Atletismo

CBAt irá homenagear bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva

Adhemar Ferreira da Silva foi ouro em Helsinque 1952 e Melbourne 1956.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
Adhemar Ferreira da Silva é dono de duas medalhas de ouro olímpicas, além de cinco recordes mundiais no salto triplo.
Adhemar Ferreira da Silva é dono de duas medalhas de ouro olímpicas, além de cinco recordes mundiais no salto triplo. (Acervo/Gazeta Press)

SÃO PAULO - A Confederação Brasileira de Atletismo, em conjunto com o São Paulo Futebol Clube e o Panathlon Club de São Paulo, homenageará Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico do salto triplo em Helsinque 1952 e Melbourne 1956, neste sábado.

Uma placa com informações sobre o atleta será inaugurada no cemitério Chora Menino, na zona norte de São Paulo, onde Adhemar foi sepultado em 2001, quando faleceu aos 73 anos vítima de uma parada cardíaca.

Adhemar Ferreira da Silva conquistou, além de dois ouros olímpicos, o tricampeonato em Jogos Pan-Americanos (Buenos Aires 1951, Cidade do México 1955 e Chicago 1959). Detentor de cinco recordes mundiais no salto triplo, ele chegou à última melhor marca justamente no Pan da Cidade do México, quando estabeleceu 16,56m como melhor marca do planeta.

Adhemar também é o responsável pelas duas estrelas douradas presentes no escudo do São Paulo. O atleta, que defendeu o clube do Morumbi, recebeu a honraria da instituição por conta das duas medalhas de ouro conquistadas nas Olimpíadas de Helsinque e Melbourne. Além do Tricolor, Adhemar também defendeu o Vasco da Gama.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.