(Divulgação)

COLUNA

Coluna Via Digital
Coluna Via Digital por Lucia Camargo Nunes, economista e jornalista especializada no setor automotivo.
Coluna Via Digital

Picapes lideram vendas de veículos no Maranhão

Strada e Hilux são os veículos mais vendidos até agora no Estado, seguidos pela dupla Onix (hatch e sedã) e pelo SUV Hyundai Creta.

Lucia Camargo Nunes*

Atualizada em 02/05/2023 às 23h39
A Toyota Hilux, é o segundo modelo mais emplacado no Maranhão.
A Toyota Hilux, é o segundo modelo mais emplacado no Maranhão. (Foto: Divulgação)

BRASIL - De janeiro a setembro, o Maranhão teve pouco mais de 18 mil auto veículos (automóveis e comerciais leves) vendidos, uma queda de -18,5% em relação ao mesmo período de 2021. A retração no Estado é maior do que a média no Brasil, que é de -5%.

A Fiat lidera não apenas como marca (23% de market share no Estado), como também o veículo mais vendido: a Strada.

Outra picape, a Toyota Hilux, é o segundo modelo mais emplacado no Maranhão no acumulado do ano, bem de perto da Strada, podendo ultrapassá-la até o fim do ano.

Os compactos dominam as vendas no Maranhão, junto com alguns modelos de SUVs. Confira a seguir o ranking de vendas.

Top 10 dos mais vendidos no Maranhão (de 1/1 a 15/10/22)

Modelo Unidades

1º Fiat Strada 1.368
2º Toyota Hilux1.341
3º Chevrolet Onix1.197
4º Chevrolet Onix Plus 1.025
5º Hyundai Creta 962
6º Renault Kwid770
7º Fiat Mobi677
8º Fiat Pulse638
9º Hyundai HB20622
10º Volkswagen Gol598

Fonte: Fenabrave

Vendas evoluem, mas inadimplência preocupa

Em bom ritmo de recuperação, as vendas de autoveículos no país mostraram fôlego em setembro, com média diária de 9,2 mil unidades de automóveis e comerciais leves, oitavo mês consecutivo em que as vendas por dia útil sobem. No mês todo foram emplacados 194 mil veículos.

Ainda há, contudo, algumas limitações de produção e paralisações da indústria por falta de semicondutores, crise que deve continuar até o primeiro semestre de 2023.

Não bastasse os entraves da produção, a Anfavea também se preocupa com as restrições ao crédito e aumento da inadimplência, enquanto a realidade de mercado hoje é ter como maioria vendas à vista e abastecimento a frotistas e locadoras por vendas diretas.

De acordo com a entidade, há uma demanda reprimida de mais de 600 mil veículos por locadoras.

A expectativa para 2023 é que com a retração da inflação, as taxas de juros baixem e isso volte a facilitar as condições de crédito para o setor.

Top 10 dos mais vendidos no Brasil (janeiro a setembro)

Modelo Unidades

1º Fiat Strada 86.007
2º Hyundai HB2070.745
3º Chevrolet Onix60.582
4º Volkswagen Gol 53.023
5º Chevrolet Onix Plus 51.824
6º Fiat Mobi50.035
7º Volkswagen T-Cross48.401
8º Chevrolet Tracker46.799
9º Hyundai Creta45.764
10º Jeep Compass45.760

Fonte: Fenabrave

A picape compacta Fiat Strada continua líder disparada de vendas de autoveículos nos 9 meses do ano, enquanto o Hyundai HB20, recentemente renovado, nada de braçada entre os automóveis. Depois dos compactos, os SUVs continuam com boas vendas pelo país.

Com chegada do Stepway 1.0, Sandero sai de linha

Desde 2017, quando lançou a atual linha do Sandero, a Renault havia alçado o Stepway, até então uma versão de estilo mais aventureiro do hatch, a SUV.

Essa mudança nunca pegou de fato. Pelos dados da Fenabrave, o Stepway continuava sendo um Sandero e por isso seus números de venda não são destacados.

Na semana passada, a Renault anunciou a introdução do motor 1.0 a essa versão pela primeira vez – os demais são 1.6 de 118 cv. Trata-se do três cilindros de até 82 cv, acoplado ao câmbio manual de 5 marchas, ao custo de R$ 77.990 na configuração Zen.

Quatro airbags, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, ajustes de altura do banco e volante, computador de bordo, alarme, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, rodas de 15 polegadas, faróis de neblina, multimídia de 7” e sensor de estacionamento são os principais itens de série.

Último suspiro do Sandero

A chegada da nova versão Stepway 1.0 indica o fim da série especial S Edition, a única opção de Sandero à venda hoje.

O Stepway, por sua vez, deverá ser substituído por um SUV compacto já anunciado pela marca, que será produzido no Paraná, para brigar na mesma faixa do Fiat Pulse, com a estreia de um novo motor 1.0 turbo. A previsão de quando será lançado ainda não foi anunciada pela Renault.

Vem aí o pneu sintético natural

Um estudo japonês pode dar início a uma nossa fase para a criação de uma espécie de borracha sintética natural.

A Sumitomo Rubber Industries, que produz os pneus Dunlop, junto com as Universidades de Tohoku, Kanazawa e Saitama, no Japão, sintetizou um biopolímero, a partir de uma enzima derivada do tomate.

A ideia é continuar esta linha de investigação na esperança de que ela conduza à melhoria dos rendimentos da borracha natural, além da criação de novas categorias de borracha natural que melhorem o desempenho geral dos pneus.

Metade do IPVA para eletrificados

Proprietários de carros elétricos e híbridos registrados na cidade de São Paulo terão desconto de 50% no IPVA em 2023. A medida vale também para veículos movidos a célula de hidrogênio, embora esse tipo de propulsão não seja comercializado (ainda) no país.

O abatimento do imposto será via reembolso, limitado a R$ 3.292, que pode ser abatido do IPTU ou depositado em conta bancária. Uma lei anterior previa um valor limite do veículo. Agora, todos são válidos.

O IPVA é um imposto dividido entre Estado e municípios. Com essa medida, a prefeitura de São Paulo abre mão de sua parte como incentivo ao consumo de veículos mais limpos e eficientes e pode servir de exemplo para que outras cidades sigam o mesmo caminho.

*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br. E-mail: lucia@viadigital.com.br.

Picapes lideram vendas de veículos no Maranhão

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.