Perigos

Com muito cuidado, é permitido brincar na chuva

É preciso tomar alguns cuidados para garantir a saúde e a segurança, especialmente nos dias de temporal.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
( Foto: Reprodução / Internet)

SÃO LUÍS - Os meses de março e abril são de muita chuva, e brincar na água é uma das atividades preferidas da criançada e, também, de muitos adultos. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para garantir a saúde e a segurança, especialmente nos dias de temporal.

A primeira precaução deve ser em relação aos relâmpagos. Só saia para rua, apenas, debaixo de chuviscos ou garoas. Por mais que a brincadeira na chuva seja divertida, quando é muito forte, é perigoso ficar em espaços abertos ou perto de árvores. O risco de choque e até morte é muito maior. Na hora de brincar na chuva também existe o risco de quedas. É indicado que todos calcem botas e sapatos antiderrapantes para evitar escorregões. A melhor alternativa é sempre procurar lugares específicos e de integridade garantida para uma diversão com muita segurança.

Outro importante cuidado a ser tomado é em relação às doenças presentes em água contaminada, chamadas de doenças hídricas, como leptospirose, febre tifóide, hepatite A e parasitas intestinais. Depois da brincadeira, todos devem tomar um banho caprichado com água e sabão para eliminar todas as chances de adquirir uma doença. Outro importante ponto a ser observado, são os sintomas como diarréia, febre ou mal-estar. Em qualquer um desses casos, a recomendação é procurar um médico imediatamente.

Quando a tempestade é muito intensa, com raios e trovões, ou quando ocorrem alagamentos, o melhor é permanecer em casa. O que não impede que todos aproveitem um dia chuvoso com outras atividades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.