Óleo nas praias

Polícia Federal apura possível crime ambiental em litoral brasileiro

As manchas chegaram a todos os Estados do Nordeste, com exceção da Bahia.

Imirante.com, com informações da Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
Segundo a PF, a ação foi tomada assim que surgiram as primeiras notícias do aparecimento de manchas de óleo nas praias.
Segundo a PF, a ação foi tomada assim que surgiram as primeiras notícias do aparecimento de manchas de óleo nas praias.

BRASIL - A Polícia Federal instaurou um inquérito para apurar a origem da substância, de aspecto oleoso, encontrada em diversas praias nordestinas. De acordo com informações divulgadas hoje (2) pela PF, a ação foi tomada assim que surgiram as primeiras notícias do aparecimento de manchas de óleo nas praias ainda no mês de setembro.

Leia também:

Óleo que atinge praias do Maranhão vem de fora do Brasil

Sobe para 53 número de municípios atingidos por óleo no Nordeste

Tartaruga marinha coberta por óleo é resgatada e devolvida ao mar em praia de Alcântara

As investigações estão concentradas na Superintendência Regional da PF no Rio Grande do Norte, contando com a participação das áreas de combate aos crimes ambientais, de inteligência e de perícia.

A Polícia Federal afirma que as diligências estão em andamento e contam com a participação de diversas instituições, dentre elas o IBAMA, a Marinha do Brasil, Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Ministério da Defesa (CENSIPAM).

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) monitora a situação desde o dia 2 de setembro. As manchas chegaram a todos os Estados do Nordeste, com exceção da Bahia. Uma investigação do Ibama, com apoio do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, aponta que o petróleo que está poluindo todas as praias seja o mesmo, e a origem não é do Brasil.

Caso no Maranhão:

Uma tartaruga marinha foi resgatada na tarde do dia 22 de setembro, em um trecho da Praia de Itatinga, em Alcântara, totalmente coberta por óleo.

A tartaruga estava agonizando na areia, imóvel, quando foi localizada pelo estudante universitário Júlio Deranzani, que há 20 anos mora em Alcântara e passava o dia na orla com familiares. Só depois de ter sido limpo, o animal foi devolvido ao mar.

A tartaruga foi encontra em uma praia no município de Alcântara.
A tartaruga foi encontra em uma praia no município de Alcântara.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.