também:

Andrey festeja retorno ao Sampaio Corrêa, mas lamenta derrota para o ABC

Julinho Camargo admite frustração com erros do ataque do Sampaio Corrêa

Precisando da vitória para respirar na briga pela classificação, o Sampaio Corrêa pressionou o ABC e desperdiçou pelo menos três oportunidades nos primeiros minutos de partida. Sem demonstrar desespero, os visitantes equilibraram o jogo e abriram o placar aos 28 minutos, com o atacante Rodrigo Rodrigues, aproveitando cruzamento de Evandro. Na segunda etapa, o Sampaio manteve o ritmo no campo de ataque, mas o ABC se defendeu bem e confirmou o triunfo como visitante na Copa do Nordeste.

Com apenas um ponto em seis rodadas, o Sampaio Corrêa caiu para a última posição do Grupo A da Copa do Nordeste e tem remotas chances de classificação para as quartas de final: no momento, a diferença para o quarto colocado CRB é de quatro pontos. Já o ABC, com 11 pontos, pulou para a vice-liderança do Grupo B e ganhou força na briga pela vaga no mata-mata.

Praticamente eliminado da Copa do Nordeste, o time do Sampaio Corrêa volta agora as suas atenções para o Campeonato Maranhense: neste domingo (17), às 16h, a Bolívia Querida encara o Pinheiro, no Estádio Costa Rodrigues, em confronto direto por vaga nas semifinais do Estadual. O ABC, por sua vez, encara o Assu na próxima quarta-feira (20), no Estádio Frasqueirão, pelo Campeonato Potiguar.

O jogo

Em apenas três minutos, o Sampaio Corrêa sufocou o ABC e animou o torcedor no Estádio Castelão. Salatiel, na primeira tentativa, arriscou o chute e quase abriu o placar, enquanto Vitor Salvador foi travado pela marcação alvinegra. Aos cinco, o ABC assustou com Rodrigo Rodrigues, que obrigou Andrey a fazer uma defesa no susto, mas o domínio era do Sampaio: Talisson, aos oito, cobrou escanteio fechado, e Edson teve que se esticar para evitar o gol olímpico.

A pressão do Sampaio Corrêa, entretanto, foi sufocada pelo ABC, que tentava manter a bola em seus pés e assustava em seus avanços. Valdemir, aos 25 minutos, arriscou o chute e acertou a trave de Andrey. Pouco depois, aos 28, o Alvinegro abriu o placar: após lançamento de Joilson, Evandro serviu Rodrigo Rodrigues, que não desperdiçou a chance e mandou a bola para o gol.

Atrás no placar, o Sampaio Corrêa voltou ao campo de ataque na reta final do primeiro tempo. Maxuell Samurai, aos 38 minutos, foi lançado na grande área, mas não conseguiu a conclusão. Aos 41, o camisa 9 recebeu cruzamento de Tom Abreu e tentou a finalização de bicicleta, sem sucesso.

Sampaio cria chances, mas ABC se segura

Na etapa final, o Sampaio Corrêa tomou a iniciativa no campo de ataque, enquanto o ABC fechava os avanços tricolores e valorizava a posse de bola. Salatiel, aos oito minutos, teve a chance pelo Tricolor em cobrança de falta, que foi defendida por Edson. Aos 13, também em lance de bola parada, Evandro chutou forte e parou em grande defesa de Andrey.

Com o decorrer do tempo, a equipe do Sampaio Corrêa manteve a pressão em busca do empate, e o ABC lutava para segurar o triunfo como visitante. Christian, aos 30 minutos, cabeceou firme após cobrança de escanteio e quase empatou o jogo no Castelão. Aos 37, Lucas Gabriel cobrou falta, a bola bateu na barreira e saiu pela linha de fundo. Pouco depois, Wanderson desviou cobrança de escanteio, mas acertou a rede pelo lado de fora, para frustração da torcida do Sampaio, que amargou mais um tropeço no Nordestão.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Andrey; Tom Abreu (Christian), Wanderson, Vitor Salvador e Lucas Gabriel; Patrick Mota, Medina, Talisson (Yann David) e Salatiel (Eloir); Edgar e Maxuell Samurai. Treinador: Julinho Camargo

ABC: Edson; Valdemir (Yan), Maurício, Henrique e Evandro; Anderson Pedra, Felipe Guedes, Joílson (Adrian) e Anderson; Eder (Sagredo) e Rodrigo Rodrigues. Treinador: Ranielle Ribeiro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.