(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: A festa de Augusto Diniz em Atins

Tem mais: Chá da tarde no Calhau

PH

Atualizada em 11/05/2024 às 12h23
Augusto Diniz e Karla Patrícia em destaque na capa do PH Revista deste fim de semana. Eles foram os grandes anfitrões do último fim de semana em Atins
Augusto Diniz e Karla Patrícia em destaque na capa do PH Revista deste fim de semana. Eles foram os grandes anfitrões do último fim de semana em Atins

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

A FESTANÇA

Nos salões elegantes de São Luís, tudo gira em torno da Festança de Maio em Noite Gala, que será realizada no Palazzo Eventos na noite de 29 de maio, uma quarta-feira, véspera do feriado de Corpus Christi.

Tudo indica que será o maior evento social desta temporada no Maranhão.

O baile Festança de Maio em Noite de Gala, este ano, será mais descontraído e terá um toque de cultura popular com a apresentação do espetáculo inspirado na lendária “Festança Boi da Lua”, destacando a beleza das brincadeiras desse período em São Luís.

Como a Festança de Maio em Noite de Gala será realizada no mês de maio, aproveitarei também para comemorar minha nova idade que transcorre no próximo dia 19.

A FESTANÇA... 2

Vale destacar que a Festança de Maio em Noite de Gala não será uma festa caipira, mas um baile elegante com o mesmo charme de outros eventos do gênero realizados nesse período.

A produção sugere às mulheres que usem e abusem da criatividade acrescentando ao look com suas roupas de gala os adereços mais bonitos das brincadeiras de bumba-meu-boi.

Os homens que não quiserem entrar no clima, estarão bem vestidos usando camisa social preta (de manga comprida), ou blazer preto ou azul Marinho. A título de sugestão fica a dica: um colorido chapéu de vaqueiro usado pelos brincantes de bumba-meu-boi poderá compor muito bem o look da ala masculina.

A FESTANÇA...3

Os convites para a Festança de Maio em Noite de Gala estão sendo feitos, oficialmente, por Teresa Martins. E as confirmações de nomes badalados de nossa sociedade já estão avançadas, sinalizando que esse evento será mais um grande sucesso com a marca desta coluna.

Aliás, estamos pedindo para que as confirmações de presença sejam feitas o mais breve possível, para que possamos tocar o projeto e realizarmos uma festa inesquecível.

Será, com certeza, uma noite de muitas e inesquecíveis surpresas num ambiente decorado com bom gosto e criatividade pela designer Cintia Klamt Motta.

Homenagem a Chagas

Em parceria com a Procuradoria-geral do Estado do Maranhão, a Academia Maranhense de Letras realizou na última quinta-feira uma palestra sobre os 100 anos de nascimento do poeta paraibano José Chagas.

A palestra foi conduzida, de maneira informal, pelo presidente da AML, Lourival Serejo, e contou com a participação os acadêmicos Daniel Blume e Félix Alberto Lima como debatedores.

Chagas, que viveu no Maranhão de 1948 a 2014, quando faleceu, será alvo de homenagens da Casa de Antônio Lobo durante todo o ano de 2024.

Posse de Salgado

O poeta Salgado Maranhão está planejando a sua posse na Academia Maranhense de Letras para o segundo semestre de 2024.

Enquanto isso, ele organiza, sob a curadoria do poeta e produtor cultural Carlos Dimuro, uma grande exposição em São Luís comemorativa dos seus 70 anos de nascimento.

A propósito, a renomada revista “Piauí” traz na edição de maio uma página inteira com seis poemas de Salgado Maranhão.

Márcia Vale e Luciano Gomes estão revendo as cidades históricas de Minas Gerais e lá reencontraram Renata Nogueira, que foi colega deles em São Luís, no Colégio Marista
Márcia Vale e Luciano Gomes estão revendo as cidades históricas de Minas Gerais e lá reencontraram Renata Nogueira, que foi colega deles em São Luís, no Colégio Marista

DE RELANCE

Café e Almoço das Mães

O Dia das Mães, a ser celebrado neste domingo, será movimentado nos restaurantes gerais e, também, nos restaurantes de hotéis de São Luís.

No Rio Poty Hotel & Resort, na Ponta d’Areia, por exemplo, será servido café da manhã e almoço com cardápio especial alusivo à data.

O café da manhã terá uma variedade de pães, bolos, frios, frutas, sucos e muito mais.

O almoço, por sua vez, terá opções de salmão a belle meunière, filé de pescada ao limonne, frango grelhado com presunto e batata palha e filé à parmegiana.

Para acompanhar, arroz branco e à grega. A lista de sobremesas inclui mousses diversas, pudim e panachê de frutas.

Tem, ainda, carta de vinhos e cardápio infantil.

Cuidar de Todos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza novas ações do programa ‘Cuidar de Todos Oftalmo’ em São Luís.

A estratégia visa dar acesso a consultas com oftalmologista, dispensação de óculos e encaminhamento para cirurgias oftalmológicas de catarata e pterígio.

Na sexta-feira a ação aconteceu no Bairro de Fátima, Coroadinho, Bequimão e Turu. Neste sábado (11), a ação acontece na Ivar Saldanha, Vila Palmeira, Bequimão, Turu e Bonfim.

Os beneficiados primeiro serão submetidos a triagem com auxiliar técnico para observar fundo de olho e grau, seguido de consulta com oftalmologista e escolha de óculos de grau se necessário.

Conexão Negócios

O primeiro Conexão Negócios de 2024 abordou o tema “Gestão de pessoas na era da Inteligência Artificial” e foi realizado com um ciclo de quatro palestras, no auditório da Faculdade Anhanguera.

O evento é promovido pelo Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF Maranhão) e pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

Foram apresentadas pelo coordenador do Observatório da Indústria, Carlos Jorge, perspectivas de uso da Inteligência Artificial para o recrutamento e gestão de pessoas a partir da pergunta “Como a inteligência artificial pode impactar positiva e negativamente a gestão de pessoas em uma organização?”, feitas aos programas Chat GPT, Copilot e Gemini.

Conexão Negócios...2

 As palestras seguintes ficaram por conta de empresas apoiadoras do PDF.

A Otimize RH fez apresentação com o tema “Recrutamento inteligente: Como a IA está moldando a forma que encontramos talentos”.

Na sequência, o Instituto Carneiro Delmondes levou a abordagem “Gestão além da técnica: Autoconsciência na liderança”.

Por fim, a Odos Contabilidade elaborou o subtema “Cultura forte e sentimento de dono: Como criamos processos eficazes de gente e gestão”.

Doações ao RS

O Sampaio Basquete está arrecadando doações para o Rio Grande do Sul, em decorrência das fortes enchentes na região. Tudo que for arrecadado durante os jogos será enviado prontamente para ajudar a população do estado.

O time está recebendo produtos de higiene pessoal, material de limpeza, fraldas para crianças e adultos, cestas básicas e água mineral.

As doações devem ser entregues no Ginásio Costa Rodrigues, nos jogos contra Ponta Grossa e Corinthians.

Faça parte dessa corrente do bem, ajude o Rio Grande do Sul.

Prêmio de Excelência Sindical

A Fiema vai concorrer com quatro projetos e/ou ações ao Prêmio de Excelência Sindical, uma iniciativa do Programa de Excelência Sindical da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

São: a Expo Indústria Maranhão, Manual do Sindicato Empresarial e o Projeto Inova Sindicatos.

A Expo Indústria Maranhão é a maior feira multissetorial do Norte e Nordeste. Na sua 5ª edição, no ano passado, recebeu um público superior a 40 mil visitantes e reuniu diversos segmentos para prospecção de negócios, apresentação de novos produtos, além de mostrar a força e a importância da atividade industrial na economia maranhense.

Prêmio de Excelência Sindical

Mais de 200 empresas montaram seus estandes na feira realizada pelo Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Governo do Maranhão e SEBRAE-MA.

A Fiema submeterá também ao Prêmio de Excelência Sindical o Conecta Sindicatos. A ação é uma iniciativa do Núcleo de Associativismo e Negócios (NAN), da Fiema, com o objetivo é aprimorar o cenário sindical e fomentar discussões de relevância no setor industrial, além de aperfeiçoar as relações entre os dirigentes sindicais, incentivando o compartilhamento de boas práticas de gestão e a promoção de um intercâmbio sindical.

O Conecta Sindicatos ainda debate ideias transformadoras que apoiem os líderes sindicais no desafio de construir um sindicato mais representativo e com maior capacidade de atuação, sustentável e que atenda às necessidades da indústria do futuro.

Além das federações de indústria, a CNI vai premiar as melhores iniciativas dos sindicatos patronais.

Recordar é viver! O Chef Warwick Trinta fez questão de incluir na decoração do seu restaurante Alameda Trinta, fotos de carros que marcaram a sua adolescência em São Luís: as kombis e os automóveis da Volkswagem
Recordar é viver! O Chef Warwick Trinta fez questão de incluir na decoração do seu restaurante Alameda Trinta, fotos de carros que marcaram a sua adolescência em São Luís: as kombis e os automóveis da Volkswagem

 Froz visita a Suzano

Na quinta-feira, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho, visitou a fábrica da Suzano, em Imperatriz, para conhecer o trabalho desenvolvido pela multinacional brasileira no Maranhão, e estabelecer parceria interinstitucional em ações e projetos voltados ao meio ambiente.

Durante a visita, o presidente do Judiciário conheceu o funcionamento da fábrica, instalada desde 2011 e responsável por elevar o PIB de Imperatriz, transformando-a na segunda cidade que mais exporta no Estado.

A multinacional desenvolve projetos sociais nos segmentos de extrativismo vegetal a partir da biodiversidade nativa, como frutos, folhas e sementes presentes na região; e a reciclagem inclusiva, que contribui para a geração de emprego e renda, e no desenvolvimento de uma economia circular, dentre outras iniciativas.

Froz Sobrinho também conheceu as fases de produção, que vão desde o aprimoramento de mudas de eucalipto em laboratório, passando pelo plantio, acompanhamento, colheita, logística de transporte, e a transformação em celulose e derivados de papel.

Calamidade no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul contabiliza quase 70 mil (69.617) pessoas acolhidas temporariamente em abrigos, porque foram forçadas a sair de suas residências devido às fortes chuvas que caem no estado desde 29 de abril. O dado consta no boletim da Defesa Civil estadual. 

O documento mostra também que mais de 337 mil pessoas estão desalojadas em todo o estado.

Além disso, o número de municípios gaúchos afetados pelos temporais chega a 435, o que representa 87,5% do total do estado (497).

Enchente de 1941 na voz do poeta

Poesia numa hora dessas? Sim, especialmente numa hora dessas. O poeta, Mario Quintana escreveu, certa vez, que fazer versos é como abrir janelas e ajudar o leitor a “respirar”. Quem faz poemas, ensinou o mestre, “salva”.

Poeta das coisas simples, falecido há 30 anos, Quintana resgatou muita gente com suas palavras. Ele tinha o dom de escrever como um garoto soltando pipa – alegre, simples, travesso. Talvez por isso tenha conseguido aproximar sua arte das pessoas.

Em 1948, ele lançou um livrinho delicioso chamado Sapato Florido, que seria um de seus maiores sucessos. Lá pelas tantas, quase no fim da obra, eis que aparece o título Reminiscências.

Nesta semana, 76 anos depois do lançamento, o poema viralizou nas redes sociais. Motivo: os versos falam da grande enchente de 1941, que era considerada, até agora, a maior da história de Porto Alegre. Era.

Quintana viveu o drama de perto e escreveu sobre ele, de um jeito só seu.

Reminiscências

A enchente de 1941. Entrava-se de barco pelo corredor da velha casa de cômodos onde eu morava. Tínhamos assim um rio só para nós. Um rio de portas adentro. Que dias aqueles! E de noite não era preciso sonhar: pois não andava um barco de verdade assombrando os corredores?

Foi também a época em que era absolutamente desnecessário fazer poemas...

 Para escrever na pedra:

“Injustiça é o mundo prosseguir assim mesmo quando desaparece quem mais amamos”. De Mia Couto, escritor moçambicano.

 TRIVIAL VARIADO

E-commerce - Ministério da Justiça notifica Amazon e Mercado Livre pela venda de celulares contrabandeados nas plataformas.

Radiação - Tempestade geomagnética severa pode afetar o funcionamento de satélites e GPS neste fim de semana, alerta governo dos EUA.

Para a cantora Anitta, chegou a “Hora de dar um basta!”. Ela compartilhou vídeo criticando os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, e relacionando a atuação do Congresso Nacional às enchentes que afetam mais de 400 municípios do Rio Grande do Sul. 

Estudantes dos anos finais do ensino fundamental na rede pública estadual de ensino vão participar da “Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas”, entre os dias 13 e 20 de maio.

A ação promovida pelo Ministério da Educação quer saber mais sobre os estudantes do ensino fundamental em todo o Brasil, com enfoque em dimensões conectadas à aprendizagem, ao clima, à convivência, à inovação e à participação.

Em tempo: o resultado servirá de base para a política pública nacional “Escola das Adolescências”, que será lançada após a semana de escuta.

Os alunos vão participar de momentos em sala de aula, rodas de conversa e atividades em grupo, orientadas pelos docentes, para dialogar sobre os eixos da semana de escuta. Ao final, eles vão preencher um formulário on-line.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.