Automobilismo

Rafael Suzuki disputa Corrida do Milhão em Interlagos

Será a terceira vez que o representante maranhense disputa a corrida.

Imirante Esporte, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
A vitória na Corrida do Milhão significa entrar num seleto hall da fama de pilotos que o possuem o cobiçado troféu.
A vitória na Corrida do Milhão significa entrar num seleto hall da fama de pilotos que o possuem o cobiçado troféu. ( Foto: Divulgação / Assessoria)

SÃO PAULO - Um milhão de reais pode significar uma mudança na vida de muita gente. Mas não é só isso que interessa aos mais de 30 pilotos da Stock Car que disputam neste final de semana (9 a 11 de setembro) a famosa Corrida do Milhão, que retorna a Interlagos depois de suas últimas duas edições terem sido realizadas em Goiânia. A vitória na Corrida do Milhão significa entrar num seleto hall da fama de pilotos que o possuem o cobiçado troféu. A edição de 2016 será a oitava na história, que já premiou os seguintes pilotos: Valdeno Brito em 2008, Ricardo Maurício em 2010, Ricardo Zonta em 2013, Rubens Barrichello em 2014 e Thiago Camilo por três vezes, em 2011, 2012 e em 2015.

Para Rafael Suzuki, que disputa a prova pela terceira vez consecutiva, o objetivo também é mudar o retrospecto na prova, e chegar cada vez mais perto da disputa pelas primeiras posições. Em 2014, o piloto do carro 8 abandonou a prova antes da metade com problemas no carro e, em 2015, passou longe da briga com baixo rendimento do carro. Para a corrida desse ano, o piloto da Geolab Racing vem embalado na temporada, principalmente após a última etapa em Cascavel, no mês de julho, quando conseguiu sua melhor posição de largada e chegada no ano, ambas em 7º lugar. Além disso, Suzuki soma cinco resultados dentro do top10 nas seis etapas já disputadas em 2016. Para efeito de comparação, no ano passado o piloto somou apenas um em doze etapas.

Nessa evolução que Suzuki aposta suas fichas para a 7ª etapa do calendário, que também marca o início da segunda metade da temporada, após uma pausa de quase dois meses devido aos Jogos Olímpicos. O piloto confia no trabalho conjunto com a equipe para conquistar um bom resultado em Interlagos. "O ano tem sido muito bom, estamos no caminho certo, e cada vez mais eu sinto que nosso carro está competitivo. A sinergia no trabalho com o Mauro Vogel tem sido excelente, e também tenho aprendido muito com ele tecnicamente. Melhoramos o carro nas classificações, e esse é um passo fundamental para termos bons resultados na corrida, e também para não andarmos no pelotão intermediário, que é onde acontece a maioria dos acidentes. Portanto, nosso primeiro objetivo para o fim de semana é largar no top-10, e aí, quem sabe o que pode acontecer domingo?!", brincou o piloto que representa o Maranhão na categoria.

Outro ponto que Suzuki ressalta é o fato de seus melhores resultados virem na corrida 1 das rodadas duplas, que é a prova principal. "A maioria dos nossos pontos conquistamos com resultados na prova 1, quando temos duas, que é quando o resultado não depende de estratégias de combustível e sim de performance. Com esse novo regulamento, tem sido difícil abrir mão da corrida 1 para eventualmente poder brigar por pódios e vitórias na corrida 2. Provavelmente, se tivéssemos feito isso, teríamos um troféu em casa, mas menos pontos na tabela. Então, como a Corrida do Milhão é prova única, espero que nosso sacrifício nas etapas anteriores seja recompensado, e possamos dar um salto na classificação", afirmou Suzuki.

Diferente da maioria das etapas da Stock Car, o fim de semana será de uma prova única com duração de 45 minutos + 1 volta para equipes e pilotos, onde o vencedor leva, além do prêmio, 30 pontos no campeonato. Os vinte primeiros colocados na corrida somam pontos. Rafael Suzuki, com 61 pontos, ocupa a 15ª colocação entre os 31 pilotos que já somaram pontos nessa temporada. A Vogel/Geolab Racing ocupa a 9ª posição entre as 16 equipes, com 109 pontos. O líder do campeonato é Felipe Fraga, seguido do campeão 2015 Marcos Gomes e do campeão 2010 Max Wilson.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.