PH: Margarida Gomes em Presidente Dutra
E mais: Preta quebrou um tabu
A voz do silêncio
O aclamado monólogo "Helena Blavatsky, a voz do silêncio”, assinado pela filósofa Lúcia Helena Galvão, chega ao palco do Teatro Arthur Azevedo nos dias 26 e 27 de julho, com sessões no sábado, às 20h, e no domingo, às 18h.
Essa obra transformadora, que marca a estreia de Lúcia Helena Galvão na dramaturgia, convida o público a um mergulho nos fragmentos filosóficos atemporais presentes na obra de Helena Blavatsky.
Desde sua estreia, em janeiro de 2023, no Teatro B32, em São Paulo, a peça tem conquistado plateias com temporadas ininterruptas, sessões lotadas e críticas entusiasmadas.
Medicina Legal
O Centro Universitário Santa Terezinha – CEST está com inscrições abertas para a nova Pós-Graduação em Medicina Legal e Perícia Médica, um curso completo, técnico e atual, voltado a médicos com registro no CRM que desejam atuar como peritos judiciais, administrativos, securitários ou assistentes técnicos.
Com duração de 18 meses e carga horária de 640 horas, o curso será 100% presencial e ofertado de forma quinzenal, proporcionando uma formação sólida e integrada à rotina profissional do médico.
A proposta metodológica alia teoria e prática, com aulas expositivas, atividades supervisionadas, simulações de laudos, estudos de caso, debates e visitas técnicas a instituições forenses, oferecendo uma vivência real da atuação pericial.
Fundo Amazônia
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciaram a destinação de até R$ 150 milhões em recursos não reembolsáveis do Fundo Amazônia para ações de prevenção e combate a incêndios florestais em estados do Cerrado e Pantanal.
Com parte significativa do seu território pertencente ao bioma Cerrado, o Maranhão é um dos estados contemplados com recursos para ações contra queimadas.
O projeto “Manejo Integrado do Fogo”, que teve os recursos aprovados, foi uma construção interministerial apresentada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e marca a primeira ação do fundo para aplicação de recursos no enfrentamento a incêndios em outros biomas além da Amazônia Legal. O Fundo Amazônia é gerido pelo BNDES sob coordenação do MMA.
Arraial Pão com Ovo
De 23 a 27 de julho, São Luís recebe a segunda edição do Arraial Pão com Ovo, uma celebração da cultura popular do Maranhão.
Com entrada franca e uma programação cuidadosamente curada, o evento será realizado no estacionamento do São Luís Shopping, sempre das 18h às 22h, reunindo grandes nomes da cultura local, batalhões tradicionais de bumba meu boi, tambor de crioula, danças típicas, artistas da música maranhense e uma ambientação inédita que conecta o público ao universo do espetáculo.
O arraial é uma extensão do trabalho da Santa Ignorância Companhia de Artes, criadora da comédia Pão com Ovo, que há 14 anos se destaca por valorizar o cotidiano maranhense com humor, crítica social e forte identidade cultural. Com personagens como Dijé e Clarisse, a peça tornou-se uma referência nacional em teatro popular.
Adeus aos segredinhos
Não é que a infidelidade ande descarada, atrevida, inconsequente. É que ela não tem mais como se esconder.
Houve um bafafá no meio do show do Coldplay, no Gillette Stadium, em Boston (EUA), na quarta-feira. Durante o tradicional quadro do Kiss Cam, em que o telão mostra casais se beijando, o vocalista Chris Martin acabou chamando a atenção planetária para um encontro extraconjugal.
Um CEO de empresa americana, casado, pai de dois filhos, estava num romance oculto com a diretora de RH: devidamente enlaçados em cena romântica, sem ter como negar ou perfumar a proximidade com qualquer mentira.
Adeus aos segredinhos...2
Nem o maior mitômano conseguiria acobertar as evidências e os risinhos cúmplices.
Assim que os dois se viram na tela gigante, entraram em pânico. Ele se agachou, ela cobriu o rosto com as mãos e virou de costas.
Como uma brincadeira absolutamente inofensiva, desconhecendo o teor dos fatos, o vocalista destacou-os entre tantos filmados na hora:
– Olha esses dois aí. Ou eles estão tendo um caso, ou são muito tímidos.
Chris não fazia ideia de que não era uma piada. Falava a verdade.
DE RELANCE
Preta quebrou um tabu
Preta Gil partiu, depois de dois anos de luta contra o câncer, deixando um legado que vai além da arte. Embora fosse filha de um dos maiores talentos da música popular brasileira, ela tinha luz própria e, no final, usou a popularidade para quebrar um tabu.
Durante a batalha que travou bravamente pela vida, Preta falou publicamente sobre a doença que muita gente ainda enfrenta em silêncio. Falar é preciso.
Ao optar por ser transparente desde o início, a artista ajudou a conscientizar brasileiros e brasileiras sobre a importância da prevenção contra o câncer de intestino, cada vez mais comum em pessoas com menos de 50 anos. No caso dela, o tumor foi descoberto em 2023, quando a cantora tinha 48.
Uma doença sorrateira
A doença que matou Preta Gil é sorrateira, e nem sempre se mostra na fase inicial. Ocupa a terceira posição (atrás dos cânceres de próstata e de mama) entre os tipos mais frequentes no Brasil.
É preciso, sim, falar sobre ela.
Preta Gil, infelizmente, não resistiu, mas sei de muita gente que, graças a ela, tomou coragem para fazer a colonoscopia, exame preventivo recomendado a partir dos 45 anos.
Fale com seu médico ou com sua médica. Não deixe a saúde para depois, porque depois pode ser tarde demais.
Terra e Atlas
Começa hoje, em São Luís, o V Congresso Nacional da Comissão Pastoral da Terra.
O evento marca os 50 anos de existência da entidade criada para denunciar e acompanhar conflitos envolvendo a luta pela terra.
Durante o Congresso será lançado o Atlas dos Conflitos no Campo Brasileiro, um documento inédito que promete fazer uma radiografia rural por meio da análise de quase quatro décadas de conflitos.
Terra e Atlas...2
Entre os dados a serem divulgados está o balanço dos conflitos agrários registrados entre 1985 e 2023. Nesse período, segundo o Atlas, houve 50.950 ocorrências. Desse total, 84% são disputas por terra, 8,9% casos de trabalho escravo e 7,1% conflitos pela água.
Regionalmente, 44% dos conflitos no campo ocorreram na Amazônia, 31% no Centro-Sul e 25% no Nordeste. Mais de 50% dos municípios brasileiros registraram conflitos entre 1985 e 2023.
Para escrever na pedra:
“A velhice é um tirano que proíbe, sob pena de morte, todos os prazeres da juventude”. De François de La Rochefoucauld.
TRIVIAL VARIADO
Despedida: “Príncipe adormecido” da Arábia Saudita morre após 20 anos em coma. Membro da realeza faleceu aos 36 anos.
Saúde: “Cheiro do Parkinson” inspira novo exame que detecta a doença até sete anos antes analisando o sebo da pele.
Dengue: o Brasil registrou uma redução de 75% nos casos de dengue no 1º semestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados são do Ministério da Saúde.
Tome nota: estão abertas as inscrições para o Seminário “Amazônia: desafios atuais para a conservação e o desenvolvimento sustentável”. O evento será realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, no dia 6 de agosto.
Tem mais: além de especialistas sobre o tema, o seminário terá a presença de ministros do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça. As inscrições podem ser feitas via site do CNJ.
Fraude
Conselho de odontologia denuncia práticas de “odontologia biológica” à AGU, classificada pela entidade como pseudociência.
Correto: agiu certo o presidente Lula da Silva ao vetar, na semana passada, a ampliação do número de deputados federais no país, dos atuais 513 para 531, a partir de 2027.
Em tempo: a proposta foi aprovada no último mês pela Câmara e pelo Senado. O Brasil não precisa de mais deputados em Brasília. Necessita, sim, de parlamentares que trabalhem mais pelos interesses nacionais e da população que os elegeu e menos pelas próprias conveniências corporativas e partidárias.
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.