Pesquisa feita no Amazonas

Remédio usado para tratar câncer pode ajudar no tratamento de casos graves da Covid-19 

A Proxalutamida, que é usada no tratamento do câncer de próstata e de mama, pode ser uma esperança para pacientes graves de Covid-19.

Imirante.com, com informações da Revista Galileu

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
O uso do medicamento significou uma redução de 92,2% nas mortes pela doença.
O uso do medicamento significou uma redução de 92,2% nas mortes pela doença. ( Foto: Reprodução)

MANAUS – Uma pesquisa clínica realizada no Estado do Amazonas indica que o fármaco Proxalutamida, que é usado no tratamento do câncer de próstata e de mama, pode ser uma esperança para pacientes graves de Covid-19.

Os resultados da pesquisa foram anunciados nessa quinta-feira (11), em Manaus. (Veja, no final da matéria, a coletiva de imprensa realizada pelos pesquisadores).

O Estudo, feito pela rede de hospitais Samel, em parceria com a empresa de biotecnologia Applied Biology, aponta que os pacientes tratados com Proxalutamida têm 92% menos risco de morrer pela Covid.

Participaram da pesquisa 590 pacientes de 12 hospitais em nove municípios do Estado do Amazonas. Os pacientes escolhidos foram os com mais de 18 anos de idade e que apresentavam necessidade de oxigênio, em estado crítico por causa do vírus.

Durante duas semanas, 294 pacientes voluntários receberam 300 mg de Proxalutamida, via oral uma vez ao dia. Já o grupo controle foi tratado com placebo.

Os pesquisadores identificaram que, depois de 14 dias, a taxa de mortalidade entre os pacientes que não receberam o medicamento foi de 47,6%, um total de 141 mortes. Já os que receberam, a taxa ficou em apenas 3,7%, o que corresponde a 12 óbitos.

O uso do medicamento significou uma redução de 92, 2% nas mortes pela doença. Além disso, 52,7% dos pacientes tratados com o placebo foram intubados, enquanto que apenas 4,4% dos que receberam o fármaco precisaram de cuidados intensivos.

Veja a matéria completa.

Veja a coletiva de divulgação dos resultados finais da pesquisa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.