ASSUNÇÃO (PARAGUAI) - O Atlético-MG viu o sonho do título inédito da Copa Sul-Americana escapar na noite deste sábado (22), ao perder para o Lanús nos pênaltis por 5 a 4, após um empate por 0 a 0 persistir no tempo normal e na prorrogação da decisão realizada no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. Enquanto o time argentino fez a festa pelo segundo título da Sul-Americana em sua história, o Galo ficou com o amargo vice-campeonato.
Atlético-MG e Lanús fazem final truncada e de poucas chances de gol
Durante os 90 minutos e a prorrogação, o jogo foi marcado por muita tensão e pouca inspiração técnica de ambos os lados. O Atlético-MG teve o domínio territorial e criou as melhores chances, mas esbarrou na trave — em uma cobrança de falta de Bernard ainda no primeiro tempo — e na sólida defesa argentina. O Lanús, jogando de forma reativa, travou o jogo e tentou encaixar contra-ataques, arrastando a decisão para o tempo extra. Na prorrogação, o desgaste físico pesou e, apesar da pressão mineira, o placar permaneceu inalterado.
A decisão por pênaltis foi dramática e repleta de reviravoltas. Logo nas primeiras cobranças, os dois times desperdiçaram: Walter Bou parou em defesa de Everson, e Hulk viu seu chute ser defendido pelo goleiro Losada. A disputa seguiu equilibrada até a quarta rodada, quando Biel perdeu para o Galo. O Lanús teve a chance do título nos pés de Lautaro Acosta, mas o argentino isolou a cobrança, permitindo que o goleiro Everson convertesse a sua e levasse a decisão para as alternadas. Na sétima cobrança, porém, o herói virou vilão para os mineiros: após Watson marcar para o Lanús, o zagueiro Vitor Hugo bateu cruzado e o goleiro Losada voou para defender, decretando o 5 a 4 e o título para o time granate.
Atlético-MG perde chance de garantir vaga na próxima Libertadores
Com o vice-campeonato em Assunção, o Atlético-MG perde a chance de garantir vaga direta na Copa Libertadores de 2026 pela Copa Sul-Americana e volta suas atenções para a reta final do Brasileirão, onde ainda tem chances de confirmar classificação para o principal torneio do continente. Já o Lanús, após faturar o bi da Sul-Americana, volta as atenções para as oitavas de final do Torneio Clausura do Campeonato Argentino, onde enfrentará o Tigre.
Próximo jogo do Atlético-MG
O Atlético-MG tenta juntar os cacos e volta a campo na próxima terça-feira (25), às 21h30, para um clássico nacional contra o Flamengo, na Arena MRV, em jogo válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. No momento, o Galo está em 11º lugar no Brasileirão, com 44 pontos.
Assista aos melhores momentos em alta definição no OneFootball:
Confira como foi a disputa de pênaltis em alta definição no OneFootball:
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.