Dia da Mulher

Mês da Mulher: saiba como alcançar a independência financeira

No Brasil, os homens ganham 36% a mais que as mulheres, mesmo exercendo funções iguais.
Imirante.com / Com informações da assessoria 08/03/2019 às 07h00
Mês da Mulher: saiba como alcançar a independência financeiraMesmo diante do cenário de desigualdade, a quantidade de mulheres que sustentam seus lares é crescente com o passar dos anos. (Foto: reprodução )

BRASIL - No Brasil, mulheres ganharem menos que os homens infelizmente ainda é uma realidade. Segundo pesquisa feita com 17 mil entrevistados e divulgada em setembro do ano passado, os homens ganham 36% a mais que as mulheres, mesmo exercendo funções iguais.

Mas mesmo diante desse cenário de desigualdade, a quantidade de mulheres que sustentam seus lares é crescente com o passar dos anos. De 1995 a 2015, o número subiu de 23% para 40%, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), sendo assim, a educação financeira se torna o principal instrumento para que as mulheres consigam administrar as próprias finanças e consequentemente realizar os seus sonhos.

Conquistando a independência financeira

Não depender de ninguém e trabalhar apenas por prazer. Esse é o sonho de muitas mulheres, especialmente das que trabalham a vida inteira e ainda cuidam dos filhos e da família.

Com a reforma da Previdência, a aposentadoria tende a acontecer ainda mais tarde. E apenas o valor do INSS não costuma ser suficiente para manter o padrão de vida: 46,9% dos aposentados alegam que continuam trabalhando por necessidade, segundo pesquisa do SPC Brasil e da CNDL.

Portanto, para que essa tão sonhada independência financeira saia do imaginário e comece a se tornar uma realidade, o especialista em educação financeira do canal Dinheiro à Vista, Reinaldo Domingos, preparou alguns passos a serem seguidos:

1- Defina com quantos anos você deseja se aposentar e o quanto quer receber mensalmente, considerando seu padrão de vida. Considere todas as prováveis despesas, atividades e sonhos que deseja conquistar no período;

2- Entenda que você precisa acumular um capital que renda o dobro do que deseja ter mensalmente. Por exemplo: caso deseje obter dessa aposentadoria privada R$ 3 mil por mês, seus investimentos precisarão render R$ 6 mil por mês. Assim, você saca metade e deixa a outra metade rendendo, para que o dinheiro se recapitalize e se preserve. Elaborei uma planilha que faz esse cálculo automaticamente, basta incluir suas informações. Baixe neste link http://www.dsop.com.br/downloads-arquivos/

3- Comece a poupar todos os meses para atingir essa meta conforme o planejamento. Quanto mais cedo começar, melhor será;

4- Invista o valor poupado para a independência financeira em fundos adequados para sonhos de longo prazo, como previdência privada e títulos do Tesouro Direto. Como essa é uma reserva muito importante, fruto de anos de trabalho, caso queira diversificar em investir em ações, é aconselhável destinar apenas cerca de 10% para essa modalidade, considerando o alto risco da aplicação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.