Atenção à saúde

SUS inclui atendimento a vítimas de violência sexual

Foi definida atenção integral na parte de medicamentos, órteses, próteses e materiais especiais.

Imirante.com, com informações do Planalto

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
Foi definida atenção integral.
Foi definida atenção integral. (Divulgação)

SÃO LUÍS – Uma portaria do Diário Oficial da União desta segunda-feira (10), incluiu o procedimento Atendimento Multiprofissional para Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual e todos os seus atributos na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses/Próteses e Materiais Especiais do SUS.

A decisão também estabelece que o procedimento será financiado por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (Faec) pelo período de seis meses. O objetivo é permitir a formação de série histórica necessária à sua agregação ao componente Limite Financeiro da Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar.

O Departamento de Ações Programáticas Estratégicas da Secretaria de Atenção à Saúde realizará o monitoramento do registro dos procedimentos no período em que o financiamento de que trata esta Portaria for realizado por meio do Faec.

O monitoramento será realizado a cada três meses para verificação das informações por amostragem aleatória, considerando a base de registro de procedimentos do Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SIA/SUS).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.