Polêmica

Governo nega possibilidade de redução de idade mínima para aposentadoria

Governo explica que idade de 65 anos se baseia no envelhecimento da população brasileira.

Débora Teles Brito/Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
Governo enviou ao ao Congresso Nacional a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287/2016, da reforma da Previdência.
Governo enviou ao ao Congresso Nacional a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287/2016, da reforma da Previdência. (Foto: Reprodução)

BRASÍLIA - O Palácio do Planalto negou, nesta sexta-feira (9), a possibilidade de redução da idade mínima de 65 anos para homens e mulheres requererem a aposentadoria, conforme previsto na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287/2016, da reforma da Previdência, enviada na última segunda-feira (5) ao Congresso Nacional.

Em nota, o governo federal explica que a idade de 65 anos se baseia no envelhecimento da população brasileira e é “ponto central para que se encontre equilíbrio futuro nos gastos com aposentadorias”. O texto diz ainda que “o governo fará todo o possível junto à sua base aliada no Congresso Nacional para a manutenção do texto original da reforma”.

O relatório da PEC da reforma da Previdência deve ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados na próxima semana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.