(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH REVISTA: Baile de Gala no dia 25

E mais: Novembro Azul

PH

- Atualizada em 03/11/2023 às 21h43
Capa do PH Revista
Capa do PH Revista

O DESTAQUE da capa do PH Revista neste fim de semana é a Miss Maranhão 1986, Roberta Marão Félix Baptista, que ainda desfila charme e beleza pelos salões da sociedade maranhense

CLLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

Baile de Gala no dia 25

Na sociedade maranhense não se fala em outro assunto. Tudo gira em torno do mais do maior, mais bonito e mais elegante acontecimento social do ano: o Gala de Fim de Ano, a grandiosa confraternização da sociedade maranhense promovida pela Coluna PH e pelo PH Revista para se despedir, em noite de glamour, charme e elegância, do ano da graça de 2023.

O Palazzo Eventos é o palco escolhido para a realização, no próximo dia 25 de novembro, a partir das 21h, do Gala de Fim de Ano, evento que promove a volta aos salões elegantes de São Luís de uma tradição da vida social maranhense interrompida durante o período amargo da pandemia da Covid-19.

O Gala de Fim de Ano é uma oportunidade única para o que há de mais elegante e charmoso da sociedade local se confraternizar, em noite de gala, como nos velhos bons tempos, sob as luzes do Natal que se aproxima.

Baile de Gala no dia 25…2

Os convites estão sendo feitos, desde a última semana de outubro, por Teresa Martins, que deverá concluir essa tarefa o mais breve possível, para que os convidados possam confirmar presença com antecedência, e assim possamos garantir todas as atrações programadas para essa noite de beleza, charme e encantamento.

Para o evento, estamos recebendo o apoio dos mais importantes grupos empresariais do Maranhão, os quais estão sempre colaborando para o sucesso das nossas promoções.

O traje é Passeio Completo para uma noite de gala. Ou seja, os homens de terno escuro e as mulheres preferencialmente de longo.

Casamento em São Paulo

É  hoje, no Espaço Le Six, em São Paulo, o casamento religioso do jovem maranhense Euller Ferreira Andrade com a paulista Luciana Moraes Freire Gavino.

Toda a família Andrade que mora em São Luís, a começar pelos pais do noivo, Euller Tácito Dias de Almeida Andrade e Chistiana Costa Ferreira Andrade, já está em São Paulo para esse acontecimento.

Do Maranhão, foram convidados muitos amigos dos noivos.

Selo Verde

Nenhuma instituição da Amazônia foi chamada para integrar o comitê gestor do “Selo Verde”, criado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços para certificar produtos ecologicamente e socialmente corretos e assim facilitar o ingresso nos mercados nacional e internacional.

Na lista de entidades que formarão o comitê estão Federação Brasileira de Bancos, Câmara de Comércio Exterior e Universidade de São Paulo (USP).

Em Brasília, Georgino Melo e Silva fez ontem uma visita ao seu amigo Guilhermo Valles, Embaixador do Uruguai no Brasil. Ele aproveitou o encontro para presenteá-lo com a biografia de Anita Garibaldi, de autoria de outro amigo, o historiador catarinense Adilcio Cadorin
Em Brasília, Georgino Melo e Silva fez ontem uma visita ao seu amigo Guilhermo Valles, Embaixador do Uruguai no Brasil. Ele aproveitou o encontro para presenteá-lo com a biografia de Anita Garibaldi, de autoria de outro amigo, o historiador catarinense Adilcio Cadorin
Em São Luís ou em Brasília, Georgino Melo e Silva agita. O registro é do seu encontro na Capital Federal, com o poeta Daniel Blume
Em São Luís ou em Brasília, Georgino Melo e Silva agita. O registro é do seu encontro na Capital Federal, com o poeta Daniel Blume

 

DE RELANCE

Por que mulheres são maioria no Brasil?

A atenção feminina com a própria saúde e as mortes não naturais de homens ajudam a explicar por que as mulheres são maioria no Brasil, dizem especialistas.

O Censo Demográfico 2022 indicou que elas representam 51,48% da população, enquanto o grupo masculino corresponde a 48,52%.

A prevalência já era vista em censos anteriores e se repetiu no mais recente, que teve parte dos dados divulgados no último dia 27.

Pela primeira vez, porém, as mulheres são a parcela predominante em todas as regiões do país.

A dominância muda quando considerados os dados dos mais jovens. O público masculino lidera nos grupos de idades entre zero e 24 anos: representa 50,81% contra 49,19% do sexo feminino. Nos outros, elas são maioria.

Envelhecimento

A proporção de mulheres avança conforme o envelhecimento do brasileiro. Na faixa dos cem anos – a última do censo –, elas representam 72,05% da população. Ou seja, sete em cada 10 pessoas centenárias são do sexo feminino.

– As mulheres tendem a cuidar mais da saúde, têm melhores hábitos, dizem os geriatras.

Pensão a filhos de vítimas de feminicídio

O presidente Lula sancionou esta semana a lei que determina o pagamento de pensão para filhos de mulheres vítimas de feminicídio.

O auxílio será concedido aos órfãos nos casos em que a renda familiar mensal por pessoa seja de até 25% do salário mínimo.

A regra valerá inclusive para crimes ocorridos antes da publicação da lei.

– Sancionar é dizer duas coisas à nação: não nos calaremos jamais com a morte das mulheres pelo feminicídio, e dizer para essas crianças que elas não estão sozinhas – discursou a deputada Maria do Rosário (PT), autora da lei.

Também participaram do ato de sanção a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e a primeira-dama Janja Lula da Silva.

 Municípios em situação crítica

Um terço dos municípios brasileiros não têm recursos próprios para manter a estrutura da prefeitura e da câmara municipal. Cerca de 40% deles estão com as contas públicas em situação crítica ou difícil. Os dados constam do estudo Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado esta semana pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Os especialistas analisaram dados referentes a 2022 de 5.240 municípios onde vivem 97,1% da população. As informações foram disponibilizadas pelas prefeituras, de acordo com o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Ficaram de fora do estudo 328 municípios que não cumpriram a determinação dentro do prazo ou apresentaram dados inconsistentes.

Para classificar a situação das prefeituras, a Firjan analisa quatro indicadores: autonomia, gasto com pessoal, liquidez e investimentos.

Municípios em situação crítica...2

Com base nos resultados apresentados, os municípios recebem uma nota que vai de zero a um. A situação das cidades é classificada como crítica (menor que 0,4), difícil (entre 0,4 e 0,6), boa (entre 0,6 e 0,8) ou de excelência (superior a 0,8 ponto).

O índice mostra 41,9% das cidades analisadas com as contas em situação crítica (15,9%) ou difícil (26%). Na outra ponta, 36,3% têm a gestão considerada boa, e 21,9%, avaliadas com excelente.

A média nacional foi de 0,6250 ponto. Desde 2013, é a primeira vez que o índice alcança a marca de boa gestão. Essa edição apresentou a quinta alta seguida e o maior valor da série histórica. Entre 2017 e 2022, o índice pulou de 0,4075 para 0,6250.

Considerando só as capitais, o índice de 2022 chega a 0,7452. Salvador é a que tem o melhor desempenho (0,9823). Completam a lista de gestão excelente Manaus (0,9145), São Paulo (0,8504), Vitória (0,8412), Curitiba (0,8350), Recife (0,8320) e Aracaju (0,8116). São Luís não figura entre estas.

Novembro Azul

O IPE Saúde vai isentar de coparticipações usuários com 50 anos ou mais que realizarem consultas com urologistas em novembro.

A ação faz parte do Novembro Azul.

Os servidores que se enquadram devem procurar um médico credenciado e agendar a consulta.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens no Brasil.

Benefício para os idosos

A partir de agora, os condutores com mais de 60 anos não precisam mais se deslocar aos órgãos de trânsito para adquirir a credencial de estacionamento em vagas preferenciais para idosos. Isso se tornou possível graças à disponibilização do serviço no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.

A ferramenta está sendo implementada em 102 órgãos de trânsito, presentes em 17 estados que aderiram a essa inovação. A relação completa desses estados pode ser conferida no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito.

Benefício para os idosos...2

A Secretaria Nacional de Trânsito está empenhada em facilitar o processo para idosos que não estão habilitados a dirigir veículos, mas frequentemente viajam em veículos de terceiros. Eles também terão a opção de solicitar a credencial de estacionamento de forma digital.

Atualmente, essa permissão só é concedida se a pessoa interessada comparecer pessoalmente ao órgão local de trânsito.

Anteriormente, o serviço estava disponível apenas no Portal da Senatran, mas agora foi ampliado para o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.

Benefício para os idosos...3

De acordo com o Ministério dos Transportes, a grande vantagem desse novo método reside na simplificação do processo de aprovação, já que todas as verificações de dados pessoais e documentos são realizadas pelo aplicativo. Uma vez que a credencial é liberada, basta imprimi-la e colocá-la no painel do veículo.

A credencial de estacionamento é um documento obrigatório para a utilização de vagas especiais. Ela é destinada tanto a condutores com mais de 60 anos quanto a pessoas com deficiência física. Essas vagas são identificadas por marcações no chão ou placas específicas, presentes em ruas e estacionamentos públicos, como em hospitais, shoppings e outros estabelecimentos comerciais.

É fundamental que os beneficiários, ao estacionarem em vagas especiais, coloquem a credencial no painel do veículo ou em um local visível para a fiscalização. A não apresentação desse documento caracteriza uma infração, conforme previsto no Artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro, podendo resultar em uma multa de natureza média.

Feriado esticado

Liberados pelo governador Carlos Brandão, servidores estaduais puderam esticar o feriadão de Finados. Tudo graças à transferência do ponto facultativo relativo ao Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 de outubro, que neste ano caiu em um sábado, para hoje.

O movimento foi na contramão do governo federal, que não liberou os servidores na sexta-feira.

Lei que protege aposentados

Na comparação com colegas de outras unidades da federação, os deputados estaduais do Maranhão estão demorando a apreciar uma lei que protege aposentados e pensionistas.

Trata-se da proibição de que contratos de empréstimos sejam firmados apenas por contato telefônico, alvo frequente de reclamação dos consumidores.

Propostas com esse teor tramitam na Assembleia desde 2019, mas jamais chegaram ao plenário.

Enquanto isso, ao menos outros 15 Estados já aprovaram legislações com esse propósito, incluindo São Paulo e Minas Gerais.

Almistron Marinho recebendo a charmosa Luisla Bottino
Almistron Marinho recebendo a charmosa Luisla Bottino

Almistron Marinho recebendo a charmosa Luisla Bottino com o filho e a nora em sua acolhedora casa de vinhos Amo Vinhos. Ele está anunciando para o dia 29 de novembro uma noite de degustação com show de Tom Cleber e tudo incluido

Fiema e Alckmin

Durante a posse da nova diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Conselho Fiscal, em Brasília, no último dia 31, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez das Neves, encontrou o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que comentou com o líder empresarial maranhense sua passagem recente por Balsas, onde participou do lançamento da pedra fundamental da empresa Inpasa, de produção de etanol de milho.

Edilson Baldez das Neves com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin
Edilson Baldez das Neves com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin

Para escrever na pedra:

“Não há sol todos os dias, não há alegria sempre, mas tudo em algum momento, melhora”. De autor desconhecido.

TRIVIAL VARIADO

Guga Fernandes reúne amigos em seu apartamento no Edificio Carlos Gaspar, na Península, hoje a tarde, para comemorar em grande estilo, com um almoço, sua nova idade, a partir das 13h.

Melina Sereno Fernandes está comemorando o nascimento do seu sobrinho Antônio Miguel, filho de Melzinha e Osório, que moram em Imperatriz.

No dia do AVC: uma em cada quatro pessoas com 35 anos sofrerá derrame, alertou ontem a Organização Mundial do AVC.

Levantamento: Censo do Conselho Nacional de Justiça revela que 30% dos presídios não têm bibliotecas. Média nacional é de 2,4 livros por preso. 

Depois de dois anos de vendas em baixa ainda por conta dos efeitos da pandemia de covid-19, neste Natal o movimento deve aumentar e com isso, as contratações. A estimativa é de que as vagas temporárias cheguem a 4,6 mil, 10% acima do estimado para o ano passado.

Com o feriado de finados, em 2 de novembro, caindo na quinta-feira, esta será mais uma semana com apenas três dias úteis nos órgãos do Estado e do município de São Luís. A sexta-feira foi facultativa.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.