É campeão!

Flamengo perde para o São Paulo, mas conquista o Brasileirão

O jogo terminou com vitória do Tricolor paulista no Morumbi, mas o empate entre Internacional e Corinthians deu o título ao Flamengo.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Flamengo perde para o São Paulo, mas conquista o Brasileirão. / Foto: Divulgação/Flamengo.
Flamengo perde para o São Paulo, mas conquista o Brasileirão. / Foto: Divulgação/Flamengo.

Flamengo e São Paulo entraram em campo na noite desta quinta-feira (25), em jogo válido pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. A “final do Brasileirão” foi disputada no estádio do Morumbi, às 21h30, e o Rubro Negro precisava de uma vitória para garantir o troféu nacional.

Flamengo perde para o São Paulo, mas conquista o Brasileirão. / Foto: Divulgação/Flamengo.
Flamengo perde para o São Paulo, mas conquista o Brasileirão. / Foto: Divulgação/Flamengo.

Sem Diego Alves e Willian Arão, lesionados, Rogério Ceni mandou a campo o seguinte time titular: Hugo, Mauricio Isla, Rodrigo Caio, Gustavo Henrique e Filipe Luís; Gerson, Diego, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.

O jogo

A grande final do Campeonato Brasileiro foi disputada por Flamengo e São Paulo, e o duelo começou com pressão Rubro-Negra, que teve a primeira chance aos seis minutos. Após cobrança de escanteio de Arrascaeta, a bola foi desviada e sobrou para Gabigol, que bateu de primeira, mas isolou.

Aos 12 minutos, excelente defesa de Thiago Volpi para impedir o primeiro gol do Flamengo. Filipe Luís cobrou falta dentro da área e Gustavo Henrique cabeceou, dando trabalho para o goleiro adversário.

O Flamengo iniciou o embate impondo o seu ritmo de jogo, com superioridade na posse de bola e dominando as ações. O São Paulo, recuado, apostava na marcação e esperava o Rubro Negro na tentativa de jogar no contra-ataque.

Aos 31, o Mengo teve uma boa chance após cobrança de falta. Arrascaeta bateu na barreira e, no rebote, Everton Ribeiro mandou um chute rumo à meta de Volpi, mas mandou para fora. Na tentativa de quebrar a marcação do Tricolor, o Flamengo trabalhava a bola e, aos poucos, ia encontrando os espaços na defesa adversária.

Apesar do domínio do Flamengo, o primeiro gol marcado foi do São Paulo. Após uma sequência de erros, uma falta infantil de Everton Ribeiro e barreira mal armada por Hugo, Luciano converteu a cobrança e abriu o marcador. Flamengo 0 x 1 São Paulo.

Aos cinco minutos, gol do Flamengo. Após cobrança de escanteio, Gustavo Henrique tocou de cabeça para Bruno Henrique, que só teve o trabalho de cabecear para as redes de Volpi. Flamengo 1×1 São Paulo.

Apesar do empate, o Rubro-Negro tinha que buscar a vitória para não depender do resultado do Internacional, que jogava em casa. No entanto, na busca pelo segundo gol, o Mengo viu o Tricolor ampliar o marcador. Aos 13 minutos, em uma saída de bola errada de Hugo, Daniel Alves recebeu um presente e entregou para Pablo, que só teve o trabalho de mandar para o fundo do gol. Flamengo 1×2 São Paulo.

É lá e cá. Aos 20, primeira substituição no Flamengo. Gabigol sentiu a coxa e foi substituído por Pedro, que participou de uma jogada perigosa logo após sua entrada. Pedro brigou pela bola na direita e cruzou na área. Bruno Henrique cabeceou e passou muito perto das redes. São Paulo 2×1 Flamengo.

Aos 27, alteração dupla no Rubro Negro. Isla e Diego saíram de campo para as entradas de Matheuzinho e João Gomes.

Apesar das alterações, o Flamengo tinha posse de bola, mas não conseguia furar a marcação do São Paulo para empatar o jogo e, com a derrota, dependia de um tropeço do Internacional para garantir o título.

Sem conseguir criar nada na segunda etapa, o Rubro Negro só foi ter outra chance de gol aos 45, com Bruno Henrique. Filipe Luís lançou na área e o camisa 27 bateu, mas parou na defesa de Volpi.

Para matar os torcedores do coração, os árbitros de São Paulo x Flamengo e Internacional x Corinthians deram sete minutos de acréscimos. Jogo até os 52 nos dois estádios. O jogo terminou com vitória do Tricolor paulista no Morumbi, mas o empate entre Internacional e Corinthians deu o título ao Flamengo.

Flamengo perde para o São Paulo, mas conquista o Brasileirão. / Foto: Divulgação/Flamengo.
Flamengo perde para o São Paulo, mas conquista o Brasileirão. / Foto: Divulgação/Flamengo.

O Flamengo conquistou o bicampeonato brasileiro consecutivo nesta quinta-feira no Morumbi. Foi o oitavo título do rubro-negro, considerando a Copa União de 1987.

Desde os anos 1980, o Flamengo venceu pelo menos um título nas últimas décadas. O primeiro bicampeonato seguido aconteceu em 1982 e 1983.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.