Basquete

Sampaio e MB formam a base da Seleção Brasileira em Sul-Americano

Competição será realizada no mês de maio, na Venezuela. Confira convocadas.

Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
Iziane está na lista de convocadas para o Sul-Americano. (Foto: De Jesus/O Estado)
Iziane está na lista de convocadas para o Sul-Americano. (Foto: De Jesus/O Estado)

SÃO LUÍS – As equipes do Sampaio Corrêa Basquete e do Maranhão Basquete formam a base da Seleção Brasileira Adulta Feminina que irá disputar o Campeonato Sul-Americano entre os dias 20 e 26 de maio, em Barsiquimeto, na Venezuela. Ao todo, o técnico Antônio Carlos Barbosa convocou 15 jogadoras. Destas, sete defendem as equipes maranhenses.

O Sampaio Corrêa Basquete é o time que possui o maior número de atletas na Seleção Brasileira. Do time tricolor, Barbosa chamou cinco atletas, com destaque para a ala Iziane Castro. Além da camisa 8 do Sampaio, Ramona, Karina Jacon, Nádia e Palmira também vestirão a camisa amarelinha.

No Maranhão Basquete, duas atletas foram convocadas para compor o elenco brasileiro no Sul-Americano: a ala Patty e a pivô Êga. Patty, por exemplo, fez uma grande temporada na Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) e ajudou o MB a chegar às semifinais do torneio nacional. A ala teve média de 11,4 pontos por jogo na competição.

Patty teve grande desempenho com a camisa do Maranhão Basquete. (Foto: Gaspar Nobrega/inovafoto)
Patty teve grande desempenho com a camisa do Maranhão Basquete. (Foto: Gaspar Nobrega/inovafoto)

Demais convocadas

Finalista da LBF CAIXA, o Corinthians possui três atletas na lista de Antônio Carlos Barbosa: São elas: Bárbara (armadora), Gilmara (pivô) e Joice (armadora). Apesar de ter sido eliminado nas semifinais, quatro atletas do América de Recife também irão disputar o Sul-Americano: Adrianinha (armadora), Kelly (pivô), Tainá (armadora) e Tati (ala). A ala Jaqueline, do Santo André, foi a única atleta convocada de uma equipe não classificada às semifinais da LBF CAIXA.

“Nessa primeira convocação procuramos chamar as jogadoras que estão em melhores condições para esta competição, mas lembrando que não é definitiva para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Procuramos fazer uma lista enxuta e não muito ampla, com uma mesclagem de jogadoras jovens, outras que já vinham aparecendo nos ciclos anteriores e as mais experientes. O Sul-Americano não apresenta mais as facilidades das edições anteriores e não é o mesmo campeonato apresentado em outros anos. As equipes do continente evoluíram bastante”, disse o treinador brasileiro.

A Seleção Brasileira se apresenta no dia 2 de maio, às 12h de Brasília, em Campinas (SP), e realizará a preparação em dois períodos até o dia 17 de maio. Barbosa aproveitou para destacar os principais critérios utilizados na convocação para a disputa do Sul-Americano.

“Entre as convocadas teremos o retorno de jogadoras experientes e de minha confiança como as pivôs Kelly Santos e Êga. Elas possuem experiência e ainda estão em condições de jogar em nível internacional, além de serem importantes para o meu sistema tático. A armadora Adrianinha é indispensável para nossa equipe. Ela iniciou na seleção sob meu comando no Sul-Americano Juvenil do Equador (1996) e depois na Seleção Adulta no Sul-Americano do Brasil (1999) e no Pré-Olímpico de Cuba (1999)”, analisou Barbosa.

SELEÇÃO BRASILEIRA ADULTA FEMININA

Nome – Posição – Idade – Altura– Clube – UF

Adriana Moisés Pinto Mafra – Armadora – 37 anos – 1,70m – Uninassau / América de Recife (PE) – SP

Bárbara Generoso Honório – Armadora – 30 anos – 1,80m – Corinthians / Americana (SP) – SP

Gilmara Justino – Pivô – 35 anos – 1,83m – Corinthians / Americana (SP) – SP

Isabela Ramona Lyra Macedo – Ala – 21 anos - 1,80m – Sampaio Basquete (MA) – BA

Iziane Castro Marques – Ala – 34 anos – 1,82m – Sampaio Basquete (MA) – MA

Jaqueline de Paula Silvestre – Ala – 30 anos – 1,79m – Basketball Santo André (SP) – SP

Joice Cristina de Souza Rodrigues – Armadora – 29 anos – 1,76m – Corinthians / Americana (SP) – SP

Karina da Silva Jacob – Pivô – 30 anos – 1,85m – Sampaio Basquete (MA) – RJ

Kelly Santos Muller – Pivô – 36 anos – 1,93m – Uninassau / América de Recife (PE) – SP

Nádia Gomes Colhado – Pivô – 27 anos – 1,95m – Sampaio Basquete (MA) – SP

Palmira Cristina Marçal – Ala –31 anos – 1,78m –Sampaio Basquete (MA) – SP

Patrícia Teixeira Ribeiro – Ala – 25 anos – 1,76m – Maranhão Basquete (MA) – SP

Soeli Garvão Zakrzeski (Êga) – Pivô – 38 anos – 1,88m – Maranhão Basquete (MA) – PR

Tainá Mayara da Paixão – Armadora – 24 anos – 1,72m – Uninassau / América de Recife (PE) – SP

Tatiane Pacheco Nascimento – Ala – 25 anos – 1,81m – Uninassau / América de Recife (PE) – SP

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.