(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Lançamento literário em Presidente Dutra

E mais: Expansão na Alema

PH

O escritor José Pedro Araújo Filho lança amanhã, em Presidente Dutra, a segunda edição do seu livro “Viajando do Curador a Presidente Dutra”
O escritor José Pedro Araújo Filho lança amanhã, em Presidente Dutra, a segunda edição do seu livro “Viajando do Curador a Presidente Dutra”

 Do Curador a P. Dutra

Minha cidade natal, Presidente Dutra, viverá uma grande noite cultural amanhã, dia 7 de dezembro, com o lançamento da segunda edição, revista e aumentada, do livro “Viajando do Curador a Presidente Dutra”, de José Pedro Araújo Filho.

À guisa de orelha do livro, a Profª Régia Vitória da Silva Feitosa ressalta que “Buscar as origens de um povo e resgatar a história de um lugar é tarefa que requer tempo, muita pesquisa e, sobretudo, determinação e coragem, principalmente quando envolve sua própria história e de seus ancestrais.

Assim nasceu este livro: da ausência de uma história escrita que retratasse a antiga Mata do Japão, o autor, filho desta terra, instigado pelo desejo de recompor fatos que deram origem a este município, além de outros que, mais tarde, marcariam o desenvolvimento do antigo Curador, até chegar ao que hoje é Presidente Dutra, decidiu registrá-los , dedicando-se, em sua  primeira edição, a três anos de muita pesquisa, do que resultou este compêndio histórico-econômico-cultural, desde os primórdios até os dias atuais, partindo de uma macrovisão da história do país e do estado, numa tentativa de relacionar os fatos aqui ocorridos aos contextos nacional e estadual”.

Do Curador a P. Dutra...2

A Profª Régia Vitória reconhece que foi uma “Tarefa árdua e ousada, haja vista as dificuldades encontradas no encaixe dos fatos, por vezes contraditórios. Todavia não lhe faltou fôlego na busca de informações, a fim de que pudesse relatar o mais fielmente possível a história desta terra”.

Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1977, José Pedro de Araújo Filho “nos surpreende com sua veia de escritor historiador. Começou sua vida literária escrevendo algumas crônicas em jornais de Teresina. Depois enveredou para a área da ficção, publicando dois romances e alguns contos no Amazon.com, em formato de e-book. Atualmente escreve crônicas em seu blog Folhas Avulsas”.

Do Curador a P. Dutra...3

“Foi, contudo, com a história de sua terra que esse engenheiro agrônomo emergiu como escritor ‘de fato’, na tentativa de partilhar com as gerações atual e vindouras um pouco do que foi e do que é Presidente Dutra. Agraciou-nos com sua primeira edição em 2007, e não parou por aí. A pesquisa continuou viva, fatos foram acrescentados, a história evoluiu, no que resultou esta reedição, bem mais robusta, haja vista os acréscimos aos episódios anteriormente relatados, bem como o desenrolar dos fatos desde 2007 – época do seu primeiro lançamento – até os dias de hoje”, arremata a Profª Régia Vitória.

O livro já tem data para ser lançado em São Luís com o apoio desta coluna e a presença do autor: dia 28 de dezembro, com noite de autógrafos na sofisticada loja 77 Boulevard, na Avenida Avicênia, 10, no Calhau.

A colônia presidutrense nesta Capital deverá marcar presença em grande estilo.

Convescote de Natal em Teresina

Hoje, em Teresina, a Lems Casa e Festa, realiza o lançamento da nova coleção de móveis e objetos de decoração com curadoria e assinatura do arquiteto Ronaldo Veras.

É mais uma edição do convescote de Natal mais esperado da capital piauiense, na sede da Lems.

Golpe em lojas

Link de pagamento é a nova forma de golpe contra comerciantes e consumidores em vários estados brasileiros.

Os criminosos entram em contato pelo WhatsApp do lojista se fazendo passar por clientes, escolhem produtos, acertam a compra e pedem o link para pagá-la. O vendedor envia, o golpista coloca dados do cartão de crédito de outras pessoas e o sistema informa que está pago. A mercadoria é entregue e, semanas depois, a compra é cancelada, quando o consumidor verdadeiro percebe que suas informações foram usadas em uma compra que não fez e busca o banco.

Já o comércio fica sem receber. Não são poucos os lojistas que já sofreram o golpe.

Fafá de Belém  será o tema enredo da Império da Casa Verde, no Carnaval de São Paulo. E o ator maranhense Dionisio Neto desfilará como destaque em um carro alegórico, fazendo sua estreia na avenida no próximo Carnaval. Na foto, Dionísio com o carnavalesco da escola Leandro Barboza, durante visita à escola, esta semana
Fafá de Belém  será o tema enredo da Império da Casa Verde, no Carnaval de São Paulo. E o ator maranhense Dionisio Neto desfilará como destaque em um carro alegórico, fazendo sua estreia na avenida no próximo Carnaval. Na foto, Dionísio com o carnavalesco da escola Leandro Barboza, durante visita à escola, esta semana

Cantata de Natal

A 1ª Igreja Cristã Evangélica de São Luís, localizada na Forquilha, sedia, hoje à noite, a cantata de Natal ‘O Nascimento do Redentor’. O evento, aberto ao público, marca o início da temporada natalina 2023 do Coral Aliança Maranhense, sob o comando do maestro Calebe Vidal. O grupo é formado por 80 coralistas.

A cantata tornou-se uma atividade tradicional no calendário da Igreja Cristã Evangélica, mas abrange todos os públicos, que apreciarão um repertório repleto de emoção e musicalidade, cuja mensagem estará centrada na Bíblia.

Nas canções, os presentes poderão perceber a participação de cada personagem que compõe o cenário do nascimento de Jesus Cristo e refletir sobre o fato de que o foco do Natal está na pessoa do Messias prometido.

Expansão na Alema

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, inaugurou a expansão do Centro Médico Kleber Carvalho Branco. O espaço, responsável pelos atendimentos em saúde dos deputados, servidores do Parlamento Estadual e seus dependentes, foi completamente reformado e modernizado, ampliando o número de especialidades e tendo entre as novidades a oferta de exames laboratoriais e de imagem.

A expansão do setor médico da Casa visa atender a uma necessidade de acompanhamento periódico dos servidores, dando a oportunidade de realizarem consultas e exames dentro da própria sede do Legislativo Estadual.

Expansão na Alema 2

Antes, os servidores tinham à disposição atendimentos nas áreas de clínico geral, ortopedia, psicologia, nutrição, ginecologia, endocrinologia, psiquiatria, fisioterapia e odontologia. A partir de agora, além dessas especialidades, também serão oferecidos atendimentos em cardiologia, oftalmologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, urologia, mastologia, pediatria e fonoaudiologia.

Entre as novidades, estão ainda a realização de exames laboratoriais e de imagem no próprio setor de Saúde da Alema, como raio-x, mamografia, endoscopia, tomografia, ultrassonografia, densitometria óssea e ressonância magnética, além dos exames oftalmológicos.

A Farmácia foi ampliada, garantindo o acesso a mais medicamentos. A Enfermaria também foi modernizada, bem como as salas onde são realizados os atendimentos odontológicos, com a aquisição de novas cadeiras e equipamentos.

Consumo de bebida alcoólica

A mais recente edição da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2023) do Ministério da Saúde, divulgada no final de novembro, aponta que 15% dos homens e 3% das mulheres com idade acima de 18 anos admitem conduzir veículos motorizados após consumir qualquer quantidade de bebida alcoólica.

Em relação às 27 capitais, São Luís ocupa a 23ª posição quanto ao percentual de homem que afirmam combinar álcool e direção. No ranking feminino, a capital maranhense é a 18ª colocada.

Consumo de bebida alcoólica 2

Os percentuais registrados pelos sexos masculino e feminino na capital maranhense superam os índices nacionais, que são de 10% e 2,2%, respectivamente.

No comparativo das nove capitais do Nordeste, São Luís aparece na 8ª colocação, à frente apenas de Teresina. No tocante ao sexo feminino, o resultado foi idêntico, ou seja, São Luís em 8º lugar, seguida pela capital do vizinho estado do Piauí.

Saída temporária

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou Projeto de Lei 1386/23, do deputado Bibo Nunes, que extingue a saída temporária de presos, como os conhecidos “saidões” de Natal e Ano Novo.

O relator, deputado Sargento Fahur, recomendou a aprovação da proposta. Ele entende que a saída temporária dos presos não traz nenhum benefício à população.

Nas redes sociais, o deputado federal maranhense Aluisio Mendes comemorou a aprovação. 

DE RELANCE

Influenciadores de quem?

É como naqueles comerciais com cenas perfeitas: alguns influenciadores digitais estão sempre sorrindo, com belas e reluzentes arcadas dentárias à mostra. Capricham na maquiagem (ou no filtro do celular) para esconder as imperfeições. Transbordam confiança e autoestima. Acima de tudo, cultivam centenas, milhares de seguidores, para os quais produzem conteúdo nas redes sociais.

Desde que o acesso à internet se disseminou, o que começou de forma despretensiosa virou profissão, e o marketing de influência se tornou fundamental na estratégia de venda das marcas. É um negócio que movimenta bilhões de dólares no mundo.

Influenciadores de quem?...2

O Brasil – onde já há mais smartphones do que gente – é um dos países com o maior número de pessoas exercendo esse papel: em 2022, segundo um levantamento da Nielsen, empresa especializada em mensuração e análise de dados, havia cerca de 500 mil influenciadores brasileiros com pelo menos 10 mil seguidores cada. Fora o resto.

Não sei se você já se deu conta disso, mas grandes empresas e agências de propaganda criaram setores específicos para atuar junto desses profissionais.

Já existe até curso de formação na área.

Influenciadores de quem?...3

Ser criador de conteúdo virou um sonho de consumo, e é fácil entender por quê.

Quem não gostaria de ser como aquelas pessoas charmosas, glamourosas e invariavelmente felizes que vemos na tela do telefone, ganhando “mimos”, ditando estilos de vida e apontando tendências?

Já pensou no poder de quem consegue atingir a marca de 10, 20, 30 milhões de seguidores? Ou será que é apenas uma ilusão?

Influenciadores de quem?...4

Talvez Umberto Eco estivesse certo quando concluiu que as redes sociais “deram voz a uma legião de imbecis”.

Talvez sim, talvez não. Tem muita gente criando coisas legais nas redes, com qualidade e velocidade nunca vistas.

Há alguns anos, ficávamos sabendo das novidades com meses de atraso. Isso mudou para melhor. Nem tudo está perdido, afinal. Na dúvida, não esqueça: é só dar “unfollow” e um “tchauzinho”.

O controle sobre quem nos influencia (ainda) é nosso.

Canibais da Arvoredo

Sai do forno nesta semana a releitura do caso que abalou a Capital do Rio Grande do Sul no século 19 – quando se descobriu que pessoas estavam sendo assassinadas para virar linguiça.

Em Os Canibais da Rua do Arvoredo (editora Citadel), o escritor Tailor Diniz transporta a história para os dias atuais, com uma pitada de ironia.

No enredo, que nasceu como roteiro de cinema, um casal de universitários se muda para a casa amaldiçoada. Sem saber de nada, a dupla encontra no porão as ferramentas dos criminosos e acaba repetindo a saga – só que vendendo produtos gourmet e ganhando milhares de seguidores nas redes sociais.

Nos próximos dias, o livro estará em pré-venda no site da Amazon.

Pacotes no Rio Poty

Uma das festas de Réveillon que promete este ano é a que será realizada no Rio Poty Hotel & Resort, na Ponta d’Areia, com shows de Tony Guerra, Marabloco, Argumento, CDC e Bruno Shinoda.

O empreendimento hoteleiro está caprichando na produção e já disponibilizou pacotes de hospedagem para quem deseja aproveitar a festa com ainda mais comodidade e conforto.

Os pacotes para três noites de descontração incluem ‘welcome drinks’, café da manhã, música co vivo na noite de sexta-feira, às 21h, e feijoada completa no sábado, a partir das 12h30. Tudo isso com uma vista deslumbrante para a Baía de São Marcos e a brisa refrescante dos ventos Alísios de Nordeste.

Grupo de amigas reunidas no Bistrô Grand Cru para festejar uma das aniversariantes do mês: a médica Kátia Rocha. Na foto, Cida Valadão, Flávia Ferraz, Ligia Silva e Ana Elvira Buhatem (de pé); Melina Sereno Fernandes, Rose Medeiros, a aniversariante Kátia e Thatiana Bandeira (sentadas)
Grupo de amigas reunidas no Bistrô Grand Cru para festejar uma das aniversariantes do mês: a médica Kátia Rocha. Na foto, Cida Valadão, Flávia Ferraz, Ligia Silva e Ana Elvira Buhatem (de pé); Melina Sereno Fernandes, Rose Medeiros, a aniversariante Kátia e Thatiana Bandeira (sentadas)

Inspiração que vem de Floripa

Quem passar por Florianópolis no verão verá mais cores no centro histórico da capital catarinense. Em novembro, um festival chamado Street Art Tour atraiu 150 artistas do Brasil e do Exterior à cidade, que ganhou murais multicoloridos de pequeno, médio e grande portes.

A obra que mais chamou a atenção foi a pintura do piso de uma via inteira. Antes usada como estacionamento e área de carga e descarga, a Rua Felipe Schmidt ganhou vida nova.

Agora, com a parceria da prefeitura, o trecho de 90 metros de comprimento será fechado para o trânsito, receberá bancos e paisagismo e passará a ser um calçadão para pedestres.

Graças ao festival, viabilizado com recursos das leis municipal e estadual de incentivo à cultura e uma série de apoiadores, a rua cinzenta virou uma galeria de arte a céu aberto no nível do chão e um novo atrativo na área central em Floripa.

A diretora de Operações da Granorte, Ana Paula Vieira, acompanhada do gerente de Britagem, Raimundo Nonato, e do representante da Matso, Hugo Ataíde, em visita a uma pedreira no Rio Grande do Sul que utiliza britador de rolo para produção de areia e remineralizador de solos. O objetivo da visita foi observar todo o processo de perto, uma vez que a Granorte está em vias de investir nessa tecnologia e vem estudando essas inovações com a assessoria de técnicos da Universidade Estadual Paulista (UNESP)
A diretora de Operações da Granorte, Ana Paula Vieira, acompanhada do gerente de Britagem, Raimundo Nonato, e do representante da Matso, Hugo Ataíde, em visita a uma pedreira no Rio Grande do Sul que utiliza britador de rolo para produção de areia e remineralizador de solos. O objetivo da visita foi observar todo o processo de perto, uma vez que a Granorte está em vias de investir nessa tecnologia e vem estudando essas inovações com a assessoria de técnicos da Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Para escrever na pedra:

“Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir”. De René Descartes.

TRIVIAL VARIADO

Saiu o ranking atualizado das melhores comidas do Brasil, segundo a plataforma TasteAtlas, que é uma espécie de enciclopédia da gastronomia no mundo.

O Top 5 brasileiro é o seguinte: em primeiríssimo lugar, a picanha, seguida do pão de queijo, do vatapá, da coxinha frita e do escondidinho. Mas cadê o xis? Há controvérsias.

O adicional de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) pode ser considerado a salvação da lavoura para as prefeituras maranhenses que estavam com a corda no pescoço neste ano e corriam o risco de atrasar o 13º salário.

Custo de vida: Buenos Aires, na Argentina, é a única cidade da América Latina entre as 10 mais baratas do mundo para se viver.

Saúde financeira: Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor aponta que 76,6% das famílias fecharam o mês de novembro endividadas.

“O Supremo não é uma carreira”. Disse Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal. Ele defendeu igualdade de gênero no Poder Judiciário, mas minimizou a redução do número de mulheres na Corte após a indicação de Flávio Dino para a vaga de Rosa Weber.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.