Crime brutal

Policial piauiense morto por PM do Maranhão filmou o próprio assassinato

Polícia Civil do Piauí divulgou fotos do relatório nesta sexta-feira (8).

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
Policial filmou o próprio assassinato em Teresina.
Policial filmou o próprio assassinato em Teresina. (Divulgação / Polícia Civil do Piauí)

TERESINA – Morto a tiros na frente do próprio filho no dia 1º de fevereiro, em Teresina, o cabo Samuel de Sousa Borges, de 30 anos, da Polícia Militar do Piauí, filmou o momento em que foi assassinado. De acordo com o coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Francisco Costa, o PM registrou, com o celular, o momento em que abordou o soldado Francisco Ribeiro dos Santos, autor dos disparos e policial militar no município de Timon, no Maranhão. As informações são do site G1/PI.

Leia também: Após briga de trânsito, PM do Maranhão mata policial de Teresina

Francisco Costa acredita que o cabo Samuel filmou a abordagem para evitar uma denúncia de abordagem irregular, já que estava fora de serviço. Samuel teria abordado o soldado Francisco quando notou que ele estava em uma moto sem placa e com duas armas sob a roupa. O vídeo não foi divulgado a pedido da família da vítima.

“Ele filmou para evitar que o soldado alegasse uma abordagem irregular, fez para tentar se resguardar. Ele abordou quando viu a moto sem placa e o volume das armas na cintura. Ele pediu várias vezes para que o outro encostasse. O caminho todo eles foram discutindo e o soldado se recusando a obedecer”, afirmou o delegado.

Em depoimento, o soldado Francisco disse que estava com medo de ser assaltado e, por isso, não obedeceu o cabo Samuel durante a abordagem, mas o delegado Francisco Costa disse que essa versão é contraditória. “Isso não é verdade, o cabo Samuel várias vezes se identificou”, afirmou.

Entenda o caso

O cabo da Polícia Militar do Piauí (PMPI), identificado como Samuel de Sousa Borges, foi assassinado com três tiros no dia 1º de fevereiro, após uma briga de trânsito com o PM Francisco Ribeiro dos Santos, lotado no 11º Batalhão da PM de Timon.

De acordo com as primeiras informações, Samuel Sousa Borges estava indo deixar o filho na escola quando teve início a discussão. O garoto estava na garupa da moto. Testemunhas disseram que o filho do policial piauiense ainda pediu que Francisco Ribeiro dos Santos não atirasse contra o pai.

Samuel Sousa Borges ainda foi socorrido, mas morreu a caminho do hospital. O PM Francisco Ribeiro dos Santos, de Timon, foi preso pelo delegado Willame Morais, que deixava o filho em uma escola da região.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.