Seleção Brasileira

Rogério Micale convoca Seleção sub-20 para Sul-Americano

A competição será disputada entre 18 de janeiro e 11 de fevereiro, no Equador.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
O treinador Rogério Micale convocou 23 atletas para o Sul-Americano.
O treinador Rogério Micale convocou 23 atletas para o Sul-Americano. (Rafael Ribeiro / CBF)

RIO DE JANEIRO - O técnico da Seleção Brasileira sub-20, Rogério Micale, divulgou nesta quarta-feira a lista com os 23 jogadores para a disputa do Sul-Americano da categoria, entre 18 de janeiro e 11 de fevereiro de 2017, no Equador. São Paulo e Flamengo foram os times mais lembrados, emprestando três atletas cada um. Corinthians, Vasco e Fluminense vão ceder dois. Há também três que vêm da Europa: o lateral Rogério, da Juventus, o zagueiro Lucas Cunha, do Braga, e o meia Caio Henrique, do Atlético de Madri.

Nos últimos meses, Micale, campeão olímpico no Rio 2016, em agosto, visitou os centros de treinamentos de várias equipes do futebol nacional para acompanhar, também, o trabalho nas categorias de base dos clubes. Do Tricolor paulista, o treinador convocou o goleiro Lucas Perri, o zagueiro Lyanco e o atacante David Neres, que tem se destacado no profissional.

O lateral esquerdo Guilherme Arana, campeão brasileiro em 2015, e o zagueiro Léo Santos são os representantes do Corinthians. Enquanto o atacante Artur leva o nome do Palmeiras para a Seleção sub-20.

O Brasil é o maior campeão do Sul-Americano da categoria, com 11 títulos, mas não conquista o torneio há duas edições (2013 e 2015). Na última vez que levantou a taça, em 2011, o Brasil contava com nomes como Neymar, Philippe Coutinho, Casemiro, Lucas e Oscar. Uruguai e Argentina, com sete e cinco troféus, respectivamente, são os outros países com destaque no torneio continental.

Os jogadores deverão se apresentar na próxima segunda-feira, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), para iniciar a preparação. Lá, a delegação fica até o dia 23 de dezembro, quando parte para as festas de fim de ano, voltando aos trabalhos no dia 2 de janeiro de 2017.

Em sorteio realizado nesta quarta-feira, o Brasil caiu no Grupo A da competição, tendo as companhias de Equador, Chile, Colômbia e Paraguai. Na outra chave estão Argentina, Uruguai, Peru, Venezuela e Bolívia. Os três melhores de cada grupo se classificam para o hexagonal final. No fim, os quatro primeiros garantem vaga no Mundial sub-20, em maio, na Coreia do Sul.

“Caímos num grupo forte, equilibrado, mas vamos nos preparar para chegarmos bem na competição. Tivemos a oportunidade de enfrentar o Chile e o Equador em outubro, são duas equipes muito agressivas, que jogam para frente”, analisou o técnico Rogério Micale ao site oficial da CBF.

Veja abaixo a lista de convocados:

Goleiros
Caíque (Vitória)
Cleiton (Atlético-MG)
Lucas Perri (São Paulo)

Laterais
Dodô (Coritiba)
Gustavo Cascardo (Atlético-PR)
Guilherme Arana (Corinthians)
Rogério (Juventus-ITA)

Zagueiros
Gabriel (Avaí)
Léo Santos (Corinthians)
Lucas Cunha (Braga-POR)
Lyanco (São Paulo)

Meio-campistas
Caio Henrique (Atlético de Madri-ESP)
Douglas Gomes (Fluminense)
Douglas Luiz (Vasco)
Maycon (Ponte Preta)
Lucas Paquetá (Flamengo)
Everton Felipe (Sport)

Atacantes
Artur (Palmeiras)
Caio Monteiro (Vasco)
David Neres (São Paulo)
Felipe Vizeu e Matheus Sávio (Flamengo)
Richarlison (Fluminense)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.