Mistério

Óleo que atinge praias do Maranhão vem de fora do Brasil

Informação foi dada pelo IBAMA e confirmada pela Petrobras na tarde desta quinta

O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Manhas de óleo foram vistas em várias praias do Maranhão
Manhas de óleo foram vistas em várias praias do Maranhão (òleo)

SÃO LUÍS - Há três dias atrás manchas de óleo foram encontradas em Alcântara. O fenômeno também foi constatado em outras praias do Nordeste. Foram identificadas manchas dezenas de municípios no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) colheu amostras e solicitou ajuda da Petrobras para a identificação da substância e limpeza das praias atingidas. As análises revelaram que o material colhido se trata de petróleo originário de fora do Brasil.

A Petrobras divulgou comunicado em que revela que o material encontrado não é produzido e nem comercializado pela empresa.

O grupo de comando das investigações foi transferido para o Maranhão, onde o surgimento de novas manchas já foi relatado em pelo menos dez locais.

O Ibama tranquilizou a população e informou que “não há evidências de contaminação de peixes e crustáceos”. Dessa forma, o consumo do pescado nas regiões atingidas não foi prejudicado.

O Ibama orienta que banhistas e pescadores não entrem em contato com o óleo e que, se identificarem o material, notifiquem a prefeitura. Caso cidadãos encontrem animais com óleo, devem acionar órgãos ambientais. Esses animais não devem ser lavados e devolvidos ao mar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.