Retrospectiva 2015

Melhores atletas do MA premiados em linda festa no TAA

Troféu Mirante Esporte atraiu olhares dos desportistas maranhenses em janeiro.

Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
Premiação do Troféu Mirante Esporte marcou o mês de janeiro de 2015. (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte)
Premiação do Troféu Mirante Esporte marcou o mês de janeiro de 2015. (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte)

Um mês e tanto para o esporte, em especial, o esporte maranhense. Janeiro de 2015 foi, sem dúvida, o mês de coroação dos melhores atletas do Maranhão. Em sua décima edição, o Troféu Mirante Esporte, principal premiação esportiva do Estado e promovida pelo Grupo Mirante, foi inesquecível. Uma linda festa no Teatro Arthur Azevedo contou com personalidades do esporte nacional. Os multicampeões Giba (vôlei) e Jorginho (beach soccer) foram atrações na cerimônia do “Oscar do esporte maranhense”.

Com a presença dos ídolos, o Troféu Mirante Esporte premiou os melhores atletas de 2014 em 25 modalidades esportivas. Destaque máximo para a caxiense Larisse do Nascimento, eleita a melhor atleta da última temporada. Humilde e de poucas palavras, Larisse foi ovacionada como uma verdadeira campeã, assim como o cronista Herbert Fontenele Filho, homenageado por tudo o que fez pelo esporte maranhense. Este talvez, o momento mais emocionante de toda a festa.

Mas a presença de Giba e Jorginho não se resumiram à solenidade do Troféu Mirante Esporte. Eles, também, ministraram uma palestra motivacional para atletas e dirigentes e participaram da “Manhã Esportiva”, ações programadas nesta edição do evento. Para quem não lembra, Giba até reinaugurou a quadra da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) – um momento inesquecível para os alunos da Apae.

Mercado da bola

 Ida de Pimentinha ao Botafogo foi destaque no início do ano. (Foto: Satiro Sodre/SSPress)
Ida de Pimentinha ao Botafogo foi destaque no início do ano. (Foto: Satiro Sodre/SSPress)

Mas janeiro não se resumiu apenas ao Troféu Mirante Esporte. Porém, por ainda ser começo de temporada, o primeiro mês de 2015 foi marcado com a preparação dos times maranhenses de futebol. Pela primeira vez, Sampaio Corrêa e Moto Club disputariam a Copa do Nordeste. Mas antes da disputa regional, os times jogaram a Supercopa Maranhão, torneio de preparação vencido pelo Sampaio Corrêa.

E, para não fazer feio na competição e no restante do ano, reforçar era preciso. Enquanto o Papão apostava suas fichas no técnico Eugênio Souza, o Tricolor queria montar um elenco de peso para suportar a longa temporada. O atacante Robert encabeçou a lista que contou ainda com os ex-motenses Ruan e Jefferson Abreu.

Se por um lado uns chegavam ao Sampaio, Pimentinha deixava a equipe tricolor. O atacante acertou, após uma longa novela, sua ida para o Botafogo. No Rio, Pimentinha iria reencontrar seu ex-companheiro de clube, Jonas. O volante havia sido contratado pelo Flamengo.

Por falar no Flamengo, um fato lamentável: integrantes de uma torcida organizada do clube carioca agrediram o goleiro Ricardo Berna, do Macaé. As agressões teriam ocorrido durante partida válida pelo Campeonato Carioca.

Enquanto isso, no mundo...

Cristiano Ronaldo desbancou Lionel Messi em premiação da Fifa. (Foto: AFP)
Cristiano Ronaldo desbancou Lionel Messi em premiação da Fifa. (Foto: AFP)

O português Cristiano Ronaldo desbancava Lionel Messi e recebia, pela terceira vez, a Bola de Ouro da Fifa como o melhor jogador do mundo. A alemã Nadine Kessler, por sua vez, foi eleita a melhor jogadora de futebol do mundo ao superar a brasileira Marta. Já entre os técnicos, o título mundial com direito aos 7 a 1 sobre o Brasil na Copa do Mundo, fizeram do alemão Joachim Low o técnico do ano, segundo a Fifa.

Outro alemão, também, foi assunto em janeiro: Michael Schumacher. O heptacampeão de Fórmula 1 completou 46 anos no hospital, ainda, tentando se recuperar de um gravíssimo acidente acontecido em dezembro de 2013.

Deu o que falar em janeiro

Campanha ruim fez Chicão ser demitido do Maranhão Vôlei. (Foto: De Jesus/O Estado)
Campanha ruim fez Chicão ser demitido do Maranhão Vôlei. (Foto: De Jesus/O Estado)

Contabilizando 13 derrotas em 14 jogos, o Maranhão Vôlei mudou de técnico. Chicão foi demitido e, em seu lugar, chegou Paulo Barreto. Enquanto isso, o maranhense Datinha voltava a ganhar espaço na Seleção Brasileira de Beach Soccer.

Na telinha, comentaristas chegaram a discutir ao vivo. Se uns discutiam, o tenista suíço Roger Federer comemorava sua milésima vitória na carreira. Já o técnico do Shakhtar Donetsk, Mircea Lucescu, soltava o verbo contra o brasileiro Bernard: “só veio tomar dinheiro”.

Fora do ambiente de competição, a goleira norte-americana Hope Solo virou notícia ao ser afastada por mau comportamento. Enquanto isso, o nadador João Gomes Júnior era alvo de reportagens após ter sido flagrado no exame antidoping durante Mundial.

Quem também foi manchete de jornais e sites pelo mundo foi Juan Róman Riquelme. Ídolo do Boca Juniors, o craque argentino anunciou sua aposentadoria do futebol aos 36 anos. Ainda no futebol, um jogador ficou "louco" e arremessou uma chuteira na direção do bandeirinha. Lembra desta cena inusitada na Espanha?

Fatalidades esportivas

Michel Hernik morreu durante Rali Dakar 2015. (Foto: Reprodução)
Michel Hernik morreu durante Rali Dakar 2015. (Foto: Reprodução)

O mês também foi marcado por fatalidades. A primeira delas envolveu o piloto polonês Michal Hernik, que morreu na edição 2015 do Rali Dakar. Em seguida, dois atletas norte-americanos de esqui alpino morreram em avalanche na Áustria. Ainda em janeiro, o jogador belga Junior Malanda foi vítima de um acidente de carro.

A tenista russa Violetta Degtiareva, de 23 anos, morreu ao sofrer ataque cardíaco durante um treino. Já no Brasil, o surfista Ricardo dos Santos (Ricardinho) não resistiu e acabou morrendo após ser baleado durante tentativa de assalto em Santa Catarina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.