Poluição

Tartaruga marinha coberta por óleo é resgatada e devolvida ao mar em praia de Alcântara

Animal foi encontrado por moradores em situação crítica e voltou ao mar depois que foi limpo; origem da poluição ainda é desconhecida

Daniel Matos

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
A tartaruga estava agonizando na areia, imóvel, quando foi localizada pelo estudante universitário Júlio Deranzani.
A tartaruga estava agonizando na areia, imóvel, quando foi localizada pelo estudante universitário Júlio Deranzani.

Uma tartaruga marinha foi resgatada na tarde desse domingo (22), em um trecho da Praia de Itatinga, em Alcântara, totalmente coberta por óleo. A origem do material poluente é desconhecida, até o momento.

A tartaruga estava agonizando na areia, imóvel, quando foi localizada pelo estudante universitário Júlio Deranzani, que há 20 anos mora em Alcântara e passava o dia na orla com familiares. Só depois de ter sido limpo, o animal foi devolvido ao mar.

"Fizemos aquilo que podíamos", disse Júlio, que ficou chocado ao achar a tartaruga marinha nas condições que estava. "Sou um amante da natureza e fiquei sem saber o que fazer", declarou.

Júlio Deranzani disse ter postado vídeos que fez da tartaruga resgatada em redes sociais, e o fato gerou ampla repercussão. Ele informou a O Estado que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) entrou em contato com ele e informou que enviará uma equipe, junto com técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para averiguar a situação. A previsão é que o grupo esteja em Alcântara nessa terça-feira (24).

A Sema e o Ibama adiantaram que vão apurar se o óleo acumulado na Praia de Itatinga é da mesma origem do material que vem poluindo outras áreas do litoral do Nordeste ou se é proveniente de algum navio ancorado na Baía de São Marcos.

Assista ao vídeo:

.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.