Luto no futebol

Pelé, o maior jogador da história do futebol, morre aos 82 anos

Tricampeão mundial com a seleção brasileira estava internado havia um mês para tratamento de um câncer no cólon.

Luciano Dias / Imirante Esporte

Atualizada em 29/12/2022 às 17h17
Edson Arantes do Nascimento foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor no cólon direito no ano passado.
Edson Arantes do Nascimento foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor no cólon direito no ano passado. (Foto: Instagram/Pelé)

BRASIL - Morreu, nesta quinta-feira (29), Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, aos 82 anos, o maior jogador da história do futebol. O tricampeão mundial com a seleção brasileira estava internado havia um mês para tratamento de um câncer no cólon, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. 

Leia também:

Pelé completa um mês internado e hospital aponta melhora em quadro de saúde

Sem o pai, filha de Pelé publica foto da família no hospital: "Quase todos"

Pelé tem progressão de doença oncológica e requer maiores cuidados

De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital, a morte de Pelé ocorreu em decorrência de falência múltipla de órgãos. 

"O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia", diz o texto divulgado. Pelé estava internado no hospital desde 29 de novembro.

A família ainda não divulgou detalhes sobre o velório, mas uma estrutura foi montada na Vila Belmiro nos últimos dias para receber a vigília. O sepultamento ocorrerá em Santos.

Internação

Pelé foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor no cólon direito no ano passado. Na ocasião, ele deu entrada no centro de saúde em agosto de 2021, para passar por uma bateria de exames que faz anualmente, mas que estava atrasada por causa da pandemia de Covid-19. Foi quando a lesão foi detectada. Após passar pela cirurgia, Plé iniciou o tratamento de quimioterapia, mas ultimamente seu organismo não respondia mais ao tratamento.

O câncer de cólon, chamado também de câncer do intestino grosso ou câncer colorretal quando afeta o reto, surge quando as células na parte interior do cólon se multiplicam de forma diferente uma das outras, dobrando de tamanho e se inflamando. 

Biografia

Edson Arantes do Nascimento nasceu no dia 23 de outubro de 1940 no munícipio  de Três Corações, no sul do Estado de Minas Gerais. De família humilde, filho de Celeste e de João Ramos do Nascimento, jogador de futebol conhecido como Donadinho.

Ainda criança, mas já conhecido pelo apelido de Pelé, ele já queria seguir os passos do pai no futebol. Após se mudar com a família para a cidade de Bauru, no interior do Estado de São Paulo, Pelé começou a sua carreira no futebol amador de campo e de salão.

Aos 15 anos, Pelé foi levado para fazer um teste no time do Santos. E em 1956 foi contratado pelo time tendo destaque na equipe. No ano seguinte, Pelé convocado para a seleção brasileira de futebol, que se preparava para a Copa de 58.

Pelé, aos 17 anos, foi convocado para a Copa na Suécia. Mesmo sendo reserva nas duas primeiras partidas da seleção brasileira, ele marcou seis gols e ajudou o Brasil a ser campeão pela primeira vez. No ano seguinte, Pelé foi artilheiro do Campeonato Sul-Americano de Futebol de 1959.

Na Copa no Chile, em 1962, já consagrado como jogador do Santos, Pelé fez uma boa partida contra o México na estreia, mas acabou sofrendo uma distensão muscular contra a Tchecoslováquia e não jogou o resto do torneio. O Pelé também sofreu lesões nos jogos contra a Bulgária e Portugal em 1966.

Pelé viveu o auge da sua carreira na Copa do México, em 1970. Já conhecido com o Rei do Futebol, em seis partidas, ele fez quatro gols, seis assistências, encantando o mundo e conseguindo levar a seleção brasileira ao tricampeonato da competição.

Com essa conquista, Pelé se tornou o único atleta na história a ganhar três Copas como jogador.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.