(Divulgação)
COLUNA
Cena & Som
Entre câmeras e playlists, vive Bruna Castelo Branco, jornalista cultural e diretora de TV que respira entretenimento. Fala (com paixão e um pouco de drama) sobre filmes, séries e mús
Livro

Casulo ao mar – um mergulho em Ikeda

Pesquisador lança livro neste sábado, às 18h30, no Cine Lume

Bruna Castelo Branco

Atualizada em 04/09/2025 às 10h13
Marcelo Ikeda (Foto: Divulgação/Óscar Araújo)
Marcelo Ikeda (Foto: Divulgação/Óscar Araújo)

Sábado, às 18h30, o Cine Lume vai receber o lançamento do livro Casulo ao mar: tempo e solidão nos filmes de Marcelo Ikeda. Confesso que fiquei animada com esse encontro, porque Ikeda é daqueles nomes que a gente já conhece do cinema brasileiro, mas sempre parece ter um mundo escondido por trás. Pesquisador, crítico, professor, curador e cineasta, ele construiu uma obra intensa, com mais de cinquenta filmes, que transitam entre diários íntimos, experimentações caseiras e registros que transformam o cotidiano em reflexão. É um cinema que fala de tempo, de solidão e, no fundo, de resistência.

O livro, organizado por Arthur Gadelha, reúne diferentes vozes e textos que iluminam esses filmes e a postura ética e estética do realizador. É impossível não se deixar envolver pelo olhar atento e delicado que percorre cada página.

E não é só isso: Ikeda, em São Luís, coordena o curso gratuito Economia e Mercado do Cinema e do Audiovisual (EMCA) 2025, oferecido pela Escola Lume de Cinema com apoio da Lei Paulo Gustavo. São 180 horas de imersão, voltadas para quem já trabalha com audiovisual no Maranhão e quer entender melhor as engrenagens do mercado, com dicas para criar projetos que se destaquem aqui e lá fora.

Gosto de pensar que a presença dele em São Luís vem em duas frentes: de um lado, o gesto poético do livro; do outro, a partilha prática do conhecimento, mostrando que cinema, além de uma arte inquestionável, é trabalho, estratégia e coragem. Entre o casulo e o mar, entre a solidão e o coletivo, Ikeda nos convida a ver e a fazer cinema de um jeito transformador.

Serviço

Lançamento do livro “Casulo ao mar: tempo e solidão nos filmes de Marcelo Ikeda”
 Sábado, 6 de setembro, às 18h30
Cine Lume (Office Tower - Renascença)

 


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.