Punição

Daniel Alves é condenado a quatro anos e meio de prisão por estupro na Espanha

Ex-jogador da Seleção Brasileira e do Barcelona foi condenado por estupro de uma mulher no banheiro de uma boate de Barcelona.

Imirante Esporte

Atualizada em 22/02/2024 às 09h06
Daniel Alves foi condenado por estupro na Espanha
Daniel Alves foi condenado por estupro na Espanha (Reprodução / Instagram)

BARCELONA - Saiu a condenação do ex-jogador brasileiro Daniel Alves pelo estupro de uma mulher no banheiro em uma boate de Barcelona, na Espanha. Daniel recebeu o anúncio da decisão da Justiça espanhola na manhã desta quinta-feira (22). O ex-jogador da Seleção Brasileira e do Barcelona foi condenado a quatro anos e meio de prisão. Os magistrados consideraram, na decisão publicada duas semanas após o fim do julgamento, que "está provado que a vítima não consentiu e que existem elementos de prova, além do depoimento da denunciante, para entender como comprovado o estupro".

O tribunal espanhol também determinou cinco anos adicionais de liberdade condicional, uma ordem de restrição para que ele não se aproxime da vítima por nove anos e meio e o pagamento de uma indenização de 150.000 euros (pouco mais de 800.000 reais). O ex-jogador, de 40 anos, pode apresentar recurso contra a sentença.

O Ministério Público havia pedido pena de nove anos de prisão para o brasileiro. A defesa de Daniel havia solicitado a absolvição e, em caso de condenação, havia mencionado o consumo de bebidas alcoólicas como uma das possíveis circunstâncias atenuantes. 
Assim como durante o julgamento, que aconteceu entre 5 e 7 de fevereiro, Daniel Alves foi conduzido nesta quinta-feira à Audiência de Barcelona em uma van da polícia, procedente da prisão espanhola na qual está detido há 13 meses.

Mais sobre a acusação

Daniel Alves foi preso na Espanha depois de se apresentar voluntariamente a uma delegacia de polícia para responder pela suposta agressão sexual à época. Em 2 de janeiro, a polícia catalã recebeu a denúncia da vítima, que disse ter sofrido toques indesejados do jogador em boate. Daniel Alves respondeu a uma intimação da polícia e se dirigiu à delegacia de Les Corts, situada perto do estádio do Barcelona, Camp Nou. Na sequência, o atleta foi detido.

Segundo a justiça espanhola, há vários indícios de que o brasileiro cometeu o crime, como testes de DNA e imagens de câmeras de segurança.  O jogador estava de férias na cidade antes de voltar para o Pumas, do México, após disputar a Copa do Mundo no Catar com a Seleção Brasileira, derrotada nas quartas de final.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.