Vacinação

Campanha visa imunizar 120 mil indígenas em todo o país

Até o dia 25 de maio serão ofertadas doses contra várias doenças.

Imirante.com, com informações da Agência Saúde

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
(undefined)

BRASÍLIA - Uma campanha disponibiliza mais de 183 mil doses de vacina, até o dia 25 de maio, para imunizar cerca de 120 mil indígenas de todos os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). A ação, realizada em todas as regiões do país, é organizada anualmente pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). Além de ofertar novas vacinas incluídas no Programa Nacional de Imunização, também, serve para a atualização da carteira de vacinação da população aldeada. Para isso, 2.867 profissionais atuaão na campanha.

Para realizar a mobilização em lugares distantes dos grandes centros e muitas vezes isolados, o Ministério da Saúde está investindo mais de R$ 3 milhões. O recurso será empregado na logística, transporte e aquisição de insumos. Mais da metade dos profissionais envolvidos na ação, cerca de 1.500 trabalhadores, são agentes indígenas de saúde e de saneamento. Também compõem a equipe médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal, que integram as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI).

Iniciada no último dia 25, a campanha de imunização para os povos indígenas ofertará doses de vacinas contra várias doenças, como hepatites A e B, rubéola, coqueluche, sarampo, caxumba, difteria, tétano, poliomielite, febre amarela, tuberculose, influenza, pneumonia e meningite, entre outras.

A ideia é intensificar a imunização da população mais vulnerável, como crianças de até quatro anos, mulheres em idade fértil e idosos, que vivem em áreas de difícil acesso e onde há baixa cobertura vacinal. Os DSEIs, também, definirão quais as áreas prioritárias de suas regiões.

O Mês de Vacinação da População Indígena (MVPI) integra a Semana de Vacinação nas Américas, liderada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) desde 2005, e adotada pelo Ministério da Saúde em conjunto com a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe.

No ano passado, 153.566 doses de vacinas foram aplicadas em 125.904 indígenas de 1.040 aldeias. Além da imunização, várias atividades paralelas foram realizadas durante a campanha, como avaliação nutricional, atendimento odontológico, testes rápidos de HIV, consultas de pré-natal e exames laboratoriais e clínicos, totalizando mais de 50 mil atendimentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.