(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Um Baile dos Sonhos em São Luís

E mais: Galo da Madrugada no Recife

PH

Atualizada em 14/02/2026 às 13h57

 

Destaque de Capa da edição do caderno deste fim de semana, Ana Lúcia Albuquerque e Amaro Santana Leite são dos mais antigos casais participantes do Almoço pré-carnavalesco do PH Revista, que este ano atingiu a sua trigésima oitava edição, sempre com muito sucesso, alegria, elegância e animação
Destaque de Capa da edição do caderno deste fim de semana, Ana Lúcia Albuquerque e Amaro Santana Leite são dos mais antigos casais participantes do Almoço pré-carnavalesco do PH Revista, que este ano atingiu a sua trigésima oitava edição, sempre com muito sucesso, alegria, elegância e animação

---------------------------------------------------------------

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

---------------------------------------------------------------

O esplendor de uma tarde/noite

Na sociedade maranhense não se fala de outra coisa. Tudo gira em torno do sucesso monumental da edição deste ano do Almoço do PH Revista, que aconteceu no dia 7 de fevereiro, mais uma vez no majestoso salão do Palazzo Eventos.

Grandes nomes de nossa sociedade, grandes momentos, cenário deslumbrante, belo espetáculo.

Foi, sem dúvida, uma confraternização de requinte, elegância, criatividade e bom gosto em todos os detalhes.

Desde aa recepção ao melhor estilo do Carnaval de Veneza, com máscaras gigantes e uma gôndola para quem quisesse se sentir navegando pelos românticos canais da famosa cidade italiano até as atrações musicais.

Passaram por lá uma autêntica Bandinha (fundada pelo Maestro Oswaldo e hoje comandada por seu filho Elmo) tocando as músicas dos velhos carnavais, além do grandioso Grupo Marabloco (da Escola de Samba Marambaia), o excelente grupo Argumento (com a participação de alguns convidados especiais como Pepê Júnior, a sensacional cantora Daysa e o jovem cantor Jailson), mais o Bloco Tradicional Os Apaixonados, um grupo de animadores do Bicho Terra, os personagens venezianos do grupo Tramando Teatro, a belíssima participação da banda Os Tropix e o fechamento da programação, com chave de ouro, pelo DJ internacional Diego Moura.

Um Baile dos Sonhos em São Luís

A decoração do Palazzo para o Almoço do PH Revista, mais uma vez foi assinada pela designer Cíntia Klamt Motta, que destacou os convidados como centro do cenário da belíssima cidade de Veneza mas com a atmosfera do melhor Carnaval maranhense.

Ao mesmo tempo, nos remetia aos inesquecíveis e extasiantes bailes dos sonhos da Praça São Marcos, através de uma releitura ousada e criativa, do original Carnaval veneziano.

Imagine dançar o melhor da nossa música carnavalesca num cenário que fazia o contraponto para as mais criativas fantasias concebidas com autênticas máscaras usadas no Carnaval que inaugurou a folia no mundo! Claro, que tudo criado a partir do figurino original da festa: uma camiseta-convite criada pelo mestre Jovelino Furtado, cuja arte misturou grafismo e pintura.

E com o brilho da releitura das famosas máscaras venezianas, o grandioso salão do Palazzo Eventos resplandeceu mais uma vez, com uma festa suntuosa no Sábado Magro de Carnaval.

O Repórter PH com o vocalista do Marabloco,  Adão Camilo, e o carnavalesco da Escola de Samba Marambaia, Denis Melodia
O Repórter PH com o vocalista do Marabloco,  Adão Camilo, e o carnavalesco da Escola de Samba Marambaia, Denis Melodia

Hoje é dia de SESI Folia

Tudo pronto para a realização do SESI Folia, um dos maiores events deste Carnaval, promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI-MA), uma das entidades do Sistema FIEMA.

O SESI Folia será realizado neste sábado (14), no SESI Clube Araçagi, na Região Metropolitana de São Luís e é mais uma edição da festa carnavalesca voltada a públicos de diferentes idades.

O evento contará com programação musical, bailinho infantil e espaço recreativo para crianças, além de praça de alimentação e estrutura de apoio ao público.

A programação começa às 16h com o Bailinho do SESI, animado pela banda infantil Unidunitê. O espaço também terá uma área dedicada ao público infantil, o Espaço Kids, com atividades recreativas e oficinas de pintura.

A partir das 18h, a festa segue com apresentações de grupos tradicionais do carnaval maranhense, como Jegue Folia, Banda Kizoeira, Vagabundos do Jegue e Bicho Terra.

O presidente da Fiema, Edilson Baldez, será o grande anfitrião do SESI Folia, um dos eventos mais esperados do nosso Carnaval

O Repórter PH com a bela promotora dos produtos Baly, sucesso no bar do Almoço do PH Revista, uma cortesia do empresário Sérgio Parente
O Repórter PH com a bela promotora dos produtos Baly, sucesso no bar do Almoço do PH Revista, uma cortesia do empresário Sérgio Parente

Galo da Madrugada no Recife

Os maranhenses que foram conhecer ou rever a alegria do carnaval pernambucano irão participar do desfile do Galo da Madrugada, tradicional bloco de carnaval do Recife, em Pernambuco, que sai pelas ruas da cidade neste sábado, 14.

A tradição que teve início em 1978, terá neste ano cerca de 30 trios elétricos. A expectativa é de receber mais de dois milhões de foliões.

Com o tema "Frevo no Planeta Galo", o maior bloco carnavalesco do mundo destaca neste ano a importância das práticas sustentáveis e exalta as riquezas da fauna e flora brasileira.

Os cerca de 30 trios elétricos, que ficam concentrados em 6,5 quilômetros de percurso – do Forte das Cinco Pontas à Rua do Sol –, também vão focar na exaltação e preservação do meio ambiente. Cada um deles foi 'batizado' em homenagem a um item da fauna ou da flora brasileira.

Em agenda no Recife, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve acompanhar o tradicional bloco do Galo da Madrugada no camarote do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que vai disputar o comando do Executivo pernambucano.

DE RELANCE

Prêmio Sesc de Literatura

O Prêmio Sesc de Literatura, um dos mais importantes e consagrados do país voltado a escritores inéditos, estará com inscrições abertas entre 2 de fevereiro a 2 de março de 2026.

Podem ser inscritas obras ainda não publicadas nas categorias Romance, Conto e Poesia.

Os vencedores terão seus livros publicados pela Editora Senac Rio e receberão uma premiação em dinheiro no valor de R$30 mil cada.

Também serão concedidas menções honrosas aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo finalistas na premiação.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelo site www.sesc.com.br/premiosesc.

Prêmio Sesc de Literatura...2

“O Prêmio Sesc de Literatura cumpre o papel fundamental de identificar autores que, muitas vezes, mesmo fora dos grandes eixos de circulação, possuem obras de alto vigor artístico.

Em 2026, mais uma vez, o Sesc abre oportunidade para a renovação da nossa literatura, oferecendo ao autor estreante não apenas a publicação, mas uma inserção real no mercado editorial e o contato direto com o público em todas as regiões do Brasil”, afirma Leonardo Minervini, gerente interino de Cultura do Departamento Nacional do Sesc.

O processo de seleção dos trabalhos inscritos é realizado por comissões julgadoras compostas por renomados críticos literários, escritores e editores, de diferentes regiões do país. O júri avalia os textos sem ter conhecimento da identidade dos autores, garantindo a lisura do projeto e a liberdade de análise das comissões julgadoras, que fazem a seleção pelo mérito literário, com soberania sobre a decisão final.

O resultado será divulgado em agosto e os vencedores vão ser apresentados ao público em uma cerimônia com noite de autógrafos no fim do ano. Após a publicação, os livros serão distribuídos na rede de bibliotecas e escolas do Sesc, em todas as regiões do país.

Impactos da Reforma Tributária

A “Implementação da Reforma Tributária nas Micro e Pequenas Empresas” foi o tema central da palestra apresentada pelo vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRCMA), Fernando José Leite Oliveira, durante a reunião do Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa (COMPEM), realizada na última quinta-feira (12/02), na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA).

O encontro reuniu empresários, representantes de entidades e especialistas para discutir os efeitos práticos da mudança no sistema tributário brasileiro, cuja transição se inicia este ano.

Em sua apresentação, Fernando destacou que a Reforma Tributária representa a maior transformação no modelo de tributação sobre o consumo das últimas décadas. Segundo ele, a nova estrutura, baseada na criação da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e do Imposto Seletivo, não altera apenas a forma de arrecadação, mas também redefine processos internos, estratégias de precificação e modelos de gestão adotados pelas empresas, incluindo as de menor porte.

Perda de sono no Carnaval

Muita gente em Brasília e em outras capitais não irá dormir neste Carnaval, depois que a Polícia Federal quebrou o sigilo de cinco celulares de Daniel Vorcaro, o dono do Banco Master.

Políticos temem a divulgação de vídeos de câmeras escondidas em festas luxuosas promovidas pelo banqueiro em mansões, onde autoridades eram recebidas com bebidas importadas, comidas e "convidadas".

Nos encontros em Trancoso e no Rio de Janeiro, convidados entregavam seus celulares na entrada, mas Vorcaro mantinha câmeras de segurança.

A PF analisa essas imagens para identificar quem frequentava as propriedades de luxo e se as festas serviam de cenário para negociatas.

Perda de sono no Carnaval...2

Há diferenças fundamentais entre os casos Master e Jeffrey Epstein, nos Estados Unidos.

Lá, houve processos, prisão e material robusto probatório. Aqui, trata-se de uma investigação em curso. Lá, a natureza do crime dizia respeito ao tráfico sexual de menores. Aqui, a investigação é sobre fraudes financeiras.

Mas há semelhanças: festas privadas envolvendo elites econômicas e políticas, suspeita de registro de imagens e potenciais constrangimentos, que, se vazados, terão potencial explosivo. Além dos vídeos, a perícia recuperou áudios e mensagens deletadas que citam nomes do Supremo e do Congresso.

Os investigadores buscam confirmar se imóveis de luxo, como uma mansão de R$ 36 milhões em Brasília, foram usados para comprar influência e facilitar a venda do Master para o BRB.

A retirada de Dias Toffoli da relatoria e o recuo do STF são apenas um capítulo dessa novela brasileira. Novas cenas, no país do Carnaval, devem vir até a Quarta-Feira de Cinzas.

Jornada de Trabalho

A discussão sobre o fim da escala 6x1 no mercado de trabalho brasileiro voltou a ganhar força no debate político do país nos últimos dias. Enquanto a proposta de emenda à Constituição (PEC) que deu origem ao debate foi encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados há alguns dias, o governo federal sinaliza que enviará outro projeto com o mesmo objetivo para apreciação no Congresso.

A PEC reduz a carga de trabalho máxima de 44 para 36 horas semanais e prevê que a jornada será de quatro dias por semana, sem redução de salário (veja ao lado).

O próximo passo será a definição do relator na CCJ, que poderá incorporar sugestões de outros deputados ao texto. Se for aprovada pelo colegiado, a matéria ainda seguirá para análise de uma comissão especial.

Só depois dessa etapa, a proposta poderá ir a plenário. O quórum exigido para a aprovação de PECs na Câmara é de 308 votos favoráveis entre os 513 deputados federais.

No lançamento do livro “Capitalismo Superiundustrial: Caminhos diversos, destino comum”, de autoria do Ministro Fernando Haddad, no SESC 14 BIS, o maranhense Georgino Melo e Silva estava na fila para ganhar autógrafo do autor
No lançamento do livro “Capitalismo Superiundustrial: Caminhos diversos, destino comum”, de autoria do Ministro Fernando Haddad, no SESC 14 BIS, o maranhense Georgino Melo e Silva estava na fila para ganhar autógrafo do autor

Para escrever na pedra:

“Para quem navega sem destino, nenhum vento é favorável”. De Sêneca.

TRIVIAL VARIADO

Facilidade: Norma da Anvisa entra em vigor. Receitas controladas poderão ser impressas em gráficas pelos profissionais de saúde.

Claude: O governo Trump usou ferramenta de IA para capturar Nicolás Maduro na Venezuela, diz o The Wall Street Journal.

Agenor: é grande a expectativa do encontro deste domingo, na Ponta d´Areia para celebrar os 40 anos do Bloco do Agenor, uma manifestação que faz história no Carnaval maranhense.

Bahia: Carnaval de 2026 na Bahia bate recorde em número de visitantes: 3,7 milhões. E hoje a presença de Lula é um momento histórico: é a primeira vez que um presidente da República participa da festa.

Bahia...2: No turismo internacional, a Bahia só perde para São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, estes dois últimos porque recebem muitos argentinos e chilenos. E na Bahia o crescimento no turismo interno só fica atrás de São Paulo, onde o turismo de negócios é muito forte. 


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.