MARANHÃO - No dia 30 de julho, teve a 2º edição do projeto ‘Raízes do Bumba-Meu-Boi da Baixada’, na Praça Boa Esperança, no município de Cajapió. O projeto se constitui na promoção de atividades culturais, apresentar o trabalho artístico do Bumba-Meu-Boi de Santa Fé para comunidades da região da Baixada Maranhense e promover interações e apresentações de grupos locais de Bumba-Meu-Boi e tambor de crioula no Município de Cajapió.
Embalado por matracas e pandeiros pequenos, um dos destaques do sotaque da Baixada é o personagem Cazumbá, que é uma mistura de homem e bicho, vestido com uma bata comprida, uma máscara de madeira e com um chocalho na mão, diverte os brincantes e o público presente. Os grupos que estavam presentes no encontro eram o Tambor De Crioula Quilombola 3 Irmãos Do Oratório, Boi Brilho Da Noite, Boi Da Barraca, Boi Desejo Do Povo e o Boi De Santa Fé (São Luís).
Em Julho, tivemos a visita da influenciadora Camilla de Lucas, pousando nos lençóis maranhenses e recebendo diversos elogios de seus fãs e seguidores. Camilla esteve presente no São João da Thay, que ocorreu no dia 28 de junho, promovido pela influencer maranhense Thaynara OG, em benefício do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Após o evento, alguns convidados foram levados para um passeio com o tema ‘Luau’ para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, onde Camilla aproveitou e tirou belas fotos.
A influenciadora fez questão de dizer que ficou completamente apaixonada pelo Maranhão e por suas belezas. a. Sua foto nas lagoas ultrapassaram mais de 92 mil curtidas no Instagram.
Nos dias 29 e 30, para encerrar o período junino que se estendeu em 60 dias, tivemos muitas atrações folclóricas locais e shows nos arraiais. O Arraial da Ilha (no Espaço Reserva do Shopping da Ilha), Arraial Energia do São João (na Praça Maria Aragão) e Arraial na Prefs (em frente à Prefeitura de São Luís), tiveram as maiores atrações juninas, como Boi de Morros, Boi Barrica, Boi de Santa Fé, Boi Pirilampo, Boi de Maracanã, Boi da Pindoba, Boi de Sonhos, Boi de Axixá e é claro que o Cacuriá de Dona Teté e o Tambor de Crioula Unidos Venceremos não poderiam ficar de fora dessa.
O público também aproveitou bastante aos shows de PP Júnior, Thais Moreno, Lucas Seabra, Mayara, Grupo Lamparina e Fabrícia. Todos os arraiais tiveram uma programação bem variada e perfeita para todos os gostos, assim todos puderam fazer parte das comemorações.
No dia 31 de julho, tivemos shows com artistas locais e terapias integrativas na Feirinha de São Luís, para encerrar o mês da melhor forma. Natural da cidade de Carolina, o artista Erasmo Dibell esteve no palco da praça João Lisboa de 12h30 às 14h. Mas antes de sua entrada o Grupo Metiê foi quem abriu a programação, das 11h às 12h30. Já na Benedito Leite tivemos Maria Clara, das 11h30 às 14h.
A Feirinha de São Luís se firma como uma opção que reúne lazer, cultura e entretenimento para o público da ilha e também para os turistas que circulam pelo Centro Histórico aos domingos. O evento, que ocorre de 9h às 15h.
E para acompanhar com disposição e saúde as várias opções da Feirinha, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) mantém sua programação fixa. A disposição dos visitantes: Acolhimento, Consulta de Enfermagem (Aferição de Pressão Arterial/ Teste de Glicemia), Auriculoterapia e Aromaterapia, Orientações e informações sobre a saúde bucal (distribuição de escovas de dente), distribuição de preservativos e testes rápidos com as devidas orientações. E ainda, Ação Educativa sobre a prevenção de Acidente de Trabalho/ Saúde do Trabalhador.
No finalzinho do mês, São Luís recebeu um dos maiores festivais do Brasil o ‘Boteco do Gusttavo Lima’. O evento foi realizado no estacionamento do São Luís Shopping. Com exclusividade ao Na Mira, o cantor Gusttavo Lima antecipou os preparativos finais desse reencontro com os maranhenses.
Gusttavo explicou um pouco sobre o grande sucesso que é o Boteco. “É uma soma de vários fatores. Graças a Deus, o Buteco é um projeto que a galera tem abraçado por onde a gente passa. De uma forma geral, desde o começo temos trabalhado bastante para entregar ao público um evento de qualidade, com estrutura, segurança e o melhor da música para que as pessoas possam ter uma experiência bacana em todos os aspectos. Nos bastidores de cada edição, temos um time gigante de profissionais que se dedicam ao máximo para que as coisas sejam realizadas da melhor forma possível e acredito que isso faz toda a diferença”, contou o cantor.
O artista também contou para gente qual a música que mais o deixa feliz quando está em casa. “Aí, você me pegou, pois são tenho diversas canções que me deixam bem feliz e que são bem importantes pra mim. Vou falar de uma que sempre me marcou bastante que é “10 Anos”. É uma música que me emociona muito e que me traz inúmeras recordações”, concluiu.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.