Copa do Mundo

Marquinhos se vê mais experiente e versátil para novo ciclo de Copa do Mundo pela Seleção Brasileira

Marquinhos é um dos 23 convocados para as partidas contra Bolívia e Peru, que abrem a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022.

Imirante Esporte, com informações da CBF

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Zagueiro inicia seu segundo ciclo de Copa do Mundo como um dos pilares defensivos da equipe.
Zagueiro inicia seu segundo ciclo de Copa do Mundo como um dos pilares defensivos da equipe. ( Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

BRASIL - Aos 26 anos de idade, Marquinhos já é um dos mais experientes jogadores da Seleção Brasileira. Perto de completar 50 jogos (atualmente ele tem 47), o zagueiro inicia seu segundo ciclo de Copa do Mundo como um dos pilares defensivos da equipe. E aposta justamente na capacidade de traduzir essa evolução em boas atuações pela Seleção.

Marquinhos é um dos 23 convocados para as partidas contra Bolívia e Peru, que abrem a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022. Em entrevista coletiva virtual na Granja Comary, em Teresópolis, nesta segunda-feira, o defensor do Paris Saint-Germain (FRA) fez uma análise do próprio crescimento nos últimos anos.

"Com certeza, com o passar dos anos, com a experiência, a bagagem... A gente sabe o quanto isso é importante no futebol e na vida. Eu procurei evoluir, amadurecer. Hoje, tenho muito mais responsabilidade do que aquele menino que tinha recém chegado na Seleção. Procuro dar meu máximo para a Seleção Brasileira, trazer o que tenho do clube. Trago para cá, para, com minha experiência e minha bagagem, fazer o melhor pela Seleção", avaliou Marquinhos.

Além da experiência, nos últimos anos, Marquinhos ganhou uma característica muito valiosa no futebol moderno: a versatilidade. Em diferentes ocasiões, o zagueiro chegou a atuar como lateral-direito e até mesmo como meio-campista. Foi assim na reta final da UEFA Champions League. Como volante, o brasileiro foi um dos melhores jogadores do Paris Saint-Germain na campanha que terminou com o vice-campeonato. Apto para atuar em qualquer uma dessas posições, Marquinhos ressaltou que o importante é estar disponível para o que o time precisar.

"Eu venho há alguns anos fazendo esse balanço de uma posição e de outra. No começo, pode ser que me perturbava um pouco, mas acho que hoje estou muito acostumado e adaptado. Nas finais da Champions, acabei atuando como volante, e agora, depois das férias, nos primeiros jogos do Campeonato Francês, atuei bastante como zagueiro. É cada vez mais uma coisa adaptável e normal na minhas atuações, tento o mais rápido possível me adaptar e não perder as funções. Hoje já estou bem acostumado", ponderou o polivalente Marquinhos.

O retorno aos gramados pela Seleção Brasileira interrompe uma seca de quase um ano sem vestir a Amarelinha. Muito dessa espera se deu por conta da paralisação para a pandemia de coronavírus. Um dos atletas que já tiveram Covid-19, Marquinhos destacou que o protocolo de segurança deixou o ambiente bem diferente, longe do normal com o qual os jogadores estavam habituados.

Mas o zagueiro sabe a importância e a necessidade de se respeitar as normas de proteção para conter ao máximo o risco de contaminação, tanto dentro quanto fora dos campos.

"É um momento diferente e ao mesmo tempo especial para nós, depois de tanto tempo fora da Seleção. Ter a oportunidade de voltar e atuar dentro desse contexto, um contexto excepcional", disse, antes de reforçar os protocolos estabelecidos para o controle da pandemia.

"É diferente de tudo aquilo que a gente vinha vivendo. A Seleção sempre teve muita gente se unindo, muita gente dentro do estádio, é um momento único. Que a gente tenha todo mundo junto para combater esse vírus. A gente já teve essa experiência. Eu, particularmente, no PSG, na Champions, em que ficamos numa bolha, no hotel, só saindo para treinar e jogar. Aqui não vai ser diferente. É realmente focar naquilo que a gente tem que fazer, trabalhar nas Eliminatórias, ganhando esses jogos para que a gente possa se classificar para a Copa do Mundo', concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.