Cultura

Boi de Santa Fé se reúne a Bumba Bois da baixada em Cajapió

O projeto propõe promover interações e apresentações de grupos locais de bumba-meu-boi e tambor de crioula no Município de Cajapió.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/07/2022 às 16h40
Boi de Santa Fé se reúne Bumba Bois da baixada em Cajapió.
Boi de Santa Fé se reúne Bumba Bois da baixada em Cajapió. (Foto: Paula Barros / Divulgação)

CAJAPIÓ - A 2ª edição do projeto ‘Raízes do Bumba-Meu-Boi da Baixada’,  que promove interações artísticas do Bumba-Meu-Boi de Santa Fé nas comunidades da Baixada Maranhense, acontecerá no dia 30 de julho às 19 horas na Praça Boa Esperança, no município de Cajapió.

O projeto se constitui na promoção de atividades culturais, apresentar o trabalho artístico do Bumba-Meu-Boi de Santa Fé para comunidades da região da Baixada Maranhense e promover interações e apresentações de grupos locais de bumba-meu-boi e tambor de crioula no Município de Cajapió. 

“Depois da 1ª edição ser realizada em Viana e São Vicente Férrer, nesta 2º Edição, iremos presentear a Cidade de Cajapió com um evento de grande expressividade com uma programação artística diversificada e de valor cultural tanto para a região quanto para os grupos locais.”, diz Adriano Andrade, coordenador geral do Boi de Santa Fé.

Embalado por matracas e pandeiros pequenos, um dos destaques do sotaque da Baixada é o personagem Cazumbá, uma mistura de homem e bicho que, vestido com uma bata comprida, máscara de madeira e de chocalho na mão, diverte os brincantes e o público. Outros usam um chapéu de vaqueiro com penas de ema. Apresenta um toque mais lento e suave, embalado por matracas, tambores-onça e pandeiros pequenos.

“Receber em nosso município esse importante evento cultural, é um privilégio, considerando que o Boi de Santa Fé vem promovendo e divulgando a cultura popular maranhense e suas manifestações folclóricas, sobretudo em nossa região.”, comenta Raul Espaziano, secretário de cultura de Cajapió.

Veja os grupos que estarão presentes no encontro: 

  • Tambor De Crioula Quilombola 3 Irmãos Do Oratório
  • Boi Brilho Da Noite
  • Boi Da Barraca
  • Boi Desejo Do Povo
  • Boi De Santa Fé (São Luís)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.