É ouro!

Brasil vence a Colômbia e conquista o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago

Brasil conquistou o bicampeonato consecutivo e o pentacampeonato alternado do basquete. .

Com informações da CBB

- Atualizada em 29/10/2023 às 22h17
Jogadoras do Brasil festejam vitória
Jogadoras do Brasil festejam vitória (Reprodução / Instagram americupw)

SANTIAGO - É bicampeão. É pentacampeão. A Seleção Brasileira derrotou a Colômbia por 50 a 40 na noite deste domingo (29), no Poliesportivo 1, e conquistou a medalha de ouro no basquete feminino nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, ficando com o bicampeonato consecutivo e o pentacampeonato alternado.

A Seleção era a atual campeã do Pan e ficou com o título em 1967, 1971 e 1991. Assim, além do bicampeonato consecutivo, o ouro valeu o pentacampeonato.

Na decisão contra a Colômbia, o Brasil não pôde contar com Manu, que levou uma pancada no joelho direito, e Maria Albiero, que fraturou o metacarpo da mão direita. Ambas na semifinal contra a Argentina.

O confronto foi bem mais nervoso que o da primeira fase. E com a pontuação mais baixa. O Brasil venceu o primeiro quarto por 23 a 15, com Leila bem nas bolas de três e Érika castigando no garrafão. Com as defesas mais eficientes que os ataques, o duelo foi para o intervalo com apenas 32 a 23.

Com os dois times errando muito, o terceiro período teve apenas 6 a 6 na parcial e o Brasil seguia vencendo, com 38 a 29, mas com baixo aproveitamento no ataque. No último período, o ataque funcionou um pouco melhor, apesar do nervosismo, e o Brasil fechou vencendo por 50 a 40.

O Pan e o que vem por aí

O Brasil estava no Grupo B, com Colômbia, Venezuela e México. Venceu todos os duelos. E depois da primeira fase, pegou a Argentina nas semifinais.

Após o bicampeonato do Pan, nossa Seleção feminina mira agora o Pré-Olímpico Mundial de 8 a 11 de fevereiro, em Belém, no Ginásio Mangueirinho, quando enfrenta Austrália, Sérvia e Alemanha. Três países vão avançar aos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.