2 de Novembro

Católicos se preparam para o Dia de Finados

O Imirante preparou um guia com as flores mais usadas na homenagem aos entes queridos.

Maurício Araya/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h46

SÃO LUÍS - Na próxima terça-feira (2), Dia de Finados, milhares de católicos em todo o mundo vão aos cemitérios e igrejas homenagear os entes que já morreram, para rezar e oferecer flores e velas a parentes ou amigos. A data sucede o Dia de Todos os Santos, comemorado do dia 1º de novembro, que celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Finados celebra àqueles que morreram e não são lembrados na oração do Dia de Todos os Santos.

A data só foi instituída no inicio do século XIV. Mas, na verdade, a história mostra que o Dia de Finados começou a ser celebrado pela Igreja Católica no fim do século X, na Bélgica. Os cristãos, durante muito tempo, não se relacionavam com os mortos. Com a fusão da Igreja ao Estado romano, os cristãos acabaram adotando alguns costumes e crenças de vários povos, entre eles o de rezar e se comunicar com os seus antepassados mortos.

No Brasil, assim como na grande parte dos países, a celebração tem início na semana anterior, com a limpeza dos cemitérios e sepulturas. No Dia de Finados, as pessoas vão aos cemitérios levar flores, acender velas e rezar pelos seus entes queridos. A vela, para os católicos, tem o significado simbólico da busca pela celebração, com o propósito de perpetuar a luz do falecido.

Não sabe qual flor usar para homenagear seu ente querido? Veja, abaixo, um guia com as cinco flores mais procuradas no Dia de Finados e o significado delas:

* Foto: Biné Morais/O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.