Copa do Brasil

Sampaio Corrêa vence o Ferroviário nos pênaltis e avança à terceira fase da Copa do Brasil

Bolívia Querida contou com a estrela do goleiro Felipe para garantir mais uma classificação na competição nacional.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 14/03/2024 às 03h43
Lance da partida entre Sampaio Corrêa e Ferroviário, pela segunda fase da Copa do Brasil.
Lance da partida entre Sampaio Corrêa e Ferroviário, pela segunda fase da Copa do Brasil. (Ronald Felipe / Sampaio Corrêa FC)

SÃO LUÍS - Com muita valentia e determinação, o Sampaio Corrêa superou o seu maior desafio na temporada e está mais vivo do que nunca na disputa da Copa do Brasil. Em partida única pela segunda fase da competição nacional, realizada na noite desta quarta-feira (13), a Bolívia Querida empatou por 0 a 0 com o Ferroviário no tempo normal de um duelo com poucas finalizações e muito equilíbrio no Estádio Castelão, mas mostrou a sua força nas cobranças de pênaltis, onde garantiu a vitória por 5 a 3 e carimbou a tão sonhada vaga para a terceira fase.

Leia também:

Herói em classificação do Sampaio Corrêa, Felipe revela profecia em disputa de pênaltis

"Vitória da superação", diz Pimentinha após classificação do Sampaio Corrêa

Cortez ressalta importância de classificação para o Sampaio Corrêa: "Estamos em reconstrução"

Contando com o apoio da torcida no Estádio Castelão, o Sampaio Corrêa até tentou assumir o controle das ações diante do Ferroviário, mas o time cearense, que também será rival da Bolívia Querida no Campeonato Brasileiro Série C, além de se destacar na marcação, também assustou a equipe maranhense em algumas subidas ao campo de ataque. O Sampaio melhorou de desempenho na segunda etapa, criou algumas oportunidades, porém, o Ferroviário segurou o empate por 0 a 0. Na disputa de pênaltis, o Sampaio Corrêa acertou as suas cinco cobranças e ainda contou com a estrela do goleiro Felipe, que se tornou herói da classificação tricolor ao defender o chute de Bryan Gabriel.

O adversário do Sampaio Corrêa na terceira fase da Copa do Brasil será definido em sorteio na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, em data a ser confirmada pela entidade. Além da Bolívia Querida, outras 31 equipes estarão nessa etapa da competição nacional: os oito representantes brasileiros na Copa Libertadores, o melhor time do Brasileirão 2023 que não se classificou para a Libertadores, os atuais campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Campeonato Brasileiro Série B, e mais 19 times que avançaram na segunda fase.

Além disso, com a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil, o Sampaio Corrêa recebeu um prêmio de R$ 2,205 milhões da CBF. A Bolívia Querida já tem quase R$ 4 milhões arrecadados com a campanha na competição nacional.

Depois da classificação heroica na Copa do Brasil, o Sampaio Corrêa volta agora as suas atenções para o Campeonato Maranhense. A Bolívia Querida disputará o clássico Samará contra o Maranhão Atlético na tarde deste sábado (16), às 17h, no Estádio Castelão, no duelo dos times de melhor campanha do Estadual, com transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte. Também neste sábado, mas a partir das 16h40, o Ferroviário encara o Ceará na Arena Castelão, na partida de volta das semifinais do Campeonato Cearense.

O jogo

Sampaio Corrêa e Ferroviário adotaram posturas conservadoras no início de partida no Castelão. Enquanto a Bolívia Querida explorava as jogadas pelas pontas, com destaque para a habilidade de Pimentinha pelo lado direito, o time cearense procurava espaços para tentar o contragolpe rápido, mas as duas equipes sofreram para criar boas jogadas de ataque.

A partida só começou a ganhar emoção aos 20 minutos, com a primeira grande chance de gol do Ferroviário: Geninho aproveitou cobrança de falta de Ciel, cabeceou e obrigou Felipe a se esticar todo para desviar a bola, que ainda bateu na trave. Na sobra, Geninho soltou o chute forte e mandou a bola por cima do gol. Depois do susto, o Sampaio Corrêa valorizou mais a posse de bola e tentou criar jogadas no campo de ataque, porém, o Ferroviário se segurou bem até o fim do primeiro tempo.

Depois de um primeiro tempo tímido, o Sampaio Corrêa voltou mais agressivo para a segunda etapa e quase abriu o placar aos 10 minutos, com Cláudio Cebolinha, que avançou pelo meio-campo, soltou o chute forte da entrada da área e quase acertou o ângulo esquerdo de Douglas Dias. O Ferroviário respondeu com duas finalizações: Gabryel Martins, aos 11, fez bela jogada individual e chutou pela linha de fundo, enquanto Ciel, aos 13, arriscou da entrada da área, para defesa de Felipe.

Com o passar do tempo, o Sampaio Corrêa assumiu o domínio do jogo, diante de um Ferroviário que parecia satisfeito com o empate. Aos 16 minutos, Maurício cobrou falta, Douglas Dias afastou de soco, e Adauto Junior, na sobra, tentou o desvio de cabeça, que foi defendido por Douglas Dias. Já aos 34, Bruno Baio foi lançado por Rafael Luiz na grande área e fez o desvio de carrinho, mas a bola saiu pela linha de fundo. Com o empate sem gols, Sampaio Corrêa e Ferroviário tiveram que decidir o seu destino na Copa do Brasil nos pênaltis.

Pênaltis

Sampaio Corrêa e Ferroviário tiveram 100% de aproveitamento nas três primeiras cobranças de pênaltis: Bruno Baio, Eloir e Gazão marcaram para a Bolívia Querida, enquanto Ciel, Vitinho e Léo Rafael balançaram as redes pelo time cearense. Na quarta cobrança, o Sampaio abriu vantagem: após chute certeiro de Pimentinha, o goleiro Felipe defendeu a finalização de Bryan Gabriel. Por fim, Rafael Luiz marcou o quinto gol do Sampaio e decretou a classificação do time maranhense para a terceira fase da Copa do Brasil.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Felipe; Maurício (Rafael Luiz), Franklin, Cortez e Thallyson; Pablo (Gazão), Evandro (Eloir) e Adauto Junior (Hiago Cena); Pimentinha, Cebolinha (Edrean) e Bruno Baio. Treinador: Thiago Gomes

FERROVIÁRIO: Douglas Dias; Wesley, Geninho, Willian Rocha e Ernandes (Bryan Gabriel); Lincoln, Wilker (Henrique Vermudt) e Ralph (Léo Rafael); Gabryel Martins (Marcelinho), Vinícius Alves (Vitinho) e Ciel. Treinador: Maurício Copertino

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.