Geral | Mistério

Óleo que atinge praias do Maranhão vem de fora do Brasil

Informação foi dada pelo IBAMA e confirmada pela Petrobras na tarde desta quinta
O Estado MA26/09/2019 às 16h49
Óleo que atinge praias do Maranhão vem de fora do BrasilManhas de óleo foram vistas em várias praias do Maranhão (Reprodução)

SÃO LUÍS - Há três dias atrás manchas de óleo foram encontradas em Alcântara. O fenômeno também foi constatado em outras praias do Nordeste. Foram identificadas manchas dezenas de municípios no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) colheu amostras e solicitou ajuda da Petrobras para a identificação da substância e limpeza das praias atingidas. As análises revelaram que o material colhido se trata de petróleo originário de fora do Brasil.

A Petrobras divulgou comunicado em que revela que o material encontrado não é produzido e nem comercializado pela empresa.

O grupo de comando das investigações foi transferido para o Maranhão, onde o surgimento de novas manchas já foi relatado em pelo menos dez locais.

O Ibama tranquilizou a população e informou que “não há evidências de contaminação de peixes e crustáceos”. Dessa forma, o consumo do pescado nas regiões atingidas não foi prejudicado.

O Ibama orienta que banhistas e pescadores não entrem em contato com o óleo e que, se identificarem o material, notifiquem a prefeitura. Caso cidadãos encontrem animais com óleo, devem acionar órgãos ambientais. Esses animais não devem ser lavados e devolvidos ao mar.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte