(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Indígena maranhense tem beleza cativante

Zahy Tentehar nasceu na aldeia Colônia, no território indígena Cana Brava

PH

Atualizada em 19/04/2024 às 16h16
No Dia dos Povos Indígenas, a beleza cativante e misteriosa da atriz maranhense Zahy Tentehar, nascida na aldeia Colônia, no território indígena Cana Brava. Ela está no elenco da nova novela das seis, “No rancho fundo”
No Dia dos Povos Indígenas, a beleza cativante e misteriosa da atriz maranhense Zahy Tentehar, nascida na aldeia Colônia, no território indígena Cana Brava. Ela está no elenco da nova novela das seis, “No rancho fundo”

-------------------------------------------------------------

Palestra de Davi Uip

O renomado médico infectologista e professor-doutor Davi Uip, uma das maiores autoridades em ciências da saúde no Brasil, ministrará palestra online para alunos do Grupo Ceuma na próxima terça-feira, dia 23, às 18h. O evento é direcionado a acadêmicos da Universidade Ceuma, do Centro Universitário Unieuro e do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UniFamaz).

Em sua palestra, o Dr. Davi Uip abordará os aspectos gerais da dengue e o panorama atual da doença, que no Brasil se propagou de forma expressiva nos últimos meses, produzindo um cenário de epidemia, com mais de 2 milhões de casos já registrados e centenas de mortes.

A palestra, que terá como mediador o Dr. Davi Bichara, professor do curso de Medicina da UniFamaz, será transmitida pelo canal da instituição no YouTube. 

Futuro de desembargadores

Loraci Flores de Lima e Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, os dois desembargadores federais do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) que atuavam em processos da Lava Jato e foram afastados das funções pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), acionaram o STF para voltarem aos cargos.

Flores e Lenz foram afastados liminarmente pelo corregedor do CNJ, ministro Luís Felipe Salomão, por supostamente desrespeitarem uma decisão do então ministro do STF, Ricardo Lewandowski, de suspender dois processos da Lava Jato. A decisão de Salomão foi mantida em julgamento colegiado no CNJ, por 9 votos a 6.

Futuro de desembargadores 2

No mandado de segurança protocolado no Supremo, o advogado dos desembargadores negou que eles tenham descumprido a decisão de Lewandowski. A alegação é a de que eles julgaram ações que não haviam sido suspensas pelo STF.

Distribuída à análise do ministro Flávio Dino, crítico da Lava Jato, a ação ao Supremo classificou os afastamentos como medida “desproporcional, inadequada e violadora da independência funcional da magistratura” e que “põe em xeque o próprio Estado Democrático de Direito”. A petição afirmou que os desembargadores têm mais de trinta anos de imaculada e aplaudida jurisdição.

-----------------------------------------------------------

Entre os dez melhores

É do Maranhão o quarto melhor Centro Universitário do Brasil. Essa foi mais uma conquista institucional da UNDB, eleita pela avaliação do Índice Geral de Cursos, que acaba de ser divulgado pelo Ministério da Educação. 

Pela terceira vez consecutiva, a instituição maranhense está entre os 10 melhores centros universitários do país. E agora, com quatro posições à frente em relação ao ranking do IGC 2021. 

Esses resultados consolidam a UNDB em posição de destaque no cenário nacional e asseguram à instituição nível universitário nos padrões que incluem as melhores instituições de ensino superior do país. 

Reitora da UNDB, professora doutora Ceres Murad, comemora o título de quarto melhor centro universitário do Brasil
Reitora da UNDB, professora doutora Ceres Murad, comemora o título de quarto melhor centro universitário do Brasil

-----------------------------------------------------------

Cadernos Negros

O Itaú Cultural recebe, sábado e domingo, o lançamento do 45º volume dos Cadernos Negros. A publicação que, neste ano, completa quatro décadas e meia de criação, tornou-se uma vitrine para a expressão literária afro-brasileira e reveladora de artistas como a escritora Conceição Evaristo.

Cadernos Negros 2

A programação de celebração desta nova edição conta com a participação de mais de 40 dos 56 autores e autoras que integram o caderno, além de bate-papos sobre literatura negra com escritores como Cuti, Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa e Oluwa Seyi, slam de poesia, performance de dança e apresentações musicais como o pocket show do Clube do Balanço.

Encontro com mulheres

O mês de abril foi de gratas surpresas para a empresária Polyana Dominici, proprietária da Clínica de Estética Avançada Polyana Dominici, localizada no bairro São Marcos, e que está atraindo todas as atenções desde que abriu as portas.

Polyana foi surpreendida com uma surpresa de um grupo de mulheres de uma comunidade de São Luís com as quais ela mantém um vínculo solidário, por meio do projeto “”Semente da Mente no Coração”.

Encontro com mulheres 2

Trata-se de uma iniciativa voltada para o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres, sendo a maioria donas de casa, levando muito carinho e outras coisas mais que as ajudam a levantar a autoestima e a seguir em frente.

A surpresa foi em forma de um simples e delicioso café da manhã, seguido de muita interação, orações e bate-papo.

-------------------------------------------------------------------

O DJ Blemmes concedeu entrevista à TV Mirante na noite de quinta-feira (18) e a matéria sobre a carreira dele foi ao ar nesta sexta-feira (19), durante a Agenda Cultural, apresentada pelo jornalista Evandro Júnior. No registro acima, o DJ entre o repórter Werton Araújo e o empresário do artista, Rafael Moreira
O DJ Blemmes concedeu entrevista à TV Mirante na noite de quinta-feira (18) e a matéria sobre a carreira dele foi ao ar nesta sexta-feira (19), durante a Agenda Cultural, apresentada pelo jornalista Evandro Júnior. No registro acima, o DJ entre o repórter Werton Araújo e o empresário do artista, Rafael Moreira

De relance

Indígenas no Brasil

O número de pessoas que se autodeclaram indígenas cresceu no país quase seis vezes entre 1991 e 2022, período em que representantes de diferentes etnias passaram a ocupar espaços e posições antes inacessíveis e a presença de estudantes indígenas em cursos de graduação e pós-graduação se tornou comum, graças, principalmente, à implementação de uma política nacional de cotas. 

Indígenas no Brasil 2

No entanto, mazelas seculares, como a violência, a discriminação, as violações aos territórios tradicionais e aos direitos básicos e a precariedade da assistência à saúde e da educação indígena seguem alimentando crises humanitárias como as que vitimam os yanomami, na Amazônia, e os guarani e kaiowá, no Mato Grosso do Sul, entre outros povos.

Copa Davi Brandão

A Copa Davi Brandão de Futsal Adulto reuniu 24 times de diferentes cidades, destacando-se Bacabal, Lago da Pedra, Lago Verde e São Luís Gonzaga. O evento, realizado no Ginásio da Escola Batista, foi uma iniciativa do deputado estadual Davi Brandão, que enxerga o esporte como agente de transformação social.

Apaixonados pelo Rádio

O jornalista, radialista e vereador de São Luís Marcial Lima lançou mais um quadro nas redes sociais, o “Apaixonados pelo Rádio”, para destacar a identificação de colegas de profissão por esse importante veículo de comunicação, que ainda mantém cativas legiões de ouvintes em todo o mundo. 

Apaixonados pelo Rádio 2

O personagem em destaque é o também jornalista e radialista, além de blogueiro, Djalma Rodrigues, um dos nomes mais respeitados da imprensa maranhense, com décadas de experiência e passagens marcantes por diversos veículos locais e por órgãos e instituições públicas.

Melhor atendimento 

Segundo pesquisa do Ministério Público do Maranhão, o Socorrinho São Francisco, que integra a rede municipal de saúde da Prefeitura de São Luís, foi classificado como a unidade de saúde municipal com melhor atendimento. Os dados tratam da qualidade do serviço oferecido nos estabelecimentos de saúde pública, a partir do ponto de vista dos usuários do Sistema único de Saúde (SUS).

Sobre alagamentos

O Ministério Público do Maranhão, por meio da 6ª Promotoria Distrital da Cidadania – polo Cidade Operária, emitiu uma recomendação à Prefeitura de São Luís após uma série de alagamentos na região. A recomendação, assinada pelo titular da promotoria de Justiça, Joaquim Ribeiro Júnior, solicita um plano de ação para prevenir futuros alagamentos e melhorar a infraestrutura local.

----------------------------------------------------------------------

O DJ Bhaskar, irmão gêmeo de Alok, se apresenta em São Luís neste sábado, durante festa de música eletrônica no Palazzo Eventos, de Évila Pinheiro, no Araçagi. Além de Bhaskar, também se apresentará o top DJ Antdot
O DJ Bhaskar, irmão gêmeo de Alok, se apresenta em São Luís neste sábado, durante festa de música eletrônica no Palazzo Eventos, de Évila Pinheiro, no Araçagi. Além de Bhaskar, também se apresentará o top DJ Antdot

Vacinação no shopping

A Prefeitura de São Luís anunciou a ampliação da faixa etária para a vacinação contra dengue, agora disponível para pessoas de 9 a 14 anos. A vacina, denominada QDENGA, está sendo oferecida em diversas unidades de saúde da rede municipal, além do São Luís Shopping.

Para escrever na pedra:

“O bom da vida é lutar com garra e vencer por pouco, pois nada que vem fácil tem graça”. De Davi Khouri. 

Trivial variado

A deputada estadual Daniella (PSB) lançará sua pré-campanha à prefeita de Presidente Dutra no próximo dia 26. O ato acontecerá na casa de eventos Avenida House, na Avenida Tancredo Neves, às 18h. 

Em tempo: Daniella iniciará a corrida rumo às urnas disposta a promover a mudança nas práticas administrativas, com foco nas melhorias que a população da sua terra natal tanto almeja e precisa.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.