(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Mércia, Lydia e Maria Vandira em Miami

E mais: Redução de ministério pela metade

PH

Em Coconut Grove, em Miami, no fim de semana, a maranhense Mércia de Alencar Almeida, que ali reside há vários anos, recebeu a visita das amigas Lydia Moraes Correia e Maria Vandira Peixoto, que foram conhecer a Art Basel Miami 2023
Em Coconut Grove, em Miami, no fim de semana, a maranhense Mércia de Alencar Almeida, que ali reside há vários anos, recebeu a visita das amigas Lydia Moraes Correia e Maria Vandira Peixoto, que foram conhecer a Art Basel Miami 2023

Noite de autógrafos

Todas as atenções do mundo cultural de São Luís estão voltadas para o lançamento do livro “A terra é azul como uma laranja”.

A noite de autógrafos será realizada no Colégio Dom Bosco”, nesta segunda-feira, às 19h.

Reitora da UNDB, Ceres Murad é uma das mulheres mais cultas da sociedade maranhense, dona de vários títulos, inclusive doutorado em educação.

Discurso de terra arrasada

Quem ouviu o discurso de posse do presidente da Argentina, Javier Milei, ficou com a sensação de que haverá um mergulho no caos antes de a situação começar a melhorar como resultado do pesado pacote que será anunciado nos próximos dias.

O choque drástico inclui a liberação do câmbio, o corte de benefícios fiscais e sociais e aumento de impostos para encarar a falta de dinheiro.

Milei disse que esta é a pior crise da história da Argentina e que os últimos 12 anos foram especialmente trágicos. O período inclui os governos de Alberto Fernández, Maurício Macri, agora seu aliado, e Cristina Kirchner.

Discurso de terra arrasada…2

Diante dos admiradores e de costas para o Congresso Nacional, como a reforçar simbolicamente que não quer conversa com “a casta”, Milei despejou números que ilustram a “herança maldita” recebida do kirchnerismo. Em nenhum momento falou em peronismo, preferindo atribuir a crise à família Kirchner.

– Vocês sabem que eu prefiro uma verdade incômoda a uma mentira confortável – disse o presidente diante da multidão que o interrompia para gritar “Milei, querido, teu povo está contigo”.

O presidente pintou um quadro em tons mais fortes do que se vê no país quando disse que “a Argentina está mergulhada num banho de sangue”. A violência é um problema, mas dizer que a Argentina está mergulhada num banho de sangue é um exagero. Da mesma forma, tratou a saúde e a educação como caóticas e até as estradas argentinas como péssimas. Disse que só 16% das estradas argentinas são asfaltadas e apenas 12% estão em bom estado de conservação.

Discurso de terra arrasada…3

Como antevendo que haverá protestos nas ruas em consequência das medidas duras que vai tomar nos próximos dias, Milei avisou que nada fora da lei será tolerado.

Como deve ser numa democracia madura, Alberto Fernández não fugiu da raia. Ficou em Buenos Aires para transferir o bastão (literalmente) e a faixa presidencial.

A passagem do bastão é um rito da transmissão de cargo na Argentina.

Bolsonaro e Vieira

Entre as autoridades brasileiras presentes à posse de Javier Milei estavam o ex-presidente Jair Bolsonaro (ovacionado por argentinos e brasileiros nas ruas de Buenos Aires)  e três governadores – Tarcísio de Freitas (São Paulo), Jorginho Mello (Santa Catarina) e Cláudio Castro (Rio de Janeiro) – e outros políticos vinculados ao bolsonarismo.

Como representante oficial do governo brasileiro esteve presente o chanceler Mauro Vieira. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a receber convite para a posse, mas declinou. Durante a campanha, Javier Milei acusou Lula de ser corrupto e comunista.

Na posse anterior, de Alberto Fernández, em 2019, Bolsonaro não compareceu. Ele mandou o então vice-presidente Hamilton Mourão às solenidades.

Gesto obsceno

A vice-presidente Cristina Kirchner foi vaiada ontem ao chegar à sede do Congresso da Argentina, para conduzir a cerimônia de posse do novo presidente da República, Javier Milei.

Vestida de vermelho, ela respondeu com um gesto obsceno, mostrando o dedo do meio para os apoiadores do presidente eleito.

Cristina conduziu a cerimônia de posse de Milei como presidente da Argentina, e de sua vice, Victoria Villarruel, função que lhe é atribuída como vice-presidente e presidente do Senado do mandato de Alberto Fernández.

Agora, ambos os cargos passarão a ser ocupados por Villarruel.

Redução de ministério pela metade

O novo presidente da Argentina, Javier Milei, tomou posse oficialmente no domingo (10). Uma das etapas da cerimônia foi o juramento dos novos ministros, que ocorreu na Casa Rosada, sede do governo federal argentino.

Quebrando o protocolo previsto, Milei, segundo o jornal argentino Clarín, decidiu fazer a cerimônia de juramento dos ministros a portas fechadas, sem transmissão para o público.

Em uma de suas primeiras medidas como novo presidente, o mandatário assinou um decreto reduzindo o número de ministérios para nove, a metade da quantidade que tinha seu antecessor, Alberto Fernández, com 18.

Desta forma, os nove ministérios de Milei são: da Economia, de Relações Exteriores, do Interior, da Infraestrutura, da Justiça, da Segurança, da Defesa, do Capital Humano e o da Saúde.

No domingo, um brinde à alegria de viver de dois velhos amigos: o escritor e advogado Luis Augusto (Guto) Guterres e o Repórter PH
No domingo, um brinde à alegria de viver de dois velhos amigos: o escritor e advogado Luis Augusto (Guto) Guterres e o Repórter PH

DE RELANCE

Maio e Dezembro

O título em português, Segredos de um Escândalo, é tão batido que parece já ter sido usado um milhão de vezes. Mas, neste caso, é preciso dar uma colher de chá para quem foi encarregado de rebatizar o filme: uma tradução literal de May December (Maio Dezembro) não diria mesmo muita coisa para o espectador brasileiro.

Nos EUA, a expressão é usada como sinônimo de uma relação amorosa com uma notável diferença de idade entre os parceiros.

A origem é um clássico da música popular norte-americana, September Song, composto por Kurt Weil e Maxwell Anderson em 1938. A letra da canção fala sobre a passagem do tempo e compara as estações do ano com as diferentes etapas da vida: “É muito, muito tempo de maio a dezembro / E os dias ficam mais curtos quando se chega a setembro / E o clima de outono transforma as folhas em chamas / E eu não tenho mais tempo para esperar”.

Maio e Dezembro...2

Dirigido por Todd Haynes, May December é livremente baseado em uma história que escandalizou a opinião pública americana no final da década de 1990: o relacionamento de uma professora de 35 anos, Mary Kay Letourneau, com um menino de 12, colega de um dos seus quatro filhos.

O caso resultou em prisão, dois filhos e um casamento de quase 15 anos, oficializado quando o menino chegou à maioridade, e a mulher saiu da cadeia (Mary Kay morreu em 2020, aos 58 anos).

O filme imagina como seria a vida dessa família, formada em meio a doses generosas de paixão, frenesi midiático, confusão emocional – e crime.

Maio e Dezembro...3

Uma relação “maio dezembro” ainda mais conhecida, mas considerada absolutamente normal, inspira Priscilla, outro filme que estreia no Brasil nas próximas semanas.

Dirigido por Sofia Coppola, o filme acompanha o namoro (a partir de 1959), o casamento (em 1967) e a separação (em 1973) de Priscilla e Elvis Presley – a partir do ponto de vista da mulher, que tinha apenas 14 anos quando começou a namorar um dos homens mais famosos do planeta.

Enquanto Elvis lidava com a fama, a carreira e toneladas de remédios, Priscilla era a Barbie-esposa treinada para se submeter alegremente aos caprichos do rei desde a adolescência.

Maio e Dezembro...4

Além da ligação desigual entre parceiros de idades tão diferentes, os dois filmes têm em comum a sensibilidade para abordar um tema delicado de forma sutil e madura. (Tente explicar para alguém da geração Z como é possível que Caetano tenha começado namorar Paula Lavigne quando ela tinha 13 anos, e ele 40, sem quase ninguém ter achado estranho na época.)

Priscilla e May December provam que é possível tratar o assunto evitando o falso moralismo, sem perder de vista que até mesmo um grande amor pode ter seu lado sombrio – e que até nas sombras pode nascer um grande amor.

Reencontro de bons amigos para colocar as conversas em dia: o empresário Luciano Gomes e o advogado Marcelo Itapary
Reencontro de bons amigos para colocar as conversas em dia: o empresário Luciano Gomes e o advogado Marcelo Itapary

Rio entre as piores cidades do mundo

Uma recente pesquisa da plataforma de ensino de idiomas Preply aponta que a experiência turística vai além de pontos turísticos e belezas naturais.

Turistas avaliaram o Rio de Janeiro como uma das cinco piores cidades para visitar, considerando fatores como felicidade local, diversidade, facilidades de comunicação e segurança.

Entre os pontos apontados pelos turistas, os dois principais que fizeram despencar as notas da “Cidade Maravilhosa” foram as acomodações e a segurança.

Apesar das já reconhecidas riquezas naturais e culturais, o Rio de Janeiro vive uma crise de segurança pública há anos, acentuada em 2023.

O alto índice de violência, roubos, arrastões e a falta de estrutura no geral tem afastado cada vez mais turistas, sejam de outras regiões do país ou do exterior.

Envelhecimento e músculos

Estudo descobriu que pessoas na faixa de 80 e 90 anos que nunca haviam treinado com pesos obtêm ganhos físicos significativos após iniciar um programa supervisionado três vezes por semana.

Luc van Loon, professor na Universidade de Maastricht, nos Países Baixos, autor sênior da pesquisa, e os cientistas coautores recrutaram 29 idosos e idosas e saudáveis.

Três meses depois dos treinos, quem tinha mais de 85 anos acumulou mais força e massa muscular que os mais jovens.

Atualmente radicado em Brasília, o fisioterapeuta maranhense Makson Pinto (de Arari), já mandou avisar aos amigos: vem romper o Ano Novo em São Luís
Atualmente radicado em Brasília, o fisioterapeuta maranhense Makson Pinto (de Arari), já mandou avisar aos amigos: vem romper o Ano Novo em São Luís

Para escrever na pedra:

“Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela”. De George Bernard Shaw, escritor e dramaturgo irlandês.

 TRIVIAL VARIADO

Roosevelt e Ceres Murad retomam este ano uma antiga tradição, interrompida nos últimos dois anos, em sua bela casa no Calhau: reúnem amigos na noite de 31 de dezembro para saudar o Ano Novo com uma grande festa de Réveillon.

Combustível: A Petrobras cobra acima do preço internacional, apesar da redução no diesel, diz o Observatório Social do Petróleo.

Proteção: Europa chega a acordo sobre regras de inteligência artificial e fica perto de lei histórica que limita o uso da tecnologia.

Arte marcial: estudo chinês conclui que tai chi chuan ajuda a controlar sintomas de Parkinson, reduzindo até necessidade de medicamentos.

Desconforto: sofrem com dor crônica 37% dos brasileiros com mais de 50 anos e um terço deste grupo toma opióides.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.