CAJAPIÓ - A 2ª edição do projeto ‘Raízes do Bumba-Meu-Boi da Baixada’, que promove interações artísticas do Bumba-Meu-Boi de Santa Fé nas comunidades da Baixada Maranhense, acontecerá no dia 30 de julho às 19 horas na Praça Boa Esperança, no município de Cajapió.
O projeto se constitui na promoção de atividades culturais, apresentar o trabalho artístico do Bumba-Meu-Boi de Santa Fé para comunidades da região da Baixada Maranhense e promover interações e apresentações de grupos locais de bumba-meu-boi e tambor de crioula no Município de Cajapió.
“Depois da 1ª edição ser realizada em Viana e São Vicente Férrer, nesta 2º Edição, iremos presentear a Cidade de Cajapió com um evento de grande expressividade com uma programação artística diversificada e de valor cultural tanto para a região quanto para os grupos locais.”, diz Adriano Andrade, coordenador geral do Boi de Santa Fé.
Embalado por matracas e pandeiros pequenos, um dos destaques do sotaque da Baixada é o personagem Cazumbá, uma mistura de homem e bicho que, vestido com uma bata comprida, máscara de madeira e de chocalho na mão, diverte os brincantes e o público. Outros usam um chapéu de vaqueiro com penas de ema. Apresenta um toque mais lento e suave, embalado por matracas, tambores-onça e pandeiros pequenos.
“Receber em nosso município esse importante evento cultural, é um privilégio, considerando que o Boi de Santa Fé vem promovendo e divulgando a cultura popular maranhense e suas manifestações folclóricas, sobretudo em nossa região.”, comenta Raul Espaziano, secretário de cultura de Cajapió.
Veja os grupos que estarão presentes no encontro:
- Tambor De Crioula Quilombola 3 Irmãos Do Oratório
- Boi Brilho Da Noite
- Boi Da Barraca
- Boi Desejo Do Povo
- Boi De Santa Fé (São Luís)
Saiba Mais
- Circuito brasileiro 'Arte não é Privilégio' busca ampliar divulgação da arte urbana
- Viradinha Afro Cultural
- Brasil vai comemorar o Dia Nacional do Maracatu em 1º de agosto
- Iphan realiza I Concurso de Toadas de Bumba meu boi Sotaque de Orquestra na Região do Munim
- Investimentos na cultura têm recorde; Lei Rouanet soma R$ 3 bilhões
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.