(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Boi de Santa Fé na Festança

E mais: Café da manhã na MAXX

PH

Zé Olhinho, 63 anos de cantoria no Bumba-Meu-Boi de Santa Fé, é presença confirmada no espetáculo de gala relembrando os icônicos eventos “Festança Boi da Lua”
Zé Olhinho, 63 anos de cantoria no Bumba-Meu-Boi de Santa Fé, é presença confirmada no espetáculo de gala relembrando os icônicos eventos “Festança Boi da Lua”

A Festança chegando

Já estamos na reta final de produção da Festança de Maio em Noite de Gala, que será realizada no Palazzo Eventos na noite de 29 de maio, uma quarta-feira, véspera do feriado de Corpus Christi.

Tudo indica que será o maior, mais charmoso e elegante evento social desta temporada no Maranhão.

O baile deste ano, será mais descontraído e terá um toque de cultura popular com a apresentação do mega espetáculo inspirado na lendária “Festança Boi da Lua”, destacando a beleza das brincadeiras de bumba-meu-boi nesse período em São Luís.

Como a Festança de Maio em Noite de Gala será realizada no mês de maio, aproveitarei também para comemorar minha nova idade que transcorre no próximo dia 19.

A Festança chegando... 2

Voltamos a repetir: a Festança de Maio em Noite de Gala não será uma festa caipira, mas um baile com o mesmo charme de outros eventos do gênero realizados nesse período pela Coluna PH e o PH Revista.

A exemplo do que acontece nos icônicos bailes da Vogue, em São Paulo, a produção está sugerindo às mulheres que usem e abusem da criatividade acrescentando ao look com suas roupas de gala, adereços das brincadeiras de bumba-meu-boi.

Os homens que não quiserem entrar no clima, estarão bem vestidos usando camisa social preta (de manga comprida), ou blazer preto ou azul marinho.

A Festança chegando...3

Os convites para a Festança de Maio em Noite de Gala continuam sendo feitos, por telefone, pela organizadora de nossa lista de convidados, Teresa Martins, que a partir de hoje vai enviar para os convidados um video sobre nossa proposta para a noite de 29 de maio no Palazzo Eventos.

Vale destacar que as confirmações de nomes badalados de nossa sociedade já estão avançadas, sinalizando que esse evento será mais um grande sucesso com a marca desta coluna.

Aliás, estamos pedindo para que as confirmações de presença sejam feitas o mais breve possível, para que possamos tocar o projeto e realizarmos uma festa inesquecível.

Como inesquecíveis serão as surpresas num ambiente decorado com bom gosto e criatividade pela designer Cintia Klamt Motta.

A empresária Simone Soares da Loja 77 Boulevard, no Calhau
A empresária Simone Soares da Loja 77 Boulevard, no Calhau

Design, living e talk

A Loja 77 Boulevard realiza nesta quarta-feira (15) o evento Design, living e Talk, a partir das 18h30, com Tiago Zanotto, designer de produto de formação, especializado em Mkt e gestão de negócios diretamente do Rio Grande do Sul.

O evento será realizado na Avenida Avicênia, número 10, Calhau.

A loja 77 Boulevard é referência em mobiliário brasileiro e italiano para áreas internas e externas com uma variedade de produtos de qualidade e credibilidade no mercado maranhense!

Tiago Zanotto possui uma carreira de mais 20 anos dedicados ao Design, repleta de criações, desenvolvimentos, trocas de experiências e muito aprendizado.

O designer Tiago Zanotto está trazendo suas criações diretamente do Rio Grande do Sul
O designer Tiago Zanotto está trazendo suas criações diretamente do Rio Grande do Sul

Sesc recebe “Imaginando a Encantaria”

Uma viagem visual e um convite à imaginação através do fantástico mundo da encantaria: esta é a proposta da exposição “Imaginando a Encantaria” do artista visual e ilustrador Waldeir Brito, que abrirá para visitação gratuita a partir da quarta-feira, dia 15 de maio, na Sala Sesc de Exposições e conta com recursos acessíveis e audiodescrição.

No mesmo dia acontece bate-papo com o artista a partir das 16h, onde Waldeir compartilhará o processo criativo que resultou num extraordinário retrato da cultura maranhense através de técnicas que lembram o trabalho de grandes nomes da ilustração, como Alfredo Alcala e Nico Rosso.

A exposição explora a narrativa visual como ponto chave para abordar elementos próprios da cultura popular maranhense.

A exposição ficará aberta a visitação até o dia 19 de julho.

DE RELANCE

Café da manhã na MAXX

A manhã do último dia 10 (sexta-feira) foi de pura emoção na sede da operadora Maxx. A empresa de Telefonia, Streaming e Internet, alinhada com a tendência de iniciativas de inclusão e bem-estar, promoveu um café da manhã para homenagear as colaboradoras mães, proporcionando um momento de acolhimento e reflexão.

O destaque foi uma roda de conversa, uma ação de reflexão, na qual cada mãe relatou momentos emocionantes sobre suas experiências sobre maternidade, os desafios de gerar uma vida e acima de tudo, a felicidade por vivenciarem um amor incondicional.

A iniciativa da Maxx fez parte de uma estratégia mais ampla de valorização das pessoas, engajamento e bem-estar, o que é fundamental para criar um ambiente de trabalho mais humanizado, saudável, seguro e produtivo.

Artífice da palavra

Na última terça-feira, 13 de maio, comemorou-se o 165º aniversário de nascimento do ilustre poeta Raimundo Correia, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Nascido a bordo do vapor “São Luís”, na Baía de Mangunça, município de Cururupu, Raimundo Correia foi aclamado por Manuel Bandeira como o “maior artista do verso que já tivemos”.

A efeméride foi lembrada pela Casa de Machado de Assis, que destacou a ocasião em seu site com a divulgação de um ensaio do ex-reitor da UFMA, Natalino Salgado, sobre a vida e a obra desse grande artífice da palavra.

Raimundo Correa morreu em 1911, aos 52 anos, em Paris, e deixou um brilhante legado poético.

O artigo de Natalino Salgado é um tributo à memória de um dos virtuoses de nossa literatura. A integra do texto está no site da ABL.

Parceria com o BID Invest

A Agência Francesa de Desenvolvimento Proparco e a BRK assinam acordo, em parceria com o BID Invest, para viabilizar o financiamento de R$ 500 milhões no saneamento das cidades de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, no Maranhão.

Os recursos vão garantir a expansão dos serviços para mais de 300 mil pessoas nas duas cidades maranhenses.

A Proparco, braço de financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento focada no desenvolvimento do setor privado, e a BRK, empresa responsável pelos serviços de saneamento em São José de Ribamar e Paço do Lumiar (MA), enviaram uma carta de interesse para financiar a expansão dos serviços de água e esgoto em dois municípios.

O acordo, que conta também com o BID Invest, deve garantir cerca de R$ 500 milhões em recursos, beneficiando mais de 300 mil maranhenses.

Festival do Porcelanato

O mês de maio chegou com tudo nas lojas do Grupo Potiguar, que estão com a campanha “Festival do Porcelanato”, uma oportunidade única para construir ou reformar com grandes descontos na compra dos melhores revestimentos.

A campanha acontece em todas as lojas Potiguar de São Luís, Maiobão (Paço do Lumiar), Imperatriz, Bacabal e Santa Inês.

Vale lembra que o porcelanato é o revestimento mais elogiado por engenheiros e arquitetos pelas inúmeras vantagens que oferece, além de sua durabilidade, beleza e qualidade superiores.

Segundo a engenheira Jéssica Barros uma das principais diferenças entre pisos comuns e os porcelanatos está na sua composição e processo de fabricação. Enquanto os pisos cerâmicos tradicionais são feitos de argila vermelha e têm uma queima a temperaturas mais baixas, o porcelanato é fabricado com uma mistura mais refinada de materiais e é queimado a temperaturas muito mais altas. Isso resulta em um produto final mais denso, resistente e menos poroso do que o piso cerâmico comum.

A consultora de vendas Hilda Rodrigues e o gerente Ponciano Neto mostram toda a beleza e variedade dos porcelanatos, que estão com grandes descontos durante o Festival do Porcelanato Potiguar, que acontece nesse mês de maio em todas as lojas do Grupo
A consultora de vendas Hilda Rodrigues e o gerente Ponciano Neto mostram toda a beleza e variedade dos porcelanatos, que estão com grandes descontos durante o Festival do Porcelanato Potiguar, que acontece nesse mês de maio em todas as lojas do Grupo

 Circo e resistência

Ocupar espaços públicos com a arte circense é a proposta da IV Caravana O Circo Tá Na Rua, que vai percorrer cidades do Maranhão e do Pará, na rota histórica e cultural da Estrada de Ferro Carajás.

Com o tema “A Alegria do Circo nos Trilhos do Trem", as apresentações vão do dia 25 de maio a 28 de julho e a primeira parada é na Praça 7 Palmeiras, na Vila Embratel, no dia 25, às 17h.

A circulação, idealizada pela Organização Artística de Circo Educação e Desenvolvimento Social – ACEDES, é apresentada pelo Ministério da Cultura (MinC).

Mobilização pelo RS até em Nova York

A mobilização sobre a necessidade de ajuda ao Estado chegou ontem à bolsa de Nova York (Nyse, na sigla em inglês) por meio de Alexandre Birman, CEO da Arezzo&Co, escolhido como Person of The Year 2024 pela Câmara Americana de Comércio.

Ao receber o prêmio de John Tuttle, vice-presidente do conselho da Nyse e presidente do braço social da instituição, o Nyse Institute, entregou uma pulseira com a inscrição “We are all Gaúchos (Todos somos gaúchos)”.

– Uma catástrofe dessa magnitude só pode ser superada com esforço, compaixão e colaboração de todos. Me comprometi com o governador Eduardo Leite que iria atuar com ele e com o povo gaúcho. Serei um fiel aliado nesse desafio. Reforço aqui a responsabilidade com a reconstrução – afirmou o mineiro.

Para escrever na pedra:

“O amor está mais perto do ódio do que a gente geralmente supõe. São o verso e o reverso da mesma moeda de paixão. O oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença”. Do escritor gaucho Érico Veríssimo.

TRIVIAL VARIADO

Etevaldo Trajano Júnior, da TV Mirante, é quem assina o belíssimo clipe que promove a Festança do dia 29 de maio e que está sendo distribuído por Teresa Martins.

O ex-senador Roberto Rocha era uma das presenças mais festejadas no jantar de segunda-feira no restaurante Cabana do Sol. Dividia mesa, em conversas sobre política, com Josefina Bentivi.

Sábado, dia 18, na casa de Marco e Dani, na Península da Ponta d´Areia, serão comemorados, com um almoço em grande estilo, os 90 anos de Dona Dirce Fecury Zenni.

Faculdades privadas - STJ autoriza a cobrança de mensalidade mais alta para calouros. Adicional deve respeitar aumento de custos do curso.

Ligações indesejadas - Anatel abre consulta sobre a ampliação do uso do prefixo 0303 também nas chamadas telefônicas para cobranças e doações.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.