Pedaços do Cometa Halley

Chuva de meteoros acontece neste fim de semana

O melhor horário para observar o fenômeno é das 3h de domingo até o amanhecer.

Imirante.com, com informações do Observatório Nacional

Atualizada em 27/03/2022 às 11h13
A chuva de meteoros Eta Aquariids será visível em todo o Brasil.
A chuva de meteoros Eta Aquariids será visível em todo o Brasil. ( Foto: Reprodução / Internet)

BRASÍLIA - Neste fim de semana uma chuva de meteoros poderá ser vista em vários pontos do hemisfério sul incluindo o Brasil. O evento é chamado de Eta Aquariid, ou Eta Aquarídeos, que terá seu pico na madrugada de segunda-feira (6). A Eta Aquarídeos é composta por pedaços do cometa Halley, que passou pelo Sistema Solar pela última vez em 1986 e só retornará em 2062.

O melhor horário para observar o fenômeno é das 3h de domingo até o amanhecer. Porém, a partir das 2h30 é possível que ele já seja visto.

A chuva de meteoros, chamada de Eta Aquarídeos, já vem acontecendo mais ou menos desde 19 de abril e deve seguir até 20 de maio, e chega ao ponto mais importante neste fim de semana.

Estão previstos de 30 a 40 meteoros por hora neste final de semana. A lua, que estará na fase nova, ajudará na visibilidade por causa da pouca luminosidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.