Copa Sul-Americana

Atlético (PR) bate Junior nos pênaltis e se torna campeão da Copa Sul-Americana

Furacão conquistou seu primeiro título continental em 94 anos.

Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h15
Atlético Paranaense, campeão da Copa Sul-Americana de 2018.
Atlético Paranaense, campeão da Copa Sul-Americana de 2018. (Divulgação / Conmebol)

CURITIBA – O Clube Atlético Paranaense conquistou, na noite desta quarta-feira (12), o maior título em seus 94 anos de história. Contando com o apoio de mais de 40 mil torcedores na Arena da Baixada, o Furacão encontrou dificuldades diante do Junior Barranquilla, da Colômbia, e teve que se contentar com o empate por 1 a 1 no segundo jogo da final da Copa Sul-Americana, após 120 minutos de bola rolando. Na disputa de pênaltis, entretanto, o Rubro-Negro bateu os colombianos por 4 a 3 e se tornou campeão inédito do torneio continental.

Precisando da vitória em casa para conquistar a Sul-Americana, já que arrancou um empate por 1 a 1 no primeiro jogo, em Barranquilla, o Atlético Paranaense começou bem a partida e abriu o placar aos 25 minutos do primeiro tempo, com o centroavante Pablo. O Junior, entretanto, buscou o empate: Teo Gutierrez, aos 12 do segundo tempo, aproveitou um cochilo da defesa rubro-negra e balançou as redes na Arena. Sem gols na prorrogação, a disputa foi para os pênaltis: Jonathan, Raphael Veiga, Bergson e Thiago Heleno marcaram para o Atlético, enquanto Narváez, Pérez e Viera fizeram pelo Junior.

Com o inédito título da Copa Sul-Americana, o Atlético Paranaense carimbou passaporte de forma direta para a fase de grupos da Copa Libertadores 2019, garantiu vaga na Recopa Sul-Americana e disputará a Copa Suruga Bank. O Furacão é o quarto brasileiro a conquistar a Sul-Americana: antes, Internacional, São Paulo e Chapecoense levantaram o troféu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.