Mercado de trabalho

Mulheres continuam a empreender mais que os homens

51,5% dos empreendedores que abrem uma nova empresa no país, são do sexo feminino.

Sebrae Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
(Foto: reprodução)

BRASIL - Entre os novos empreendedores, aqueles que possuem um negócio com até 3,5 anos, as mulheres têm uma taxa de empreendedorismo superior à dos homens. A taxa delas é de 15,4%, enquanto a masculina é de 12,6%. Os dados são da última pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), datada de 2016, que ainda reforça o que se tem percebido no ambiente empresarial brasileiro: com 51,5%, as mulheres chefiam os novos empreendimentos no País, fazendo uso de seus conhecimentos, habilidades, características e atitudes que se traduzem em uma boa gestão.

Saiba mais: Mulheres jovens conquistam amplo espaço no mercado de trabalho

“Em 13 anos (de 2001 a 2014), o número de brasileiras empresárias cresceu 34%, enquanto o aumento de homens nesta situação, no mesmo período, foi de 14%. Das novas empresas que surgiam no mercado, 42% eram comandadas por mulheres; hoje, esse índice está quase dez pontos maior, o que demonstra que elas estão mais participativas na gestão dos negócios, uma projeção que tende a crescer nos próximos anos devido ao empoderamento cada vez maior do sexo feminino”, aponta o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Antônio Garcês.

A declaração do executivo, encontra eco em outro dado constatado pela Rede Mulher Empreendedora (RME), referente ao perfil da mulher que empreende no Brasil. Na pesquisa “Empreendedoras e seus negócios”, que entrevistou 800 mulheres no território nacional, de agosto a setembro de 2017, a média de idade da mulher que empreende é de 39 anos, quase 80% têm ensino superior completo ou mais, sendo que 61% são casadas, mais da metade (55%) têm filhos e 44% são chefes de família – e das que já são mães, 75% dizem que decidiram empreender depois da maternidade.

A empresária Giovana Gomes Alencar, proprietária de uma loja de jogos e acessórios de informática, em Açailândia, garante que nunca teve vocação para ser dona de casa em tempo integral. Ela integra o percentual de 40% de mulheres entre os empreendedores ativos no Maranhão.

"Sempre realizei atividades domésticas, mas o que me motiva e revigora é estar no dia a dia do meu negócio", confessa a empresária que é pedagoga por formação que, há exatos quatro anos, abriu mão de uma carreira na área de Educação e, com a ajuda do marido, investiu em uma loja de informática que já se tornou referência na cidade

Negócios de família

Quando não abrem o seu próprio negócio, as mulheres apoiam os maridos ou filhos na empresa da família. Foi assim com a assistente social Andyra Sousa Melo, de Chapadinha.

Casada com o médico gastroenterologista e clínico geral, Josué Portela, há dois anos ela propôs ao marido algumas mudanças na gestão da clínica que a família possui na cidade. Seis meses depois de assumir a parte da gestão do Centro de Medicina Avançada em Chapadinha, Andyara propôs acrescentar o atendimento ambulatorial e ampliar a oferta ao cliente de uma para 20 especialidades médicas. Além disso, a clínica a realizar exames de diagnóstico por imagem.

“Fomos acompanhados de perto pelo Sebrae que nos prestou consultorias e capacitações nas áreas de atendimento e gestão de pessoas para que a nossa equipe pudesse estar mais organizada e preparada para as mudanças”, apontou a empresária.

Escolaridade em alta

No perfil da mulher maranhense contemporânea que empreende, um ponto é singular: elas estão preocupadas – mais que em qualquer outra época – com a qualificação. Na Pesquisa do Sebrae “Dono de Negócios do Brasil: Análise por gênero” - que utiliza dados da Pnad/IBGE de 2016, as maranhenses empresárias têm quase dois anos a mais de escolaridade que o homem e quase metade das donas de novos negócios (49%) têm pelo menos o segundo grau completo.

Essa trajetória escolar desigual, relacionada a papéis de gênero e à entrada precoce dos homens no mercado de trabalho, faz com que as mulheres tenham um maior nível de instrução no País. Na faixa dos 25 a 44 anos de idade, 21,5% delas completaram graduação, contra 15,6% dos homens.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.