Campeonato Maranhense

Maranhão Atlético vence clássico, entra no G4 do Estadual e aumenta crise no Sampaio

Quadricolor contou com erro da defesa tricolor para conquistar a vitória no Samará.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
O Maranhão Atlético levou a melhor no clássico Samará.
O Maranhão Atlético levou a melhor no clássico Samará. (Diego Chaves / O Estado)

SÃO LUÍS – Lutando por uma vaga nas semifinais do Campeonato Maranhense e pressionados por tropeços recentes, Sampaio Corrêa e Maranhão Atlético fizeram um clássico Samará em clima tenso na tarde deste sábado (23), no Estádio Castelão, pela abertura da sexta rodada do Estadual. Fora da zona de classificação para a fase decisiva do Maranhense, o MAC teve dificuldades diante de um Sampaio em crise, mas aproveitou a sua melhor chance na partida, venceu por 1 a 0 e está mais vivo do que nunca no Estadual.

Leia também:

Julinho Camargo critica arbitragem após derrota do Sampaio Corrêa

"Vitória em clássico sempre é importante", comemora Sandow Fecques

Alvo de duras críticas após duas derrotas para o rival Moto Club, o Sampaio Corrêa tomou a iniciativa no primeiro tempo e balançou as redes com Maxuell Samurai. A arbitragem, entretanto, marcou falta do atacante do Tubarão no lance e anulou o gol. O Maranhão Atlético, por sua vez, segurou a pressão do Tricolor e abriu o placar aos 43 minutos, com Marciano, aproveitando erro do goleiro Rodrigo Santos. Na etapa final, o Sampaio insistiu em busca do empate, mas o Maranhão segurou a vitória no Castelão.

Com a vitória no Samará, o Maranhão Atlético chegou aos nove pontos em seis rodadas e pulou para a vice-liderança do Campeonato Maranhense. O Quadricolor, entretanto, tem um jogo a mais que seus concorrentes na briga pelo G4. Já o Sampaio Corrêa, que sofreu a segunda derrota consecutiva, caiu para a quarta colocação do Estadual, com os mesmos sete pontos de Pinheiro e São José de Ribamar, mas levando vantagem no saldo de gols.

O Sampaio Corrêa volta a campo pelo Campeonato Maranhense na tarde desta quinta-feira (28), às 15h30, contra o Santa Quitéria, no Estádio Pinheirão, em São Mateus. Raposa e Bolívia Querida se enfrentam em duelo atrasado da quinta rodada do Estadual. O Maranhão Atlético, por sua vez, encerra a sua participação na primeira fase da competição em clássico contra o Moto Club, que ainda não tem data definida pela Federação Maranhense de Futebol.

O jogo

O clássico Samará não teve lances de emoção nos primeiros minutos: além de apostarem em formações pouco expostas, Sampaio Corrêa e Maranhão Atlético sofreram com o gramado do Estádio Castelão, castigado pelas fortes chuvas em São Luís. A primeira grande chance do jogo foi do Sampaio, com Maxuell Samurai, que acertou uma bicicleta aos 17 minutos e balançou as redes, mas a arbitragem anulou o gol, alegando falta do atacante do Tubarão.

Sofrendo para trocar passes e avançar, as duas equipes apostaram nas finalizações de longa distância. Lucas Gabriel arriscou pelo Sampaio Corrêa, aos 28 minutos, e assustou o goleiro Rodrigo Ramos. No minuto seguinte, o Maranhão Atlético respondeu com Marciano, em finalização que passou perto do gol defendido por Rodrigo Santos.

Na reta final da primeira etapa, Sampaio Corrêa e Maranhão Atlético deixaram a postura tímida de lado e foram ao ataque. Após Patrick Mota acertar o travessão pelo Tubarão, aos 42 minutos, Odair mandou a bola para o gol, mas a arbitragem marcou o impedimento do zagueiro tricolor. A resposta do MAC, por sua vez, foi eficiente: aos 43, Rodrigo Santos se atrapalhou ao tentar sair jogando e deixou a bola nos pés de Bruno Chocolate, que deu um passe na medida para Marciano abrir o placar pelo Quadricolor.

Maranhão segura resultado no Castelão

Tentando a virada para estancar a crise, o Sampaio Corrêa pressionou o Maranhão Atlético no início da etapa final. Lucas Gabriel, aos oito minutos, arriscou a finalização, que foi defendida por Rodrigo Ramos. O Maranhão chegou com perigo aos 15 minutos, em um lance polêmico: após cruzamento de Denílson, Maurício fez o desvio de cabeça, e Rodrigo Santos defendeu a bola dentro do gol. A arbitragem validou o lance, mas mudou de ideia pouco depois, para desespero da torcida do MAC.

Disposto a manter o Sampaio Corrêa no campo de ataque, o técnico Julinho Camargo colocou o meia Cleitinho e o atacante Marcony na partida. Mais ofensivo, o Tricolor desperdiçou uma nova oportunidade aos 25 minutos, com Edgar, que chutou forte e parou em grande defesa de Rodrigo Ramos.

Sem conseguir furar o bloqueio do Maranhão Atlético, o Sampaio Corrêa foi ao ataque de qualquer jeito, enquanto o Quadricolor, tranquilo e bem posicionado, explorava os contragolpes. Marcony teve a última chance do Tubarão aos 47, mas a finalização não levou perigo ao gol quadricolor.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Rodrigo Santos; Talisson (Salatiel), Odair, Vitor Salvador e Patric Calmon (Marcony); Dedé (Cleitinho), Patrick Mota, Lucas Gabriel e Eloir; Edgar e Maxuell Samurai. Treinador: Julinho Camargo

MARANHÃO ATLÉTICO: Rodrigo Ramos; Denílson, Lucas, Anderson Alagoano e André Radija; Rodrigo Correia, Jefferson Abreu (Carlinhos Farias), Deylon e Marciano; Cleber Pereira (Maurício) e Bruno Chocolate (Abu). Treinador: Sandow Fecques

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.