Eleições 2020

Cresce número de mulheres candidatas e eleitas no pleito de 2020

A bancada feminina na Câmara de São Luís registrou pequeno crescimento.

Imirante.com, com informações da Agência Senado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Número de mulheres eleitas, reeleitas ou que ainda concorrerão cresceu.
Número de mulheres eleitas, reeleitas ou que ainda concorrerão cresceu. (Arte: Reprodução)

BRASÍLIA - Além do registro recorde de candidaturas femininas em 2020 na disputa pelas prefeituras e câmaras municipais, o total de mulheres eleitas, reeleitas ou que ainda concorrerão no segundo turno também cresceu no país. Os resultados finais serão consolidados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até sexta-feira (20). Até o momento, dados oficiais mostram que para 12,2% das prefeituras foram eleitas mulheres. Na eleição de 2016 esse número foi de 11,57%.

"Tivemos um aumento ainda não suficientemente expressivo, mas no Brasil há uma curva ascendente na participação feminina nos processos eleitorais. No Congresso Nacional, esse número, que ainda é insuficiente, aumentou para 15%. E nós fizemos uma grande campanha de atração de mulheres para a política", declarou o Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE.

A bancada feminina na Câmara de São Luís também registrou crescimento. O número subiu de três mulheres em 2016 para cinco eleitas neste ano. São elas: Rosana da Saúde (Republicanos), Fátima Araújo (PCdoB), Concita Pinto (PCdoB), Silvana Noely (PTB) e Karla Sarney (PSD).

Veja a lista de vereadores eleitos na Região Metropolitana de São Luís

De um modo geral, a participação feminina na política já caminha para além do cumprimento da cota obrigatória de 30% reservada pelos partidos. De acordo com a Justiça Eleitoral, no pleito deste ano as mulheres representam 33,6% do total de 557.389 candidaturas, superando o maior índice das três últimas eleições, que não passou de 32%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.