Vida marinha

Com manchas de óleo, golfinho é encontrado morto em praia do Ceará

Manchas de óleo espalhadas pela orla, de várias praias nordestinas, inclusive São Luís, afetaram a balneabilidade e a vida marinha.

Imirante.com, com informações do G1 Ceará

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
Na imagem, golfinho encalhado na areia e morto, com manchas de óleo.
Na imagem, golfinho encalhado na areia e morto, com manchas de óleo. (Foto: Reprodução / G1 - CE)

FORTALEZA - Durante caminha pela orla da Praia de Taíba, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Fortaleza - CE, na manhã deste sábado (5), uma professora encontrou um golfinho morto e coberto por manchas de óleo, o mesmo líquido que se espalhou por diversas praias da Região Nordeste nas últimas semanas.

O cetáceo, espécie do animal achado, estava encalhado na areia e foi visto pela professora de biologia Chirley Mara, enquanto caminhava pela orla por volta de 7h de hoje. Manchas pretas espalhadas pela orla, de várias praias nordestinas, inclusive o município de Alcântara, no Maranhão, afetaram a balneabilidade e a vida marinha.

Leia também:

Tartaruga marinha coberta por óleo é resgatada e devolvida ao mar em praia de Alcântara

Óleo que atinge praias do Maranhão vem de fora do Brasil

No litoral cearense, ainda como exemplo, outras cinco tartarugas foram encontradas recobertas em óleo, duas delas estavam mortas, além de uma ave marinha.

No caso do golfinho, ele tinha manchas de óleo na boca e nas nadadeiras, mas ainda não se pode afirmar que a espécie tenha sido vítima do óleo que se espalhou no mar. Segundo um relatório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), pelo menos quatro animais foram resgatados atingidos pelo material oleoso no Ceará. Há registros de manchas de óleo em pelo menos 124 praias em todos os estados do Nordeste.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.