Mais uma mudança!

CBF muda posicionamento da cabine do VAR no Brasileirão e anuncia novidades para 2026

CBF muda o posicionamento da cabine do VAR no Brasileirão e prepara novidades tecnológicas para a arbitragem em 2026.

Gustavo Coelho/Imirante Esporte

CBF muda o posicionamento da cabine do VAR no Brasileirão e prepara novidades
CBF muda o posicionamento da cabine do VAR no Brasileirão e prepara novidades (Fernando Torres / CBF)

BRASIL - A CBF vai promover mudanças importantes no uso do VAR a partir deste Campeonato Brasileiro. Entre as principais alterações está a mudança do local da cabine do VAR, que deixará de ficar próxima aos bancos de reservas e passará, na maioria dos estádios, para o lado oposto do campo.

A medida será adotada em todas as competições organizadas pela entidade que utilizam o árbitro de vídeo e tem como objetivo melhorar a comunicação e reduzir interferências externas durante as revisões.

CBF busca melhorar comunicação na área de revisão do VAR

De acordo com a CBF, a mudança no posicionamento da cabine do VAR visa oferecer mais tranquilidade para a equipe de arbitragem durante as análises das jogadas.

— Estamos trabalhando para a mudança de posicionamento da área de revisão. Ela passa a ficar do outro lado do campo, onde o áudio terá mais tranquilidade, menos vazamento de som e uma comunicação mais clara, direta e padronizada — explicou Netto Góes, presidente do Grupo de Trabalho de Arbitragem.

Dependendo da estrutura do estádio, a cabine poderá ser instalada também em posições estratégicas, como áreas próximas à linha de fundo.

Impedimento semiautomático segue sem data para estreia

Outra novidade prevista pela CBF é a implantação da tecnologia do impedimento semiautomático no VAR a partir da temporada 2026. O planejamento inicial era iniciar o uso já na primeira rodada do Brasileirão, mas o cronograma sofreu ajustes.

Entre as pendências estão:

Visitas técnicas a todos os estádios que receberão a tecnologia

Importação dos equipamentos necessários

Testes operacionais antes da estreia oficial

Ao todo, 27 estádios da Série A receberão a tecnologia. Ainda não há previsão para o início do funcionamento do sistema.

Nesta última semana, equipes técnicas da CBF realizaram visitas aos estádios de Porto Alegre, enquanto outras praças ainda aguardam inspeções e jogos-teste.

Programa de arbitragem profissional começa em 2026

Além das mudanças estruturais no VAR, a CBF anunciou oficialmente o programa de profissionalização da arbitragem brasileira, que começa em 2026, inicialmente no Campeonato Brasileiro da Série A.

No primeiro ano, serão contratados 72 profissionais, distribuídos da seguinte forma:

20 árbitros principais

40 árbitros assistentes

12 árbitros de VAR

Os contratos terão duração de um ano, com início em 1º de março, após assinatura prevista para fevereiro. Os profissionais serão contratados como pessoa jurídica e não terão dedicação exclusiva, mas sim prioridade para as atividades de arbitragem.

Salários e bônus por desempenho

A remuneração dos árbitros será composta por:

Salário fixo mensal

Pagamento por partida

Bônus por desempenho

Os valores variam conforme a categoria (árbitro Fifa ou CBF). A CBF não divulgará os valores individualmente, mas a média salarial será de cerca de R$ 13 mil mensais, enquanto árbitros principais podem receber acima de R$ 30 mil fixos, além das variáveis.

CBF aposta em modernização da arbitragem

As mudanças na cabine do VAR, a chegada do impedimento semiautomático e a profissionalização da arbitragem fazem parte de um pacote de modernização da CBF, que busca elevar o padrão técnico, reduzir erros e padronizar a comunicação nas decisões de arbitragem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.